Buscar

AOL 2 Cumprimento de Sentença e Execução de Título Extrajudicial


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

AOL 2 Cumprimento de Sentença e Execução de Título Extrajudicial
1. Pergunta 1
Denominada antigamente de liquidação por artigos, esse tipo de procedimento, no Novo Código de Processo Civil diz respeito ao surgimento de um fato novo durante a execução, que se liga ao título judicial ilíquido no que diz respeito ao seu valor. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre extinção de execução, sabe-se que a hipótese discutida nesse trecho apresentado denomina-se: 
Correta: 
liquidação por procedimento comum.
Resposta correta
2. Pergunta 2
0,1/0,1
O Novo Código de Processo Civil prevê a fase de liquidação de sentença, indicando seus detalhes processuais, competência e legitimidades para exigir este tipo de procedimento. Trata-se de fase final de um processo que visa o cumprimento concreto de uma determinada obrigação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a liquidação de sentença, o artigo 509 do CPC indica que a liquidação de sentença pode ser requerida: 
Correta: 
tanto pelo credor quanto pelo devedor.
Resposta correta
. 
3. Pergunta 3
Apesar de o objetivo final de um processo de execução civil extrajudicial ou judicial seja o adimplemento da obrigação devida por parte do executado, em muitos casos, pode ocorrer de o devedor não consiga adimplir o que manda a lei. Dessa forma, o processo civil possui alguns mecanismos para constranger o pagamento da demanda. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre protesto de decisão judicial e hipoteca judiciária, sabemos a medida que advém do art. 495 do CPC, após o executado ser obrigado a pagar quantia em dinheiro, chama-se: Ocultar opções de resposta 
Correta: 
hipoteca judiciária.
Resposta correta
4. Pergunta 4
Leia o trecho a seguir: 
“É necessário o proferimento de sentença que reconheça a ocorrência de alguma das hipóteses do art. 924 para extinguir a execução (e o processo respectivo), sempre com as ressalvas que faço no n. 4 do Capítulo 7 sobre eventual prosseguimento do processo ao menos na fase recursal”. 
Fonte: BUENO, C. S. Manual de direito processual civil. São Paulo: Saraiva Educação, 2019, p. 1125.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre execução judicial, sabemos que as hipóteses que extinguem a execução são: 
Correta: 
indeferimento da petição inicial; satisfação da obrigação; extinção da obrigação por qualquer meio que não seja o pagamento; renúncia e prescrição intercorrente.
Resposta correta
5. Pergunta 5
O Novo Código de Processo Civil indica que o procedimento para cobrar um título judicial parte do cumprimento de sentença proferida pelo poder jurisdicional. Assim a execução fica destinada ao processo autônomo que possuem como mote o título extrajudicial. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre execução para pagamento de quantia fundada em título judicial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O juiz age de oficio para cumprir uma sentença que tem como objetivo o cumprimento de um título judicial.
II. ( ) Feito o requerimento, o executado tem o prazo de cinco dias para cumprir com a obrigação estipulada no título judicial. 
III. ( ) O requerimento para o cumprimento de sentença deve conter, entre outros itens índices, a correção monetária adotada para a dívida. 
IV. ( ) Nessa fase processual é obrigatório que o executado receba uma citação nominal para que se manifeste em tempo hábil. 
V. ( ) O executado terá, por meio do procedimento de impugnação, o prazo de 15 dias para exercer sua defesa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta: 
F, F, V, F, V .
Resposta correta
.
6. Pergunta 6
O Novo Código de Processo Civil, de 2015, delimitou a competência para os procedimentos de execução instituindo, de acordo com a previsão legal, em qual instância de juízo será o cumprimento da sentença. Essa proposição é importante para a obrigação seja satisfeita de maneira coerente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre execução judicial, pode-se afirmar que, em regra, que a competência para a execução deve ocorrer: 
Correta: 
no juízo no qual começou a ação.
Resposta correta
7. Pergunta 7
Quando credor ou devedor inicia um pedido para liquidar determinada sentença, segundo o Novo Código de Processo Civil, o procedimento determinado pelo magistrado sofre alterações, de acordo com a tipologia da liquidação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a liquidação de sentença, o artigo 509 do CPC indica dois tipos de liquidação, sendo eles: 
Correta: 
por arbitramento e pelo procedimento comum.
Resposta correta
8. Pergunta 8
Leia o trecho a seguir: 
“A competência para a execução fundada em título executivo judicial vem prevista no art. 516 do Novo CPC. A aplicação das regras de competência de referido dispositivo é aplicável a todos os cumprimentos de sentença, inclusive para aqueles que seguem procedimentos especiais, como é o caso do cumprimento de sentença de pagar quantia certa contra a Fazenda Pública e o cumprimento de sentença de alimentos.”
Fonte: NEVES, D. A. A. Manual de Direito Processual Civil. 10º. ed. Salvador: Ed. Juspodivm, 2018, p.1095.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Execução judicial, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em regra, a competência na execução civil é originária, recaindo no juizado que recebeu a ação original desde a fase de conhecimento. 
Porque:
II. Normalmente a execução é enviada para o tribunal para tramitar simultaneamente com os recursos de primeira instância.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta
9. Pergunta 9
A partir do surgimento da expectativa de um direito, da consequente procura pela tutela jurisdicional e da formação de um processo, podem surgir alguns atos ou mesmo fatos que geram a sua suspensão, conforme a previsão do Novo Código de Processo Civil, em seu artigo 921. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre execução judicial, pode-se afirmar que ocorrerá a suspensão do processo nos casos: 
.
Correta: 
de hipóteses genéricas; quando os embargos forem recebidos com efeito suspensivo, total ou parcialmente; no caso de o executado não possuir bens penhoráveis; quando a alienação de bens não ocorrer pela falta de licitantes e quando o pedido de parcelamento da dívida for deferido. 
Resposta correta
10. Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
“Não obstante a opção legislativa, contudo, o entendimento que parece ser o mais correto é no sentido de que a liquidação não é propriamente uma fase do procedimento comum. É uma etapa própria – por isto a chamo, ao longo de todo este Manual de etapa de liquidação, mormente neste Capítulo, a ela dedicado –, que, quando necessária (ela pode não ser), intermediará, a etapa
cognitiva e a de cumprimento de sentença.”
Fonte: BUENO, C. S. Manual de direito processual civil. São Paulo: Saraiva Educação, 2019, p. 795
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a liquidação de sentença, analise as afirmativas a seguir:
I. A liquidação de sentença é um novo procedimento que deve começar com uma petição inicial proposta pelo devedor ou credor. 
II. Por ser uma etapa própria, é possível durante o procedimento de liquidação rediscutir questões de mérito sobre o direito discutido no caso em tela. 
III. A etapa de liquidação pode ser realizada por duas maneiras de acordo com o Novo CPC: por arbitramento e pelo procedimento comum. 
IV. Existindo parte líquida e ilíquida na sentença, pode-se promover a execução da parte líquida e a liquidação do valor a ser estimado simultaneamente.
Está correto apenas o que se afirma em:
Correta: 
III e IV.