Buscar

PRÁTICA DE ENSINO OBSERVAÇÃO E PROJETO passei direto

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO 
PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR 
2023
Sumário
	Introdução…………………..
Objetivos Gerias …………..
Objetivos Específicos ……
Desenvolvimento …………..
Revisão Biográficas ………..
Resultados Esperados ……..
Considerações Finais ………
Referências Biográficas ……
	03
04
04
05
05
06
06
07
Introdução
O Brasil, país notoriamente diverso, destaca-se pela fascinante miscigenação de cores e raças. Essa riqueza é potencializada pela capacidade humana de socialização e formação de laços, impulsionada pela multiplicidade de línguas, culturas, etnias e crenças religiosas. Assim, é crucial estarmos abertos a conviver e aceitar todas as formas de diferença, sendo o respeito a pedra fundamental para o convívio harmonioso em sociedade.
Apesar de todos reconhecerem e celebrarem essa diversidade, é lamentável que as notícias diárias ainda nos confrontem com casos de intolerância, preconceitos e conflitos. A singularidade do ser humano, capaz de criar, pensar e estabelecer normas sociais, é inegável. Embora tenhamos alcançado feitos extraordinários, como a chegada à lua, avanços médicos e o desenvolvimento de tratamentos para doenças raras, o desafio de eliminar o preconceito e as formas de intolerância persiste.
Nesse cenário, o folclore brasileiro emerge como um elemento enriquecedor dessa tapeçaria cultural. As lendas, mitos e tradições populares adicionam camadas de significado à nossa identidade coletiva, contribuindo para a compreensão e valorização das diferenças. Em especial, a cidade de Olímpia se destaca como a capital do folclore, sendo um verdadeiro tesouro de manifestações culturais e folclóricas que refletem a diversidade brasileira de maneira única.
Diante desse contexto, é imperativo que a educação proporcione uma sólida estrutura para compreendermos e aprendermos ética, permitindo-nos relacionar de maneira saudável com o próximo, respeitando e harmonizando as diferenças. A escola, nosso berço para a vida, desempenha um papel vital nesse processo, não apenas transmitindo conhecimentos básicos, mas também cultivando valores morais que moldam cidadãos respeitosos, íntegros e tolerantes. Ao integrar o folclore brasileiro, com destaque para Olímpia, no tecido educacional, podemos fortalecer ainda mais o entendimento e a apreciação da diversidade, promovendo uma sociedade inclusiva e rica em tradições culturais.
O lugar escolhido foi: O Museu de História e Folclore "Maria Olímpia" é considerado um dos mais completos do Brasil, cujo riquíssimo acervo remonta a cerca de 3000 peças, dentre indumentárias diversas (vestuários de Folia de Reis, Congadas, Reisados, Moçambique, etc.); flores de diversificado material, peças de barro, bambu, madeira, couro, ágate, toalhas com abrolhos, trabalhos em palha, crochê, pinturas pitorescas; instrumentos musicais; peças de tradicionalismo (pilão, esporas, luminárias, serras, etc.); biblioteca especializada e muito mais. 
A intenção é mostrar aos alunos a diversidade cultural que há no brasil e o museu escolhido é bem interessante, pois é bem próximo da escola, lá os alunos podem: perguntar aos monitores (que aplicam atividades durante a visita) sobre dúvidas e sobre diversas lendas relacionado ao folclore brasileiro.
Objetivos Gerais 
Possibilitar situações de aprendizagem que tornem o aluno capaz de compreender, valorizar e respeitar a diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa. 
Com isso, pegamos a escola Santo Sena, está localizada no centro na cidade de Olímpia, no Endereço: Praça Mário Garcez Novais, 133 - Centro, Olímpia - SP, 15400-000, fica a uma quadra do Museu do folclore. Lá os alunos tiveram aulas dinâmicas e com brincadeiras e atividades divertidas aplicada pelos monitores do Museu, com a ajuda com professoras. Foi abordado o tema diversidade cultural e nada como um museu do folclore para explicar sobre esse tema. 
Objetivos Específicos
*Compreender que a diversidade é uma parte intrínseca da condição humana.
*Conscientizar-se de que a natureza humana não pode ser separada das diversas formas de diversidade presentes na sociedade.
*Valorizar e respeitar todas as expressões da diversidade existente.
*Entender a importância do respeito mútuo para a convivência pacífica.
*Cultivar a atitude da tolerância e da paz.
*Combater a intolerância, o preconceito e a discriminação.
*Compreender as origens do preconceito.
*Reconhecer a diversidade nas expressões culturais, especialmente nas danças regionais.
Nas atividades, foram aplicadas atividades como: pega-pega, esconde-esconde, passa anel, amarelinha e dentre muitas outras.
DESENVOLVIMENTO
Chegada dos alunos ao museu as 08h e já recebidos pela Museóloga Rose Nunes, lá ela informou aos alunos a importância do respeito e a cumplicidade em respeitar a cultura de diferentes povos e princialmente do colega ao lado. Durante a visita guiada pelo curador do museu, conforme ela ia falando das histórias e lendas, ela ao mesmo tempo mostrava aos alunos de maneira didática a respeitar o próximo. 
Revisão Bibliográfica
O preconceito e as suas origens é uma tema estudado e pesquisado, por várias vertentes científicas, com o intuito de entender as raízes desse comportamento e buscar um caminho de solução.
Alguns conceitos são importantes para a reflexão do tema:
“O preconceito é um julgamento prévio de uma pessoa com base em estereótipos. (...) localiza-se na esfera da consciência e/ou afetiva dos indivíduos.” (JOAQUIM, 2006, p. 01). 
Segundo o Dicionário de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas: “Trata-se de umas atitudes negativas, desfavoráveis, para com um grupo ou seus companheiros individuais. (...) A atitude resulta de processos internos do portador.” (SILVA, 1987, p. 962 apud JOAQUIM, 2006, p.01).
O filósofo Gordon Allport afirma: “O preconceito é uma atitude evitativa ou hostil contra uma pessoa simplesmente p orque ela pertence a um determinado grupo.” (ALLPORT, 1954, p.7 apud BUENO, 2015, p.01). E ainda, para o filósofo Norberto Bobbio (1909, p.117):
Apenas posso dizer que os preconceitos nascem na cabeça dos homens. Por isso, é preciso combatê-los na cabeça dos homens, isto é, com o desenvolvimento das consciências e, portanto, com a educação, mediante a luta incessante contra toda forma de sectarismo. 
Resultados Esperados
Em sala de aula o professor fará algumas dinâmicas sobre o tema e reforçará o aprendizado dos alunos. Como produto final do projeto realizado, será organizada uma exposição no pátio da escola, dirigida a toda a comunidade escolar, com todo o conteúdo do projeto:
- o painel da diversidade construído pelos alunos;
- os trabalhos de pesquisas que foram entregues aos professores;
- fotos da Manhã de Integração Cultural destacando o esporte coletivo, a dança e o abraço comunitário.
Considerações Finais 
O projeto visa não apenas transmitir informações, mas também provocar uma reflexão profunda nos alunos sobre a importância da diversidade e do respeito ao próximo. A integração das disciplinas de História, Educação Física e Artes permite uma abordagem holística, conduzindo os alunos a formar sua própria consciência moral e ética. A experiência vivida durante a visita ao Museu de História e Folclore "Maria Olímpia" contribuirá significativamente para as escolhas de valores morais e éticos dos alunos no futuro.
Referencias Biográficas
Historia e localidade do espaço: Festival do Folclore de Olímpia - SP (folcloreolimpia.com.br) 
Contos e atividade e curadoria do Museu: Museu de História e Folclore Maria Olímpia | Olímpia-SP | Outras Atrações | Mais Olimpia 
Endereço e historia da escola e sua comunidade: SANTO SENO EMEB | QEdu 
historia do museu e cidade: Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP - Relação das Escolas (olimpia.sp.gov.br)

Continue navegando