Buscar

PROVA FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o seguinte texto: “[...] E a dívida da etnologia para com Rousseau aumenta na medida em que, não contente em ter situado com extrema precisão uma ciência ainda por surgir no quadro das ciências humanas, ele preparou o etnólogo com sua obra [...] com o reconforto fraterno de uma imagem a qual ele mesmo pode se reconhecer [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. S. P.. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 20.Considerando o trecho acima e os demais conteúdos abordados no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a apreensão do filósofo Jean Jaques Rousseau acerca da relação cultura e natureza é correto dizer que: Percebeu a importância da comunicação entre grupos distintos para o estabelecimento do estado de cultura.
Leia com atenção o seguinte fragmento de texto: "Questionar a ideia de que o homem é limitado pelo ambiente e pelos recursos disponíveis não é negar a importância do ambiente, mas ampliar e aprofundar o entendimento acerca das interações humanas com o meio. O caso das comunidades rurais da várzea amazônica é um bom exemplo para pensar sobre essa questão.”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. S. P.. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 26-7. Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a ideia de determinismo geográfico, assinale a alternativa correta: As sociedades humanas são determinadas pelas suas características ambientais
Atente para o fragmento de texto a seguir: “Uma coleção de artigos de Geertz, publicados pela primeira vez em 1973, recebeu o sugestivo nome de A interpretação das culturas. Nesses textos, Geertz (1989) inaugurou uma corrente de pensamento chamada interpretativa e abriu espaço para uma reflexão crítica da antropologia, conhecida como antropologia pós-moderna.”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. S. P.. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 45. Tomando por referência o fragmento acima e os demais conteúdos do livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a negação de Clifford Geertz quanto à pretensão funcionalista de atingir a totalidade social, assinale a alternativa correta: Não é possível alcançar a totalidade social porque o antropólogo realiza uma leitura de “segunda mão” sobre a totalidade social.
 Observe o seguinte excerto de texto: “[...] uma pequena dimensão do determinismo biológico [aparece] quando citamos a noção de instinto como determinante para as ações humanas”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. S. P.. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 20.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, assinale a alternativa que corretamente apresenta um aspecto do determinismo biológico: Está diretamente relacionado ao biocriminalismo, no qual determinadas características físicas correspondem a determinadas tendências criminosas.
Leia com atenção o fragmento de texto a seguir: “Os discípulos de Boas consolidaram a antropologia norte-americana, conhecida como Escola de Padrão e Personalidade, corrente que, a partir da década de 1930, procurou compreender os vínculos existentes entre os indivíduos e suas respectivas culturas.”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. S. P.. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 39. Considerando o fragmento acima e os demais conteúdos abordados no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre membros precursores da escola de Cultura e Personalidade, assinale qual dos antropólogos abaixo pertencia a esta vertente do pensamento antropológico: Margareth Mead.
 Leia com atenção o texto a seguir: “Ao tentar elaborar uma teoria da cultura, Malinowski se afastou do pensamento durkheimiano e se debruçou sobre elementos de ordem psicológica”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. S. P.. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 42.
Tomando por referência o trecho acima e os demais conteúdos do livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre os principais objetivos de Malinowski, assinale a alternativa correta: Compreender o funcionamento das instituições sociais e suas relações.
 Leia com atenção o fragmento de texto a seguir: “Na antropologia, não há apenas um conceito de cultura, mas vários. [...]. Edward Tylor foi o primeiro teórico da antropologia a utilizar o conceito de cultura, no final do século XIX. Desde seu surgimento, essa noção passou por várias redefinições, sempre na tentativa de torná-la mais precisa e poderosa."
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. S. P.. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 20.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre o uso cotidiano da palavra cultura no Brasil, assinale a afirmativa correta: Está associada à educação formal.
Atente para o fragmento de texto a seguir: “[...] o antropólogo alemão Franz Boas (1858-1942), radicado nos Estados Unidos, enfatizou os elementos internos da cultura e é considerado o primeiro antropólogo a desenvolver uma observação direta e prolongada em uma sociedade, experiência que pautou seus posicionamentos teóricos”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. S. P.. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 39. Tomando por referência o fragmento acima e os demais conteúdos do livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre as ideias defendidas por Franz Boas, assinale a alternativa correta: A cultura deveria ser compreendida a partir de relações internas.
Atente para a seguinte citação: “Em 1934, a publicação de um pequeno, mas poderoso, artigo do sociólogo Marcel Mauss (1872-1950), intitulado 'Técnicas do corpo' (Mauss, 2003), demonstrou, com base em um inventário de situações, que as variações da utilização do corpo para atividades que até então aparentavam ser plenamente naturais (comer, dormir, caminhar etc.) eram socialmente controladas”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. S. P.. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 33.Conforme a citação e os demais conteúdos abordados no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, a respeito das ideias de Marcel Mauss sobre as relações entre fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais, assinale a alternativa correta: Há uma articulação profunda entre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. O objetivo é compreender como o último influencia os demais.
Atente para o fragmento de texto a seguir: “Uma coleção de artigos de Geertz, publicados pela primeira vez em 1973, recebeu o sugestivo nome de A interpretação das culturas. Nesses textos, Geertz (1989) inaugurou uma corrente de pensamento chamada interpretativa e abriu espaço para uma reflexão crítica da antropologia, conhecida como antropologia pós-moderna.”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. S. P.. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 45.Tomando por referência o fragmento acima e os demais conteúdos do livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a negação de Clifford Geertz quanto à pretensão funcionalista de atingir a totalidade social, assinale a alternativa correta: Não é possível alcançar a totalidade social porque o antropólogo realiza uma leitura de “segunda mão” sobre a totalidade social.

Continue navegando