Buscar

ATIVIDADE A1 - Gestão em Serviços de Saúde

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A1 - Gestão em Serviços de Saúde
Discente: Larissa Santana Melo do Carmo
O Brasil é um país que possui como sistema de saúde a iniciativa pública e privada. A iniciativa pública foi um projeto de lei de 1980 que gerou o Sistema Único de Saúde (SUS). Teoricamente o SUS deveria funcionar como o sistema central e a iniciativa privada viria como complementar. Entretanto, não é o que é visto atualmente na sociedade. 
O SUS se encontra sobrecarregado e com diversas falhas que fazem com que quem precise do sistema público enfrente diversas filas, por falta de incentivo de verba dos governantes faltam materiais, remédios e exames, e as filas não atendem toda a população que necessita desse amparo. 
Por outro lado, temos o sistema de saúde do México, que funciona também através de uma iniciativa pública e privada. Entretanto, no México existe uma fiscalização que visa verificar quem realmente necessita do sistema público por falta de verba. Assim, as pessoas que podem pagar por um atendimento privado são redirecionadas para o mesmo. 
No sistema do Brasil podemos verificar a vantagem de um sistema que visa garantir a saúde pública e sanitária para todos, entre tanto, ele não funciona muito bem. Já no sistema do México, é possível verificar que o mesmo funciona de forma eficaz, porém exclui diversas pessoas que ficam no abismo entre os que podem ou não pagar pela sua saúde. 
REFERÊNCIAS
LEVINO, A.; CARVALHO, F.C. Análise comparativa dos sistemas de saúde da tríplice fronteira: Brasil/Colômbia/Peru. Disponível em https://scielosp.org/article/rpsp/2011.v30n5/490-500/pt/ Acesso em 01/12/2021 as 18:17.
MACHADO, C. V. Políticas de Saúde na Argentina, Brasil e México: diferentes caminhos, muitos desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 2197-2212, 2018. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2197.pdf. Acesso em 01/12/2021 as 18:18.
SALVADOR BA
2021

Continue navegando