Buscar

Fusível

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fusível
Um fusível é um dispositivo de proteção elétrica projetado para interromper o fluxo de corrente elétrica em um circuito em caso de sobrecarga ou curto-circuito, a fim de proteger os componentes do circuito contra danos. Ele consiste em um elemento fusível que é construído para se romper quando a corrente elétrica que passa por ele excede um determinado limite seguro.
Aqui estão os principais tipos de fusíveis:
1. **Fusíveis de Vidro:** São fusíveis compostos por um filamento de metal encapsulado em um tubo de vidro. Eles são comumente usados em aplicações de baixa tensão, como em circuitos de eletrônicos de consumo, e podem ser encontrados em tamanhos padrão, como o fusível de vidro de 5x20 mm.
2. **Fusíveis de Cerâmica:** São semelhantes aos fusíveis de vidro, mas têm um invólucro de cerâmica em vez de vidro. Eles oferecem maior resistência a altas temperaturas e são frequentemente usados em aplicações industriais e de alta potência.
3. **Fusíveis de Tubo de Vidro de Ação Rápida (Fast-Acting):** Esses fusíveis são projetados para interromper rapidamente o fluxo de corrente elétrica em caso de sobrecarga ou curto-circuito. Eles são adequados para proteger componentes eletrônicos sensíveis e são comuns em aplicações de eletrônicos de consumo e industriais.
4. **Fusíveis de Tubo de Vidro de Ação Lenta (Slow-Blow):** Ao contrário dos fusíveis de ação rápida, os fusíveis de ação lenta são projetados para resistir a correntes de curto prazo acima de seu limite nominal, permitindo que dispositivos que tenham picos de corrente inicialmente elevados funcionem normalmente. Eles são frequentemente usados em aplicações onde a corrente de partida de dispositivos elétricos é alta, como motores elétricos.
5. **Fusíveis de Cartucho:** São fusíveis encapsulados em um invólucro de plástico ou cerâmica com terminais em cada extremidade. Eles são amplamente utilizados em aplicações industriais e de alta potência, como em painéis elétricos e sistemas de distribuição de energia.
6. **Fusíveis Térmicos:** Também conhecidos como fusíveis de temperatura, são dispositivos que operam em resposta ao aumento da temperatura ambiente ou do equipamento. Eles são frequentemente utilizados para proteger contra superaquecimento em aparelhos domésticos, como secadores de cabelo e eletrodomésticos.
A escolha do tipo de fusível depende das características específicas da aplicação, incluindo a magnitude da corrente que precisa ser protegida, a velocidade de resposta necessária e o ambiente de operação. Em todos os casos, os fusíveis desempenham um papel fundamental na segurança elétrica, ajudando a prevenir danos a equipamentos e riscos de incêndio causados por falhas elétricas.

Outros materiais