Buscar

Futsal - Do historico aos Fundamentos

Prévia do material em texto

ONDE SURGIU O FUTSAL 
Há duas versões sobre o surgimento do futsal ou futebol de salão, como era popularmente conhecido antigamente. A primeira é de que o esporte teria começado em 1934, na cidade de Montevidéu, no Uruguai. Já a segunda diz que a modalidade teria começado em São Paulo, no ano de1940..
Em ambas as versões, o futsal começou a ser praticado na Associação Cristã de Moços (ACM). No início, as partidas se davam em quadras de basquete e galpões com regras semelhantes ao futebol de campo.
As bolas eram compostas de crina vegetal, serragem ou cortiça granulada. Ao longo do tempo, a bola teve seu tamanho reduzido e o peso aumentou. Um dos motivos da mudança no peso da bola era o fato de que a bola mais leve quicava com frequência na quadra de basquete.
O primeiro livro de regras do futsal foi lançado em 1956 por Habib Mahfuz, considerado o pai do esporte no Brasil, e Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes.
QUEM CRIOU O FUTSAL
Juan Carlos Ceriani professor da A.C.M. de Montevidéu é considerado o criador do Futsal, foi ele quem formalizou as primeiras regras do Futsal, nelas o professor Ceriani mesclou regras do Futebol, do Basquete, do Handebol e até do Polo Aquático.
Futsal 
O futsal é um esporte derivado do futebol, é um esporte praticado em quadra com cinco jogadores em cada time. Na modalidade, também chamada de futebol de salão, as equipes têm o objetivo de marcar gols na baliza dos oponentes.
Com mais de 10 milhões de praticantes no mundo todo, o futsal é uma das modalidades esportivas mais populares. As jogadas ágeis dos praticantes tornam as partidas do esporte dinâmicas.
Em uma das versões sobre a sua origem, o futsal teria surgido na década de 40 no Brasil. O time brasileiro é o maior campeão na Copa do Mundo de futsal masculino, com cinco títulos.
Conheça os países que já conquistaram título na Copa do Mundo de Futsal:
Brasil: cinco títulos
Espanha: dois títulos
Argentina: um título
Portugal: um título
Os dois maiores artilheiros da história do campeonato de futsal são brasileiros: Falcão, com 48 gols, e Manoel Tobias, com 43.
FALCÃO MANOEL TOBIAS 
AS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES NO BRASIL
Na década de 1940, com a popularização do Futsal, havia a necessidade de aperfeiçoamento e unificação das regras.
A boa estrutura das A.C.M.s foi importante para criação da primeira entidade do Futsal no Brasil, a Liga de Futebol de Salão do Departamento de Extensão da A.C.M., que foi a organizadora de uma campeonato aberto na cidade de São Paulo que contou com a participação de associações e Clubes recreativos.
A PRIMEIRA ENTIDADE OFICIAL DE FUTSAL NO BRASIL
Em 1954 foi fundada a primeira entidade oficial de Futsal no Brasil, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão do Rio de Janeiro.
Em 1955 foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão, que teve como seu primeiro presidente Habib Maphuz.
AS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS DE FUTSAL
Em 1980 foi realizado o primeiro Pan-americano de Futebol de Salão no México, com a participação de Brasil, México, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Estados Unidos. O Brasil foi o vencedor desta competição.
Em 1982 a FIFUSA realizou o primeiro Campeonato Mundial de Futsal, em São Paulo/Brasil. O Brasil foi o primeiro campeão mundial de Futsal/Futebol de Salão, o torneio teve a participação de Brasil, Paraguai, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Colômbia, Uruguai, México, Itália, Holanda e Japão.
Em 1985 foi realizado o segundo mundial de Futebol de Salão na Espanha, novamente vencido pelo Brasil.
Já em 1988 o terceiro mundial de Futebol de Salão foi realizado em Austrália e vencido pelo Paraguai.
DO FUTEBOL DE SALÃO PARA O FUTSAL
Em 1989 a FIFUSA controlava o Futebol de Salão e a FIFA o Futebol de Cinco, a FIFA articulou fusão do Futebol de Salão com o Futebol de Cinco, dessa fusão surge o Futsal, agora controlado pela FIFA.
PRIMEIRA COPA DO MUNDO DE FUTSAL FIFA
Ainda em 1989 foi realizado na Holanda a primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA. A equipe brasileira do Bradesco foi autorizada pela CBFS a participar da competição e se tornou a campeã da Copa do Mundo de Futsal da FIFA.
A partir de 1992 as Copas do Mundo de FUTSAL organizadas pela FIFA passaram a ser realizadas de 4 em 4 anos.
Qual o objetivo da marcação no Futsal?
O objetivo da marcação no Futsal é impedir que o adversário efetue jogadas ofensivas com êxito, porém, sem realizar muitas faltas. As regras do Futsal pune o excesso de faltas com tiro livre direto, por isso a marcação deve ser eficiente sem ser excessivamente agressiva.
Faltas e marcação no Futsal
Ter um bom sistema de marcação no Futsal é a melhor maneira de evitar o excesso de faltas num jogo. Se os atletas conhecem bem suas funções e seus posicionamentos defensivos, a marcação será muito mais uma questão tática do que de agressividade, e isso evitará um número excessivo de faltas.
pode variar entre 25 e 42 metros de comprimento, e entre 16 e 25 metros de largura.
Fundamentos 
Domínio de bola ou recepção: o domínio pode ser realizado com qual quer parte do corpo, com pés, coxa, peito cabeça e outras a principal e a mais indicada técnica é a “pisada”.
Passe: É o ato de enviar a bola para um companheiro de equipe. Colocada ( parte interna do pé). Trivela ( parte externa do pé), de calcanhar de cabeça , de letra, de peito de pé e de rolinho.
Condução: é o ato de conduzir a bola sobre o domínio através da bola do jogo. Como fazer: com peito do pé , de rolinho, com a bola sempre próxima do pé 
Chute: Um bom chute é uma virtude no futsal. Para tanto, é necessário força, técnica e coordenação. Existem muitas maneiras de chutar a bola e esse fundamento é utilizado o tempo todo, em jogadas ofensivas e defensivas. Ele pode ser realizado de diferentes formas e a escolha pessoal do atleta deve levar em conta a situação e a finalidade da jogada. Um chute simples consiste em bater com a parte interna do pé na bola para afastá-la da área ou direcioná-la ao gol adversário. Já o chute bate-pronto deve ser usado quando não há espaço para domínio de bola.O chute com o bico de pé costuma não ter uma boa precisão, pois o espaço de contato é reduzido. Além desses, há ainda o chute de voleio, por cobertura e com a bola no ar.
Cabeceio: O cabeceio pode ser um fundamento tanto ofensivo quanto defensivo, ou seja, se faz uso dele para afastar a bola da área em uma situação de defesa, ou para direcioná-la ao gol em uma jogada de ataque. Jogadores mais altos costumam treinar e desenvolver melhor essa habilidade.
Drible e finta :Ser um bom driblador é uma capacidade de destaque no futsal. Como a quadra não permite uma extensa condução de bola, o drible faz com que o atleta coloque a sua equipe em vantagem, deixando um jogador adversário para trás, possibilitando o chute. Normalmente, bons dribladores atuam em posições ofensivas e têm boa velocidade, gingado e visão de jogo. Alguns dribles mais conhecidos são o elástico, a caneta e o chapéu.
Controle de bola: é o ato de manter a bola sobre controle sem deixar- lá cair no chão. Essa técnica também é conhecida como embaixadinha.
Antecipação :A antecipação é um fundamento que nem todos os jogadores desenvolvem e, por isso, é classificada com um bom diferencial. Para conseguir antecipar com frequência, o atleta deve ter uma excelente capacidade de reação e uma ótima visão de jogo.A jogada consiste em roubar a bola, antecipando a ação do adversário.
Condução
Recepção ou domínio
Controle de bola
Passe
Chute Drible e finta 
As posições dos jogadores de futsal 
O fixo: é um jogador mais recuado ou defensivo de uma equipe de futsal. São características de um bom fixo ser um bom marcador e ter um bom passe. O fixo também der ser comunicativo para organizar a marcação e a saída de bola de sua equipe.
Os alas ( direito e esquerdo): são jogadores que ocupam as laterais da quadra. São características dos alas a velocidade e agilidade tanto para atacar quanto para defender. 
O pivô:é o jogador mais adiantado ou ofensivo de uma equipe de futsal. São característica de um bom pivô ter um controle de bola, um bom passe e um bom chute\finalização. O pivô normalmente recebe a bola de costa para o goleiro adversário, a parti daí o pivô pode passar a bola para um companheiro de equipe que se aproxima ou tentar girar e finalizar chutando ao gol. O pivô deve estar em constante movimentação, procurando espaço na defesas adversária para receber a bola. 
O goleiro: é o jogador cujo principal objetivo é evitar que a bola entre em sua própria meta. O goleiro deve ser veloz e pode usar qualquer parte do corpo para realizar um defesa ( dentro da área ). Um bom goleiro deve ser ágil, ter um bom posicionamento e se comunicar bastante com sua equipe para organizar o sistema .
O goleiro linha: é o goleiro que assume a função de jogador de linha quando sua equipe está com a posse de bola. Isso normalmente acontece quando sua equipe esta perdendo uma partida e necessita aumentar suas opções ofensiva para conseguir reverter o resultado. O goleiro linha pode ser o próprio goleiro que passa a jogar como jogador de linha ou um jogador de linha que substitui o goleiro.
Os sistemas táticos no futsal 
Existem diferentes formas táticas de futsal, tanto sistema defensivo quanto sistema ofensivos, ou seja, sistema tático ou esquema tático é a forma que uma equipe de futsal se posiciona em quadra. 
Como escolher um sistema tático?
Depende de alguns fatores: 
Contra quem você está jogando contra?
Qual as característica dos jogadores da sua equipe ?
Qual o nível de condicionamento físico dos jogares da sua equipe?
Tática de futsal: sistema 2x2
O sistema tático 2x2 no futsal, também conhecido como “quadrado”, basicamente divide os quatro jogadores de linha de uma equipe nas duas principais áreas de responsabilidade: defesa e ataque. É um sistema simples que pode ajudar a desenvolver boas duplas de defensores e atacantes.
Sistema 2x1x1
O sistema 2x1x1 no futsal é uma variação do sistema 2x2
Também simples e fácil aprendizagem.
Possui 2 jogadores dedicados a defesa.
Possui um jogador “meia” para dar mais equilíbrio defensivo e variações ofensivas. 
Tática de futsal 3x1 ou diamante
Essa é uma das formação mais comuns no futsal, ela fornece equilíbrio entre defesa e ataque. Possui um jogador dedicado ao ataque ( pivô), enquanto há também um jogador dedicado á defesa ( fixo). Há também dois alas, o ala direito e o ala esquerdo que devem apoiar tanto a defesa quanto o ataque. 
Sistema 1x3 no futsal 
O sistema 1x3 no futsal é uma variação mais ofensiva do sistema 3x1.
È extremamente ofensivo.
Exige um ,linha de marcação alta, com pressão na saída de bola da equipe adversária.
Exige muita intensidade física e movimentação ofensiva.
Mantém apenas um jogador fixo na defesa e, portanto, se torna frágil defensivamente. 
Tática de futsal : sistema 4x0
Sistema tático 4x0 no futsal é usado por equipe de alto nível, como as equipes profissionais. A ideia é ter todos 4 jogadores se movendo de um só vez, promovendo uma movimentação que permite muitas opções de tabelas, ocupação de espaço e oportunidade de ataque. 
Sistema 0x4 no futsal 
É uma variação mais ofensiva do sistema 4x0.
Existe marcação sobre pressão.
Exige intensidade e força física.
Usando na parte final do jogo quando a equipe precisar reverter o placar. Não há muitas elaboração na criação de jogadas, depende de lançamentos feitos pelo goleiro.
É frágil defensivamente. Deixa muitas brechas para contra- ataque da equipe adversária.
Tática de futsal sistema 3x2
O sistema tático 3x2 no futsal acontece quando o goleiro ( goleiro linha) sai de sua área para participar das jogadas de ataque de sua equipe. Geralmente o goleiro ´e substituído por um jogador de linha, para tornar esse sistema mais eficiente ofensivamente. Como este formação os jogadores não mudam de posição muita vezes. Eles tentem cansar os defensores, passando a boal rapidamente em todos os cantos da quadra 
Marcação individual
A marcação individual, como o próprio nome já diz, é realizada entre dois atletas previamente definidos pelo treinador. Ou seja, o atleta A marca o B durante todo o jogo, não importando por qual lugar da quadra o atleta B se desloque.
Esse tipo de marcação também é conhecido como “homem a homem” e a desvantagem de optar por ele é que há um grande desgaste físico. Além disso, quando o atleta desloca-se constantemente atrás de outro, pode deixar espaços vazios, permitindo que a equipe adversária consiga criar jogadas e se movimentar melhor em quadra.
O lado positivo é que as opções de passe são reduzidas, o que faz com que a equipe adversária tente alguma jogada diferente e perca a posse da bola.
Marcação por zona
A marcação por zona é a mais utilizada no futsal. O defensor atua dentro de um determinado espaço, marcando todos os adversários que estiverem dentro dele. Além do menor desgaste físico, esse tipo de esquema permite uma melhor cobertura, o que é ótimo nos casos em que o jogador ofensivo consegue passar pelo defensivo.
Por outro lado, optar pela marcação por zona oferece à outra equipe a oportunidade do chute de longa distância. Somado a isso, há também mais facilidade de ficar com a posse de bola.
Regras do jogo
A quadra tem formato retangular e pode variar entre 25 e 42 metros de comprimento, e entre 16 e 25 metros de largura.
A bola tem entre 62 e 64 cm de circunferência e pesa de 400 a 440 g. o bola de futsal é menor e mais pesada que bola do futebol ( campo).
O jogo e feito entre 2 times. Cada equipe com 5 jogadores em quadra: 
Goleiro, alas ( direita e esquerda) , pivô e fixo.
O jogo conta com 2 árbitros, 1 mesário, e outro no cronometro , jogo oficial 
Uma partida de futsal é dividida em duas partes de 20mim cada o intervalo 10mim.
No inicio do jogo é feito um sorteio com uma moeda entre os capitões de cada time. Quem ganhar o sorteio, pode escolher bola ou campo.
Depois do intervalo, os times trocam de lado na quadra e a outra equipe dá o primeiro pontapé, a bola pode ser para frente ou para trás.
Depois de um gol, a bola volta para o centro da quadra e quem dá o chute de retorno á partida é a equipe que sofreu o gol.
Não há limites para as substituições de jogadores que pode ser feitas em qualquer momento na área de substituição , ao lado da quadra, destinada para as substituições.
No futsal também se utiliza os cartões amarelo e vermelho como advertência e punição. Ao receber dois cartões amarelo de advertência , o jogador é expulso. O cartão vermelho leva automaticamente a expulsão.
Quando um jogador é expulso, é substituído por outro, mas somente após 2 mim da saída do jogador punido. Porém, se nesse período, a equipe sofrer um gol, o jogador substituto pode entrar imediatamente.
Cada equipe pode fazer até cinco faltas por tempo de jogo. Nas penalidades das cinco primeiras faltas é permitida a formação de barreira. Entretanto, ao marcar a 6 falta ( e as seguintes), a penalidades será cobrada onde foi a falta ou no tiro de 10 metros sem barreira. O goleiro pode adiantar ( não precisa ficar na linha como no pênalti ).
Cada equipe tem direito a um pedido de tempo técnico por período de jogo.
Os laterais são cobrados com os pés, enquanto o goleiro repõe a bola em jogo no arremesso de meta usando as mãos.
O goleiro só poderá participar do ataque um segunda vez se estiver no campo de ataque caso contrário, ele só poderá encostar na bola novamente se a bola tiver sido tocada por um adversário.
Enquanto estiver no campo de defesa, o goleiro só poderá ter a posse de bola por máximo 4 segundos .
Uma equipe de futsal é composta por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro. É proibido iniciar um jogo ou dar continuidade á partida se um time ficar com menos 3 atletas em quadra.
Lance livre indireto
O atleta que cobra o tiro livre indireto deve, necessariamente, realizar um passe durante a cobrança, não podendo a bola entrar direto no gol sem encostar em outro jogador.
As infrações que ocasionam esse tipo de cobrança são:
permanecercom a bola por um tempo maior que 4 segundos;
tentar ou retirar a bola das mãos do goleiro;
manter a bola presa;
impedir que o goleiro reponha a bola em jogo ou a lance com as mãos;
retardar a partida;
tentar enganar o adversário.
Lance livre direto
A cobrança direta, como o próprio nome sugere, permite ao jogador chutar direto ao gol. Esse tipo de falta é marcado nas seguintes situações:
em uma conduta antidesportiva, como chutar, empurrar, agredir ou derrubar o adversário;
ao oferecer perigo a outro jogador;
ao realizar algum gesto desleal.
Penalidade máxima
As faltas que acontecem dentro da área são chamadas de pênalti. Assim como no futebol de campo, o atleta deve realizar a cobrança posicionando a bola no lugar indicado, e todos os outros jogadores presentes em quadra, com exceção do goleiro, devem permanecer atrás da linha da bola.
Para jogadores é necessário:
blusa
 Calção
Meias longas (Meiões)
Tênis de futsal ( sem trava)
Caneleiras
Não é permitido jogar com pulseira, brinco, piercing, colar, anel, correntinha e etc.
Para guarda-redes é necessário:
(goleiro)
Blusa 
Calção / Calças
Caneleiras
Cotoveleiras (caso queira usar)
Joalheiras (também caso queiras usar)
Meias longas (Meiões)
Tênis de futsal ( sem trava)
Material necessário para a pratica de futsal
Bolas para cada categoria
Categoria sub 5 e sub 7 bola 50 ( iniciação esportiva )
Categoria sub 9 e sub 11 bola 100
Categoria sub 13 bola 200
Categoria sub 15 em diante bola 500 ou 1000.
Melhor jogador de futsal do mundo 
Por quatro vezes (2004, 2008, 2011 e 2012) Falcão foi eleito pela FIFA como o melhor jogador de futsal do mundo, feito que foi superado apenas pelo português Ricardinho. Em 2008 ele foi o escolhido para inaugurar a Calçada da Fama do Maracanãzinho.
Melhor jogador de futsal do mundo 
Carlos Vagner Gularte Filho (Chapecó, 29 de outubro de 1990), mais conhecido como Ferrão, é um jogador de futsal brasileiro. Atualmente, joga pelo Barcelona e pela Seleção Brasileira de Futsal na posição de pivô. Em 2019, 2020 e 2021 foi escolhido pelo Futsal Awards como o melhor jogador do mundo
Melhor jogadora de futsal do mundo 
Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, mais conhecida como Amandinha, é uma jogadora profissional de futsal, eleita 8 vezes consecutivas como a melhor jogadora de futsal do mundo. Além disso, atua pelo Torreblanca Melilla, da Espanha, e pela Seleção Brasileira de Futsal Feminino. 
Curiosidades
O futsal não um esporte olímpico 
O futsal é dividido por categoria.
Atualmente, o futsal é um dos 3 esportes mais populares no Brasil.
O futsal é regido pela FIFUSA ( FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO) 
CBFS — Confederação Brasileira de Futebol de Salão;
AMF — Associação Mundial de Futsal, criada em 2002;

Continue navegando

Outros materiais