Buscar

ALIMENTOS CONCEITO, NATUREZA JURIDICA E CARACTERISTICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O dever de prestar alimentos é um dever que decorre ___________ entre parentes. C. da solidariedade
A prestação recíproca de alimentos é obrigatória àqueles parentes de até: C. 4.º grau colateral.
Os alimentos prestados a título de satisfação das características pessoais do alimentado são os chamados alimentos D. civis
Conforme as disposições do Código Civil, o dever de alimentar depende: E. das condições financeiras do alimentante.
Os alimentos são considerados _____________, uma vez que, mesmo que comprovada irregularidade no direito adquirido, o alimentado não deve restituir os valores prestados. C. irrepetíveis
O direito aos alimentos está vinculado a qual importante fundamento da República do Brasil consolidado na Constituição Federal? C. Dignidade da pessoa humana.
De acordo com o entendimento majoritário, quais são as pessoas que podem ser obrigadas à prestação alimentar? B. Cônjuge e irmãos.
Joana é uma senhora enferma que necessita de cuidados especiais. Pela ordem legal daqueles que devem prestar alimentos, pode-se afirmar que: A. Alberto, seu único filho, deve prestar alimentos, na ausência dos pais de Joana.
Entre as formas de satisfação da obrigação alimentar, pode-se afirmar que a pensão pecuniária é: C. uma opção para a prestação alimentar, devendo ser analisadas as circunstâncias do caso concreto. 
Considerando as formas de garantir a prestação alimentar, aquela que é mais comumente aplicada é: C. o desconto em folha de pagamento.
O devedor de alimentos é aquele obrigado a garantir a dignidade do alimentando. Contudo, nas relações de parentesco, há limitações para que alguém seja considerado devedor de alimentos, de acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça. Sendo assim, qual das alternativas a seguir indica parentes que podem ser obrigados a realizar prestação alimentar? B. Cônjuge e irmãos. 
Na elaboração das petições iniciais em geral, é necessária a atribuição do valor da causa. Na ação de alimentos, este valor deve ser estipulado de acordo com uma diretriz específica prevista no Código de Processo Civil, que se trata da: A. soma de 12 (doze) prestações mensais pedidas pelo autor. 
A ação de alimentos é regulamentada pela Lei nº 5.478/68 e aplicada, no que couber, de acordo com as disposições do Código de Processo Civil. Assim, sem prejuízo dos requisitos previstos no artigo 319 do CPC para a elaboração da petição inicial, a Lei de Alimentos exige, também: D. a prova da origem da obrigação alimentar.
Os fundamentos da petição inicial da ação de alimentos têm o objetivo de garantir que o interesse do alimentando seja atendido, considerando as circunstâncias do caso concreto. No entanto, entre os fundamentos gerais para qualquer ação de alimentos, é necessário observar: E. a necessidade do alimentando e a possibilidade do alimentante.
De acordo com a legislação vigente, há uma ordem para que seja identificado o devedor de alimentos no caso de necessidade de alimentando com grau de parentesco. Assim, quanto à possibilidade dos avós serem alimentantes dos netos menores, de acordo com o Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar que: B. é subsidiária e complementar à responsabilidade dos pais.
Sobre a ação judicial que pleiteia alimentos, podemos afirmar que: A. Somente é cabível quando os alimentos não são prestados espontaneamente. 
Qual das hipóteses a seguir caracteriza a extinção incontestável da obrigação alimentar? D. Falecimento do credor.
A indignidade é causa de extinção da obrigação de prestar alimentos. Quais das alternativas a seguir indica uma situação que pode ser caracterizada como indignidade? E. O credor atenta contra a vida do filho do devedor.
Qual é o entendimento do Superior Tribunal de Justiça quanto à pensão alimentícia ao ex-cônjuge? B. É transitória, serve apenas para que se retome a vida profissional.
Qual é o foro competente para o ajuizamento da ação de alimentos? B.O de residência do credor.

Outros materiais