Buscar

Planos e terminologias anatômicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Estudar a importância da terminologia anatômica internacional? Deve-se aprender a terminologia anatômica internacional, além de saber os termos comuns e coloquiais, pois isso permite a comunicação precisa entre profissionais de saúde e cientistas do mundo todo. 
2- Descrever a posição anatômica; A posição anatômica refere-se à posição do corpo como se a pessoa estivesse de pé, com: A cabeça, o olhar e os dedos voltados anteriormente (para frente), os braços ao lado do corpo, com as palmas voltadas anteriormente e os membros inferiores próximos, com os pés paralelos
3- Citar os quatro planos imaginários que as descrições anatômicas se baseiam. As descrições anatômicas baseiam-se em quatro planos imaginários: O plano mediano- divide o corpo nas metades direita e esquerda. Os planos sagitais- são planos verticais que atravessam o corpo paralelamente ao plano mediano. Planos frontais (coronais)- são planos verticais que atravessam o corpo formando ângulos retos com o plano mediano, dividindo o corpo em partes anterior e posterior. Os planos transversos- são planos horizontais que atravessam o corpo formando ângulos retos com os planos mediano e frontal, dividindo o corpo em partes superior e inferior.
4- Comentar sobre os cortes; os cortes longitudinais são feitos no sentido do comprimento ou paralelos ao eixo longitudinal do corpo ou de uma de suas partes, e o termo é aplicado sem levar em conta a posição do corpo. Os planos mediano, sagital e frontal são os cortes longitudinais padronizados (mais usados). Os cortes transversos são “fatias” do corpo ou de suas partes perpendiculares ao eixo longitudinal do corpo ou de uma de suas partes. Como o eixo longitudinal do pé é horizontal, o corte transverso do pé está no plano frontal. Os cortes oblíquos são “fatias” do corpo ou de qualquer uma de suas partes que não são feitas ao longo de um dos planos anatômicos já mencionados.
5- Citar e dar exemplos de “termos de relação e comparação”; superior refere-se a uma estrutura situada mais perto do vértice, o ponto mais alto do crânio. Inferior refere-se a uma estrutura situada mais perto da planta do pé. Posterior (dorsal) designa a superfície posterior do corpo ou mais perto do dorso. Anterior (ventral) designa a superfície frontal do corpo. Medial é usado para indicar que uma estrutura está mais perto do plano mediano do corpo. Por exemplo, o dedo mínimo (5o dedo da mão) é medial aos outros dedos. Ao contrário, lateral indica que uma estrutura está mais distante do plano mediano. O polegar (1o dedo da mão) situa-se lateralmente aos outros dedos. Dorso geralmente refere-se à face superior de qualquer parte do corpo. A planta é a face inferior ou base do pé. Outros termos de relação e comparação independem da posição anatômica ou dos planos anatômicos e estão relacionados principalmente com a superfície ou o centro do corpo: Os termos superficial, intermédio e profundo descrevem a posição de estruturas em relação à superfície do corpo ou a relação entre uma estrutura e outra subjacente ou sobrejacente. Externo significa fora ou distante do centro de um órgão ou cavidade, enquanto interno significa dentro ou próximo do centro, independentemente da direção. Proximal e distal são usados, respectivamente, ao comparar posições mais próximas ou mais distantes da inserção de um membro ou da parte central de uma estrutura linear.
6- Citar e dar exemplos de “termos de lateralidade”; Estruturas pares que têm elementos direito e esquerdo (p. ex., os rins) são bilaterais, enquanto aquelas presentes apenas de um lado (p. ex., o baço) são unilaterais. Ipsilateral refere-se a algo situado do mesmo lado do corpo que outra estrutura; por exemplo, o braço direito e a perna direita são ipsilaterais. Contralateral significa que está no lado do corpo oposto a outra estrutura; a mão direita é contralateral à mão esquerda.
7- Citar e dar exemplos de “termos de movimento”; A maioria dos movimentos é definida em relação à posição anatômica, e os movimentos ocorrem dentro de planos anatômicos específicos e ao redor de eixos alinhados com esses planos. Os movimentos de flexão e extensão geralmente ocorrem em planos sagitais em torno de um eixo transverso. Flexão indica curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. Extensão indica retificação ou aumento do ângulo entre os ossos ou as partes do corpo. A extensão geralmente ocorre em direção posterior. A articulação do joelho, que apresenta rotação de 180° em relação às outras articulações, é excepcional, pois a flexão do joelho refere-se ao movimento posterior e a extensão, ao movimento anterior. A flexão dorsal (dorsiflexão) descreve a flexão na articulação do tornozelo, como ocorre ao subir uma ladeira ou levantar os dedos do chão. A flexão plantar curva o pé e os dedos em direção ao solo, como ao ficar na ponta dos pés. A abdução significa afastamento do plano mediano (p. ex., o afastamento lateral do membro superior em relação ao corpo) e a adução significa a aproximação desse mesmo plano. Circundução é um movimento circular que consiste em uma sequência de flexão, abdução, extensão e adução (ou na ordem inversa), de tal forma que a extremidade distal da parte se move em círculo. A circundução pode ocorrer em qualquer articulação na qual seja possível realizar todos os movimentos mencionados (p. ex., as articulações do ombro e do quadril). A rotação é o giro ou a revolução de uma parte do corpo ao redor de seu eixo longitudinal, como ao virar a cabeça para o lado. A rotação medial (interna) aproxima a face anterior de um membro do plano mediano, ao passo que a rotação lateral (externa) afasta a face anterior do plano mediano. A pronação causa a rotação medial do rádio, de modo que a palma da mão fique voltada posteriormente e o dorso, anteriormente. Quando a articulação do cotovelo é fletida, a pronação move a mão de forma que a palma fica voltada inferiormente (p. ex., ao apoiar as palmas das mãos sobre uma mesa). A supinação é o movimento inverso de rotação que gira o rádio lateralmente e o descruza em relação à ulna, recolocando o antebraço em pronação na posição anatômica. A eversão afasta a planta do pé do plano mediano e a inversão move a planta do pé em direção ao plano mediano. Oposição é o movimento no qual a polpa do polegar (1o dedo) é aproximada da polpa de outro dedo. Esse movimento é usado para pinçar, abotoar uma camisa e levantar uma xícara pela alça. Reposição descreve o movimento de retorno do polegar da posição de oposição para sua posição anatômica. Protrusão é um movimento anterior (para a frente) como na protrusão da mandíbula, dos lábios ou da língua. Retrusão é um movimento posterior (para trás) como na retrusão da mandíbula, lábios ou língua. A elevação desloca uma parte para cima. A depressão desloca uma parte para baixo.

Outros materiais