Buscar

APA - CURRICULO E APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Faça uma apresentação geral do artigo.
O artigo “quais as vozes de um currículo oculto”, busca diluir e aprofundar a ideia de um currículo, e aborda de forma de forma muito ampla ao longo de sua história e estrutura do currículo escolar, possa ultrapassar barreiras da neutralidade e imparcialidade, mostrando-se que além de conter teor tecnicista (programa de conteúdo norteamento de disciplinas.
2- Descreve de forma sucinta o assunto central abordado no artigo.
O assunto central do artigo é a importância do exercício do currículo oculto no âmbito escolar qual sua influência nesse ambiente, nele é possível compreender que o currículo formal pode gerar um outro instrumento implícito capaz de atribuir identidades e valores aos alunos, através de comportamentos e resultados, e partir das normas e diretrizes de currículo normal chamado de currículo oculto. Por sua vez o currículo oculto é compreendido como importante ferramenta para exercício de troca de conhecimento entre professores e alunos em que são construídas diferentes ideias em termo das disciplinas formais de acordo com a realidade de cada grupo. Portanto o currículo oculto é o resultado das normas do currículo formal em conjunto com as relações sociais no ambiente de aprendizagem e experiências que formalizam os alunos.
3- Faça sua análise crítica sobre o tema abordado.
É muito importante entender como um resultado pode ser alcançado na vida escolar, pois é muito relevante, não basta aprender algo por apenas um trajeto ou um senso comum (onde um vai todos irão). O currículo oculto é muito relevante pois auxilia o aluno a ter uma visão crítica das coisas mais estruturadas, entender múltiplos valores, comportamentos e realidades, é importante e ajuda na construção de decisões como politicas econômicas.
4 – Pesquise na Plataforma Lattes, o Currículo de um dos e depois descreva um pouco sobre ele (a).
* Fabíola Cristina Melo:
Possui graduação em Letras - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1992), graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1998), mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Doutorado em Educação - Universidad del Mar (2013). Atualmente é professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá, coordenadora do Curso de Pedagogia e Letras, Coordenadora Pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, Coordenadora do Curso de pós-graduação em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, professora em vários cursos de Pós-graduação. Membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Araxá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, alfabetização, gestão escolar, avaliação, língua e ensino. (Texto informado pelo autor)

Outros materiais