Buscar

Parasitologia Geral e Clínica Aplicada À Farmácia_Unidade III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parasitologia Geral e Clínica Aplicada À Farmácia - Turma_001_AV
AS – Unidade III
1. Pergunta 1
0,17/0,17
A infecção por Giardia lamblia é muito comum no mundo todo e o quadro clínico varia de portadores assintomáticos a casos de diarreia aguda e de diarreia crônica que podem levar à má absorção e perda de peso. O quadro de diarreia decorrente da giardíase crônica pode ser confundido com doença de Crohn e síndrome do cólon irritável.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da fisiopatologia da giardíase, os fatores que predispõem a desenvolver a giardíase crônica incluem:
Mostrar opções de resposta 
indivíduos com dieta predominantemente à base de carne.
profissionais da área de saúde.
crianças com doenças alérgicas.
adultos e crianças com anemia falciforme.
pacientes com deficiência na produção de IgA.
2. Pergunta 2
0,17/0,17
Os enterococcídios Cyclospora cayetanesis e Cryptosporidium parvum são agentes de diarreia em diferentes comunidades, acometendo indivíduos imunocompetentes e pacientes imunossuprimidos. A infecção experimental de camundongos, ratos, hamsters e cobaias com amostras obtidas de pacientes com síndrome diarreica mostrou que essas parasitoses podem ser veiculadas de humanos para animais e vice-versa.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito das características do ciclo de desenvolvimento dos esporozoários, as formas contaminantes da Cyclospora cayetanesis e do Cryptosporidium parvum por via fecal-oral são:
Mostrar opções de resposta 
oocistos maduros, contendo esporozoítos.
esporocistos com esporozoítos.
macrogametas e microgametócitos.
merontes com merozoítos.
cistos e trofozoítos.
3. Pergunta 3
0,17/0,17
O quadro clínico da giardíase pode variar desde completamente assintomático a diarreias agudas autolimitadas ou que evoluem para diarreia crônica. Esta última pode danificar a mucosa intestinal, impedindo a absorção de vitaminas lipossolúveis, entre outras. O paciente sofre intensas cólicas na parte superior do abdômen, geradas pelo excesso de gases que distendem o intestino e, provavelmente, pela inflamação da mucosa, confirmada pela presença de um infiltrado inflamatório.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca da fisiopatologia da giardíase, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Anticorpos IgE específicos para Giardia ativam os mastócitos, os quais liberam prostaglandina, responsável pelo aumento do peristaltismo intestinal e, consequentemente, diarreia.
II. ( ) A histamina liberada pelos mastócitos provoca a reação inflamatória e destruição dos enterócitos.
III. ( ) O sistema imunológico não produziu número de anticorpos IgE suficiente para ativar os mastócitos e os eosinófilos.
IV. ( ) Os enterócitos, revestidos por trofozoítos, provocam o aumento das vilosidades intestinais, aumentando a atividade da lactase, da sacarase e da maltase.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Mostrar opções de resposta 
V, F, V, F.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, V, F, V.
4. Pergunta 4
0,17/0,17
Leia o trecho a seguir:
“A qualidade da dieta alimentar influencia diretamente na saúde de um indivíduo. As hortaliças são importantes na dieta alimentar, mas podem oferecer riscos à saúde humana. Elas podem estar contaminadas com cistos, ovos e larvas de parasitas adquiridos ao longo do processo de produção. Ao ingerir essas hortaliças, o homem pode adquirir uma doença parasitária”.
REIS, Randall Rodrigues dos. Avaliação parasitológica de hortaliças comercializadas em feiras livres da cidade de Anápolis, Goiás. Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz – IEPG. Disponível em: <http://revista.oswaldocruz.br/Content/pdf/Edicao_12_Reis_Randall_Rodrigues.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2019.
A partir da leitura do fragmento acima e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre a transmissão da amebíase.
I. As principais fontes de infecção ocorrem por intermédio da ingestão de alimentos ou água contaminados por fezes contendo cistos amebianos maduros.
II. Profissionais que manipulam alimentos, portadores assintomáticos ou com sintomas são importantes disseminadores dessa protozoose.
III. A via de transmissão é fecal-oral, por contato indireto com água e verduras contaminadas, não havendo transmissão pessoa-pessoa.
IV. Para se tornarem infectantes, os cistos de Entamoeba histolytica necessitam permanecer na água e, por essa razão, os vetores não contribuem para a transmissão da amebíase.
Está correto apenas o que se afirma em:
Mostrar opções de resposta 
II e III.
I e IV.
I, II e IV.
I e II.
III e IV.

Continue navegando

Outros materiais