Buscar

Fisiologia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em um curso de Fisiologia Humana I no segundo semestre, é comum abordar os fundamentos da fisiologia e o funcionamento dos sistemas do corpo humano. Aqui estão 10 temas comuns que podem ser cobertos:
1. Introdução à Fisiologia Humana: Uma visão geral dos princípios fundamentais da fisiologia, incluindo homeostase, células e tecidos, e os sistemas de comunicação celular.
2. Fisiologia Celular: Estudo das funções básicas da célula, incluindo transporte de membrana, potencial de ação, e comunicação celular através de neurotransmissores e hormônios.
3. Fisiologia Neuromuscular: Exploração da fisiologia dos músculos esqueléticos, incluindo contração muscular, neurotransmissão neuromuscular, e controle do movimento voluntário.
4. Fisiologia Cardiovascular: Análise do funcionamento do sistema cardiovascular, incluindo a estrutura e função do coração, circulação sanguínea, pressão arterial e regulação hemodinâmica.
5. Fisiologia Respiratória: Estudo dos processos respiratórios, incluindo ventilação pulmonar, trocas gasosas nos pulmões e tecidos, transporte de gases no sangue e regulação da respiração.
6. Fisiologia Renal e Excretora: Exploração das funções dos rins na regulação do equilíbrio hídrico e eletrolítico, filtração glomerular, reabsorção tubular, e formação de urina.
7. Fisiologia do Sistema Digestório: Análise do funcionamento do sistema digestório, incluindo processos de digestão e absorção de nutrientes, motilidade gastrointestinal e regulação hormonal.
8. Fisiologia Endócrina: Estudo das glândulas endócrinas e seus hormônios, incluindo regulação hormonal, feedback endócrino, e integração dos sistemas endócrino e nervoso.
9. Fisiologia Reprodutiva: Exploração dos processos fisiológicos relacionados à reprodução humana, incluindo gametogênese, ciclos reprodutivos e regulação hormonal.
10. Fisiologia do Sistema Imunológico: Análise da fisiologia do sistema imunológico, incluindo respostas imunes inatas e adaptativas, células e órgãos do sistema imune, e imunidade a patógenos.

Outros materiais