Buscar

DIREITO NO CINEMA BRASILEIRO - EDUCACAO JURIDICA - FILME CIDADE DE DEUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1. André Bazin (apud Gonzaga e Borio, 2017) aponta que o cinema realista é uma Assíntota de realidade. Elabore resposta dissertativa que corrabore e/ou negue a afirmação de Bazin. 10 linhas
A afirmação de André Bazin é valida, pois o cinema realista, apresentado no Cidade de Deus – um retrato do preconceito, trata-se de uma realidade apenas observatória e indutiva, por parte de seus criadores, que utiliza como base as opiniões e percepções próprias acerca do local de criação da obra. 
Desse modo, o longa-metragem, retrata apenas uma parte da realidade do cotidiano local, portanto, o longa-metragem não capta de forma integral a realidade, podendo sim ser considerado como uma curva ou parte da realidade. Onde os pontos apresentados na obra, referem-se apenas a um recorte de tempo e ao que foi observado, não tendo acesso as questões recorrentes e que não são expostas.
Questão 2. A partir da leitura do capítulo, qual o conteúdo jurídico que você identifica no filme Cidade de Deus? Analise o conteúdo jurídico identificado e defenda a importância do cinema enquanto ferramenta de educação jurídica (formal e informal) 15 linhas 
O conteúdo jurídico identificado no filme Cidade de Deus, trata-se da evolução do crime organizado, que recebe grande destaque durante todo o longa-metragem, além da consolidação da comunidade conhecida atualmente como Cidade de Deus, que deu origem ao nome do filme e toda a história narrada em sua localidade.
 
Portanto de forma inicial, também pode-se observar a situação precária em que os residentes locais viviam e como o crime instalava-se na região, assim como sua influência local e a banalização dos atos criminosos, sendo entendidos como uma situação comum, apesar de violenta.
Portanto, a obra cinematográfica, torna-se uma importante ferramenta para a educação jurídica, por contribuir para o acesso à justiça, assegurando que os telespectadores, através do cinema obtenham conhecimento da lei, visando conscientizar a sociedade para o cumprimento da lei ao mesmo tempo em que busca alertar para o não envolvimento das práticas criminosas, por serem ilegais e passiveis de punição leal.

Outros materiais