Buscar

Exercícios - Tema 4 - Cultura organizacional, criatividade e inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. 
Entender sobre cultura organizacional é essencial para manter a motivação dos colaboradores. Fazê-los entender o porquê das coisas e a sua relação direta com o processo, com a missão, a visão e os valores organizacionais ajuda no alcance dos resultados. Com o avanço das questões tecnológicas ficou mais real e acessível a busca por novos aprendizados. Assim como a empresa precisa contribuir para o aprendizado dos seus colaboradores, cabe a eles também ter e buscar o conhecimento sobre a cultura organizacional da empresa na qual desenvolvem suas atividades.
Com base nessa afirmativa, é correto afirmar que:
Você acertou!
E. 
Ao buscar esses espaços de aprendizagem, ele conhecerá não só valores, mas também papéis e histórias e como colaborador para ressignificar a organização.
Ao buscar esses espaços de aprendizagem, ele conhecerá não só valores, mas também papéis e histórias e a como colaborar para ressignificar a organização. Aqui ele terá ensinamentos que servirão para auxiliar não só a empresa que ele atua, mas também entender a importância de uma boa cultura organizacional, independentemente de ele estar em outra empresa no futuro. As promoções, os ganhos futuros e aumentos na remuneração não estão ligados necessariamente ao conhecimento adquirido sobre a cultura organizacional, mas sim a todo o percurso feito pelo colaborador dentro da empresa. Aprender sobre cultura organizacional não constituirá uma ditadura em cima de padrões e regras, pois ela gerencia, organiza e traz as melhores práticas de atuação em cima do que a empresa entende como certo na sua condução e no alcance de resultados. O colaborador não irá atuar apenas em setores que tenham os mesmos valores que ele. O aprendizado da cultura organizacional permite que ele entenda o todo e possa “vestir a camisa” da empresa e seu papel de importância em todo o cenário. A cultura organizacional não fala apenas dos seus gestores, ela promove a união de todos em prol de valores, missão e melhor condução do processo de trabalho.
2. 
A criatividade envolve o poder de transformação de nossos talentos e conhecimentos. É olhar para os mesmos detalhes como todo mundo, mas ver e pensar diferente. Sobre o processo de criatividade, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta:
I. É um processo mental de geração de novas ideias por indivíduos ou grupos.
II. É o ato de implementação de um novo ou significativamente melhorado produto/bem ou serviço.
III. É a combinação de conceitos e técnicas para gerar novas ideias e soluções para os desafios e problemas de nosso dia a dia.
Você acertou!
A. 
Alternativas I e III.
As alternativas I e III estão corretas porque criatividade é um processo mental de geração de novas ideias por indivíduos ou grupos, que têm a habilidade de combinar elementos existentes, conceitos, técnicas, objetos e materiais para gerar novas ideias e soluções para os desafios e problemas de nosso dia a dia. Já a alternativa II está incorreta porque esse conceito é de inovação, e não de criatividade. Inovação é fazer coisas novas e valiosas. É a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), de um processo de trabalho ou de uma prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações.
3. 
Muitos fatores influenciam o bem-estar dentro das organizações e a percepção, pelos colaboradores, de que o ambiente organizacional é bom, razoável, ruim ou péssimo.
Essa influência na motivação e no comportamento das pessoas no trabalho é chamada de:
Você acertou!
C. 
Clima organizacional.
A resposta correta é clima organizacional, pois o ambiente competitivo é um ambiente de concorrência de mercado e prospecção de clientes acirrado. A ambiência ocupacional corresponde aos locais ou recintos abertos ou fechados em que se desenvolvem atividades laborativas específicas e próprias. A segurança do trabalho é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa e reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O ambiente psicológico é a manutenção de um canal/espaço aberto e seguro para identificar questões e corrigi-las sempre que possível. Já o clima organizacional é a percepção do ambiente de trabalho, de uma “atmosfera psicológica”, sendo, portanto, um retrato momentâneo da relação entre a organização e os seus colaboradores.
4. 
As empresas que miram no sucesso trabalham o aperfeiçoamento e a inovação de forma equilibrada, sendo ambos importantes. Acerca desse assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. O aprendizado organizacional e a inovação favorecem à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias, promovendo ganhos consideráveis para as organizações.
II. A inovação relaciona-se com flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil diante de novas demandas das partes interessadas e das alterações no contexto.
III. O aprendizado organizacional parte da premissa individual do colaborador em querer buscar o aperfeiçoamento profissional.
Resposta correta.
A. 
Apenas alternativa I.
A alternativa I está correta porque o aprendizado organizacional e a inovação favorecem à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias, promovendo ganhos consideráveis para as organizações, permitindo a liberdade de ideias e novas propostas. A alternativa II está incorreta porque não é a inovação que relaciona flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil diante das novas demandas das partes interessadas e das alterações no contexto, e sim a adaptabilidade. A alternativa III está incorreta porque não parte apenas do individual, as organizações precisam estimular os colaboradores e oferecer possibilidades de aperfeiçoamento e clima colaborativo ao processo de inovação, sendo, portanto, uma via de mão dupla.
5. 
Para Pettigrew (1996), a cultura organizacional seria um fenômeno que existe numa variedade de níveis diferentes. No mais profundo, a cultura é pensada como um conjunto complexo de valores, crenças e pressupostos que definem os modos pelos quais uma empresa conduz seus negócios. Sobre a cultura organizacional, analise as assertivas a seguir e marque a alternativa correta:
I. A cultura de uma organização pode ser afetada pelo clima organizacional.
II. A cultura de uma organização é estática e não sofre alterações com o tempo.
III. As condições do ambiente interno ou externo podem afetar a cultura organizacional.
Você acertou!
B. 
Alternativas I e III.
As alternativas I e III estão corretas porque a cultura de uma organização pode ser afetada pelo clima organizacional, principalmente devido ao nível de insatisfação dos colaboradores. Da mesma forma, as condições do ambiente interno ou externo podem afetar a cultura organizacional e influenciar decisões e processos. A alternativa II está incorreta porque ela sofre influência das pessoas, portanto não é estática. Dessa forma, a cultura de uma empresa está sempre em constante mudança.

Outros materiais