Buscar

Anamnese Joana (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANAMNESE
 
Identificação: Joana, 69 anos, mulher, sexo feminino, ensino superior completo, cristã, branca, natural e moradora de Salvador (barris), bancaria aposentada, formada em contabilidade, casada.
Informante: a própria. Grau de informação: bom.
Queixa Pricipal: Falta de ar há 03 meses.
HMA: início de falta de ar há 1 ano com piora há 03 meses sem motivo aparente. Não apresenta fatores que melhorem ou piorem o quadro. Paciente refere que acorda em torno de 3 vezes na semana com falta de ar. Também apresenta tosse, iniciada há 02 meses que piora no fim do dia e esta fazendo uso de xarope broncovita, também há 02 apresenta edema em mmii, que piora ao longo do dia chegando até a altura dos joelhos à noite, iniciado junta a piora da falta de ar.
Antecedentes pessoais: Paciente é hipertensa e faz uso de medicamento (losartana e hidroclorotiazida), porem relatou que as vezes esquece de toma-lo. Diz ter o colesterol levemente alto, controlado apenas com a alimentação. G5P5A0, filho mais velho tem 50 anos. Está com as vacinas para covid atualizadas. Tomou vacina da hepatite B há 5 anos. Última vez no ginecologista foi antes da pandemia. 2 parceiros sexuais ao longo da vida.
Antecedentes familiares: paciente relata que pai e mãe são hipertensos, pai faleceu aos 60 anos devido a um AVC. Dos 5 irmãos da paciente, 3 são hipertensos, 1 é diabético e 1 é obeso.
Hábitos de vida: tabagista à 51 anos, carga tabatica de 51 anos-maço. Possui uma alimentação equilibrada, realizando três refeições ao dia e relata consumação frequente de churrascos no fim de semana junto ao consumo de bebida alcoólica (cerveja e vinho) em pouca quantidade. Também diz não consumir muito doce nem muito sal. Não faz atividade física mas diz possuir uma vida ativa, ajudando em algumas atividades domésticas. Dorme bem, aproximadamente 9h por dia. Vida sexual ativa, apenas com o marido. Toma café diariamente.
Interrogatório sistemático: Paciente relatou que defeca uma vez ao dia pela manha, urina com coloração de “ amarelinho “ para transparente. Não apresenta cefaleia associada. Não relatou nenhum outro incomodo nos outros sistemas. Emocionalmente diz esta preocupada já que vem evitando sair só para realizar atividades antes realizadas, como ir ver a filha.
Histórico psicossocial: paciente relata que mora no térreo de um apartamento, mas que sobe um lance de escadas para chegar la, mora com o marido e filho mais novo e possui uma funcionaria para auxilia-la nas tarefas de rotina. Possui água encanada, luz e condições de saneamento básico. Faz uso do filtro de barro para água.
Faltou perguntar: como era a falta de ar antes da piora, se já passou por abortos, se já entrou na menopausa, se usa preservativo.

Outros materiais