Buscar

Relatorio_de_pratica_Virtual 2024

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: Daniela Puhl
	2. Matrícula: 5105317
	3. Curso: Biomedicina 
	4. Turma: FLC21275BBI
	5. Disciplina: Microbiologia 
	6. Tutor(a) Externo(a): Cristhian Jardim
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Microscopia: conhecendo um Microscópio 
	2. Semestre: 3
	3. Data: 16/03/2024
	INTRODUÇÃO
	O termo microscopia refere-se a um conjunto de técnicas que permitem a obtenção/visualização de imagens de objetos, captando detalhes não visivels a olho nu. Essas técnicas têm um vasto campo de aplicação, sendo utilizadas em investigações científicas nas áreas de biologia, química, ciência dos materiais, entre outras que requerem o estudo de estruturas com ordens de grandeza muito pequenas. principal equipamento utilizado na microscopia é, como o próprio nome já diz, o microscópio. Portanto, aprender a utilizá-lo é fundamental a todos os que ingressam e/ou exercem uma profissão onde o conhecimento do "mundo microscópico" é um requisito.
	OBJETIVOS
	· Neste experimento, foi utilizado um microscópio óptico monocular para analisar o ESFREGAÇO SANGUÍNEO. Onde o objetivo é explorar o microscópio, buscando identificar suas partes e funcionalidades.
	MATERIAIS
	· Epi's (luva e jaleco) 
· Algodão; C2H6O (álcool etilico): Cotonete: Laminário: Láminas: Microscópio óptico; Óleo de imersão; Papel macio; e Solução de limpeza (50% éter sulfúrico e 50% clorofórmio)
	METODOLOGIA
	1) Começamos higienizando as mãos, após pegamos os EPIS no armário, depois abrimos o porta laminas onde escolhemos a lâmina e a colocamos na platina a que no caso foi a de Esfregaço Sanguíneo.
2) Acendemos a luz do Microscópio e corrigimos a abertura do diafragma e a intensidade da luz, observamos também a altura do condensador, em seguida movemos a platina e acionamos o parafuso macrométrico, como parafuso ajustamos o foco fino. centralizamos a lâmina no orificio da platina.
3) Utilizamos a objetiva de no primeiramente em 40 Xe posteriormente em 100 X. sendo que nesta última posição gotejamos o óleo de imersão sobre o cultivo constante na lamina escolhida.
4) Por fim passamos a diminuir a intensidade da luz no minimo, para então desligarmos o Microscópio, retiramos a lámina e fazemos a limpeza dela e da lente ocular
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	1) Tendo em mente que lamina analisada continha Esfregaço Sanguineo, temos que a cultura pode ser visualizada em 40 X. contudo neste momento restou impossível visualizar com maior propriedade o material analisado, eis que muito agrupado, decorrência da baixa resolução a que foi submetido.
2) Contudo a amostra quando submetida a 100 X nada pode ser visualizada, contudo com a mesma quando a mesma amostra recebe o óleo de imersão o cultivo contido na lamina passa a ver visualizado. Sendo que neste momento visualizado se mostra com uma maior riqueza de detalhes, possibilitando uma melhor compreensão por parte do profissional.
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	
	REFERÊNCIAS
	https://uniasselvi.grupoa.education/sagah/object/default/71330941

Outros materiais