Buscar

Fundamentos Socioantropológicos da Educação - Avaliação - Unidade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação – Unidade I
1- A categoria trabalho, segundo Anthony Giddens (Sociologia, Porto Alegre: Artmed, 2005) significa "a execução de tarefas que requerem o emprego de esforço mental e físico, cujo objetivo é a produção de mercadorias e serviços que satisfaçam as necessidades humanas" (p. 306). Baseado nessa concepção de trabalho, assinale a opção correta:
R: Pensar a categoria trabalho como se ela equivalesse ao emprego remunerado é uma visão muito simplificada.
2 - Ao se estudar qualquer ramo do conhecimento, cabe ao pesquisador conhecer sua gênese, evolução e situação atual das pesquisas. Em relação ao surgimento da sociologia, pode-se afirmar que:
I. A consolidação do sistema capitalista no século XIX propiciou os elementos que serviram de base para o surgimento da sociologia enquanto ciência particular.
II. Com o surgimento da sociologia o ser humano passou a ser concebido a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que o constituem.
III. O campo de estudo da sociologia constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os seres humanos estabelecem entre si na vida em sociedade.
IV. Interessa para a sociologia, não os indivíduos inter-relacionados, mas sim, indivíduos isolados, tais como se comportam na escola, na família e no emprego. 
Assinale a alternativa correta:
R:Somente I, II e III estão corretas.
3 - Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”, o professor elabora o programa de sua disciplina e define as competências específicas que devem ser apropriadas em relação aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio.
Relacione os três campos com as competências e habilidades específicas listadas a seguir.
1. Representação e comunicação.
2. Investigação e compreensão.
3. Contextualização sociocultural.
( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) Desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) Participar da construção da própria identidade social e política, atuando para que haja maior conscientização quanto à reciprocidade de direitos e deveres.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo:
R: 3-2-1
4 - Com relação à flexibilidade nas organizações produtivas, assinale a opção CORRETA:
R: A flexibilidade é um termo neutro ou mesmo positivo, que se refere à adaptação e à organização do tempo de trabalho.
5 - É CORRETO afirmar que a Sociologia:
R: é a ciência que estuda o comportamento humano por meio de processos e estruturas que vinculam os indivíduos em grupos, comunidades e associações. 
6 - É correto dizer que o processo básico da Sociologia é a:
R: Interação social
7 - No estudo das teorias sobre a educação escolar e a desigualdade, as ideias de Bernstein nos auxiliam a entender por que pessoas que provêm de determinados meios socioeconômicos tendem a ter um desempenho abaixo do seu potencial na escola. São estes os traços associados ao discurso do código restrito que inibem as chances de uma criança em termos educacionais. (GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 412).
I. A criança provavelmente recebe respostas limitadas às perguntas que faz em casa; logo, é provável que ela fique menos bem-informada e menos curiosa em relação ao mundo em um sentido mais amplo do que aquelas que dominam códigos elaborados.
II. A criança encontrará dificuldades para responder à linguagem impassível e abstrata empregada no ensino, bem como aos apelos em relação aos princípios gerais da disciplina escolar.
III. É provável que muito do que o professor disser seja incompreensível para a criança, pois ele empregará a linguagem de uma forma com a qual a criança não está acostumada. Para lidar com esse problema, a criança talvez tente traduzir a linguagem do professor para algo que lhe seja familiar – mas, nesse caso, é possível que ela deixe de compreender justamente os princípios que o professor pretende transmitir.
IV. Embora decorar ou repetir não sejam atividades muito difíceis para a criança, ela pode encontrar grandes dificuldades para entender distinções conceituais que envolvam generalização e abstração.
V. Um dos grandes problemas identificados no fracasso escolar diante da desigualdade socioeconômica se deve ao baixo poder aquisitivo das famílias em acompanhar seus filhos na escola, bem como proporcionar a eles uma vida cultural aos padrões recomendados ou esperados pela escola.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao pensamento de Bernstein.
R: III, IV e V são verdadeiras.
8 - O nascimento da Sociologia como ciência autônoma é um processo relacionado à afirmação da sociedade industrial, na Europa oitocentista. As opções a seguir identificam corretamente componentes da Revolução Industrial que constituíram os primeiros objetos de reflexão da nova ciência da sociedade no século XIX, à exceção de uma. Assinale-a.
R: A nova relação entre arte e sociedade introduzida pela moderna cultura industrial.
9 - Um professor de sociologia para o Ensino Médio pretende provocar em sua classe um debate sobre o senso comum e a contribuição das ciências sociais para o processo de investigação dos fenômenos sociais e o caráter relativo de certas visões ingênuas. Então ele apresenta aos seus alunos a seguinte gravura:
Os seus alunos e alunas constroem uma série de análises sobre a figura.
Assinale a alternativa que dentre as afirmações dos alunos não representa uma superação do senso comum.
R: É preciso saber convencer os outros de que sua opinião está correta.
10 - Uma forma de organização da sociedade, estrutura social unificada e relativamente permanente, que estabelece padrões de comportamentos através de normas e valores específicos, com finalidades próprias, é chamada de:
R: Instituição social

Outros materiais