Buscar

Redação - Inclusão ou Diversidade na escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Redação: Inclusão ou Diversidade na escola
A Educação Inclusiva integra a Educação Especial e a diversidade no ambiente escolar regular, criando um espaço acolhedor para todos. Ela valoriza a diversidade ao considerar que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento.
Neste contexto, a educação inclusiva se destaca, representando a integração do diferente no cotidiano escolar e sendo essencial no sistema de ensino. Inicialmente, o ensino começa em casa e a escola dá continuidade aos valores apresentados no lar, tornando-se um elemento fundamental no processo de inclusão. Dessa maneira, profissionais capacitados orientam as famílias e alunos sobre a aceitação de cada aluno com necessidades especiais.
Segundo Ferreira (2018), anteriormente existia uma divisão entre escolas regulares e especiais, cada uma com o mesmo objetivo de promover o ensino, mas sem integração efetiva. Sendo assim, a   educação inclusiva promoveu uma ruptura significativa com tabus e paradigmas no ambiente educacional
Por fim, projetos e ações afirmativas deve ser um caminho para construção da tão almejada igualdade. Quando abordamos o assunto inclusão ou diversidade não se remete somente a minoria ou apenas a alunos com necessidades especiais. È uma questão muito mais abrangente, pois todos nós seres humanos somos únicos, consequentemente diferentes uns dos outros. Criar uma escola inclusiva só é possível onde há respeito pelas diferenças. Criar uma escola inclusiva é fazê-la reflexo da diversidade social.

Outros materiais