Buscar

Mecânica dos Solos Avançados e Introdução a Obras da Terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mecânica dos Solos Avançados e Introdução a Obras da Terra
1- De maneira a facilitar a compreensão do efeito das tensões de cisalhamento nos solos, precisamos considerar as ideias sobre o mecanismo de deslizamentos entre corpos sólidos e entre partículas que ocorre no solo. Nesse sentido, dentro deste contexto, a coesão é um dos principais fenômenos.
Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
R= Exemplos de solos coesivos são areias puras e pedregulhos. 
2- Em mecânica dos solos, é definida uma classificação simplificada para os solos, sendo a de materiais contínuos deformáveis, na maior parte das vezes homogêneos e isotrópicos. Desse modo, aplicam-se as teorias de Elasticidade e Plasticidade. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
R= Tensões cisalhantes são tensões nas direções perpendiculares ao plano.
3- Os procedimentos laboratoriais mais comuns para obtenção da resistência ao cisalhamento das areias são definidos por meio de ensaios de compressão triaxial ou de cisalhamento direto.
Com base no ensaio de cisalhamento direto, assinale a alternativa CORRETA:
R= O ensaio é executado em uma caixa metálica bipartida, deslizando-se a metade superior do corpo de prova em relação à inferior. 
4- Em mecânica dos solos a água pode estar presente no solo de diferentes formas, sendo esta água a que compõe a estrutura do material. De acordo com o descrito no texto, o mesmo está se referindo a qual tipo de água em relação ao estudo da mecânica dos solos?
R= Água de constituição. 
5- Em cima de um solo de argila mole saturada foi realizado um aterro prevendo um recalque total de 50 cm. Após dez dias, a construção já tinha recalcado 12 cm. Qual será o percentual de recalque em 10 dias? Assinale a alternativa CORRETA:
R= Para 10 dias ocorre 24% do recalque previsto. 
6- Ensaios triaxiais ou ensaios triaxiais de compressão incluem a determinação dos parâmetros de resistência ao cisalhamento de solos e são utilizados principalmente no cálculo de fundações e pavimentos em estradas e rodovias. A principal vantagem de usar um teste triaxial é que ele é o mais próximo das condições reais do solo, pois as cargas axiais e radiais experimentadas pelo solo podem ser simuladas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ensaio triaxial não é capaz de determinar os parâmetros de deformabilidade do solo, embora determine os parâmetros de resistência.
( ) Por meio do ensaio de adensamento, determinam-se as características de compressibilidade dos solos sob a condição de desconfinamento lateral.
( ) Os principais fatos que determinam a compressibilidade são o tipo e estrutura do solo, nível de tensão e grau de saturação.
( ) Solos argilosos apresentam maior compressibilidade quando comparados com solos arenosos.
Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA:
R= F, F, V, V. 
7- Taludes são quaisquer superfícies inclinadas que limitam um maciço de terra ou rocha. As causas de instabilidade de taludes podem ser diversas e, geralmente, são classificadas em causas externas, intermediárias ou internas. Dentro deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A aplicação de sobrecargas na parte superior do talude e vibrações induzidas nos terrenos são exemplos de causas externas.
( ) O rolamento de blocos está associado ao descalçamento da base promovido por erosão.
( ) A degradação superficial de taludes ocorre principalmente devido ao seu baixo ângulo de inclinação.
( ) Dentre as principais causas relativas à erosão estão as deficiências de drenagem e proteção superficial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
R= V - V - F - V. 
8- Estruturas de contenção podem ser os muros de arrimo e as estacas-prancha. As estacas-prancha podem funcionar como cortinas de contenção, podendo ser provisórias ou definitivas, estando cravadas no solo. Sobre estacas-prancha, assinale a alternativa INCORRETA:
R= Uma desvantagem do uso de estacas-prancha metálicas é a lentidão relativa de sua execução. 
9- Em estruturas de arrimo, para que tenham um coeficiente adequado de segurança contra o deslizamento, é necessário verificar o equilíbrio das componentes horizontais das forças atuantes, com a aplicação de um fator de segurança adequado. Com base no coeficiente de segurança contra o deslizamento, analise as sentenças a seguir:
I- O fator de segurança contra o deslizamento deve levar em conta o produto da resistência ao cisalhamento na base do muro pela largura.
II- O fator de segurança contra o deslizamento necessita que o somatório das forças resultantes seja pelo menos duas vezes maior que o somatório das forças solicitantes.
III- O fator de segurança contra o deslizamento necessita que a razão do somatório das forças resultantes pelo somatório das forças solicitantes seja maior ou igual a 1,5.
IV- O fator de segurança contra o deslizamento necessita que a razão do somatório das forças resultantes pelo somatório das forças solicitantes seja menor ou igual a 1,5.
Assinale a alternativa CORRETA:
R= As sentenças I e III estão corretas. 
10- Para estruturas de arrimo, para que uma tenha um coeficiente adequado de segurança contra o deslizamento, é necessário verificar o equilíbrio das componentes horizontais das forças atuantes, com a aplicação de um fator de segurança adequado. Com base no fator de segurança contra o deslizamento, assinale a alternativa CORRETA:
R= O fator de segurança contra o deslizamento necessita que a razão do somatório das forças resultantes pelo somatório das forças solicitantes seja maior ou igual a 1,5. 
11- A água pode estar presente no solo de diferentes formas.
É o tipo de água que compõe a estrutura do material. 
De acordo com o texto, o mesmo está se referindo a qual tipo de água?
R= Água de constituição. 
12- Os procedimentos laboratoriais mais comuns para obtenção da resistência ao cisalhamento das areias são definidos por meio de ensaios de compressão triaxial ou de cisalhamento direto. Com base no ensaio de cisalhamento direto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É a maneira mais prática, antiga, porém a mais custosa de obter um ensaio de cisalhamento.
( ) O ensaio é executado em uma caixa metálica bipartida, deslizando-se a metade superior do corpo de prova com relação à inferior.
( ) O corpo de prova é inicialmente comprimido pela força cisalhante "T", seguindo-se a aplicação da forca normal "N".
( ) Entre as vantagens estão sua praticidade e baixo custo, e como desvantagem a dificuldade do controle da drenagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
R= F - V - F - V. 
13- De modo a facilitar a compreensão do efeito das tensões de cisalhamento nos solos, precisamos ter em vista as ideias sobre o mecanismo de deslizamentos entre corpos sólidos e entre partículas que ocorre no solo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
R= A resistência de um solo ao fenômeno de atrito está relacionada à força horizontal necessária a se aplicar a um corpo que comece a fazer deslizar sobre uma superfície. 
14- A água pode estar presente no solo de diferentes formas, como " aquela que está presente na superfície da partícula de um solo sob a influência de forças de atração molecular, sendo necessárias altas temperaturas para sua remoção". De acordo com o descrito no texto, o mesmo está se referindo a qual tipo de água?
R= Água adsorvida 
15- Nos estudos de mecânica dos solos, água pode estar presente no solo de diferentes formas, como por exemplo, a água que se encontra solta, livre do grão, e não há ligação nenhuma. Essa conseguimos retirar na temperatura ambiente. Com relação aos estudos de mecânica dos solos, o texto está se referindo a qual tipo de água?
R= Água livre. 
16- O valor do empuxo de terra, fundamental para a análise, assim como a distribuição de tensões ao longo do elemento de contenção, depende da interação do solo e do elemento estrutural durante todas as fases da obra. Com base no exposto, classifique V para as sentençasverdadeiras e F para as falsas:
( ) Estruturas de contenção fornecem suporte a esses maciços e evitam o escorregamento causado apenas por carregamentos externos.
( ) Estruturas de contenção são obras civis que têm como objetivo prover estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha.
( ) Muros de arrimo, cortinas de estacas-prancha e paredes diafragma são exemplos típicos de estruturas de contenção.
( ) Essas estruturas de contenção são construídas para conter a possível ruptura do maciço, suportando as pressões laterais exercidas por ele.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
R= F - V - V - V. 
17- A teoria de elasticidade é usada para determinar as pressões de empuxo de terra, transcrever o comportamento dos solos e propriedades de deformação quando submetidas à determinada pressão de compressão. Com base no método de Rankine, que desenvolveu a teoria dos empuxos de solos, analise as opções a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
R= Para solos não coesivos, a condição inicial de coesão não pode ser nula.

Outros materiais