Buscar

Avaliacao Gestao da Marca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação On-line – Gestão da marca
Quais os elementos que podem contribuir para a criação do valor da marca para o cliente?
Novidade, Desempenho, Personalização e Valor.
Martins (2006) define branding como um conjunto de ações ligadas à administração de marca. São ações que, se realizadas com planejamento e conhecimento, elevam a marca além da sua natureza econômica, fazendo com que ela passe a fazer parte da cultura e do nosso dia a dia, a fim de influenciar as nossas vidas. Ou seja, branding não é uma logo, não é um produto, não é uma identidade, não é o que a marca diz sobre ela, mais sim o que o externo diz e denomina a respeito da mesma.
O branding tem como objetivo encontrar um potencial consumidor e fazer com que ele perceba a marca como solução ao seu problema de forma indireta ou  diretamente. Branding é um sistema de comunicação que deixa claro a importância da marca perante seu público, a fim de encontrar ações que consigam atrair consumidores até a marca, ao contrário de buscar alternativas, muitas vezes sem planejamento, que exijam uma quantia significativa de investimento, mas tenham um retorno mínimo.
MARTINS, J. R. Branding: o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. [S. l.]: Ed. Global Brands, 2006.
Considerando o texto estudado, avalie as afirmações a seguir:
I. O branding engloba atividades como a delimitação do posicionamento da marca (o que quer comunicar, como quer comunicar e o porquê está comunicando).
II. O branding engloba o desenvolvimento da arquitetura da marca (desenhar toda a estrutura organizacional da marca, seus pontos de contato, seus valores, sua missão e seu foco como instituição).
III. O branding engloba atividades operacionais que compreendem a pesquisa de mercado (análise da concorrência e dos possíveis mercados a serem atendidos).
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
Uma organização serve a um ou mais segmentos de clientes, definidos por diferentes grupos de pessoas. Os clientes são o âmago de qualquer negócio, afinal, sem clientes, nenhuma empresa teria o objetivo de existir, bem como sobreviver por muito tempo. Para melhor satisfazê-los, uma empresa precisa agrupá-los em segmentos distintos, cada qual com necessidades, comportamentos ou outros atributos comuns, os quais podem ser definidos em vários grupos, grandes ou pequenos, ou também em um grupo só.
Considerando o texto apresentado, avalie as informações a seguir:
I. Suas necessidades exigem e justificam uma oferta diferente.
II. São alcançados por canais de distribuição diferentes.
III. Exigem diferentes tipos de relacionamento.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
A marca é esse conjunto de significados que existe na cabeça dos consumidores. Mesmo para marcas que têm um produto físico, o produto não é a marca, ele é somente uma das expressões da marca. O trecho a seguir resume bem o significado de branding dentro do marketing:
"Muita gente pensa que o marketing é uma batalha de produtos. No final das contas, supõem, o melhor produto vencerá. É uma ilusão. Não há nenhuma realidade objetiva. Não há fatos. Não há melhores produtos. Tudo o que existe no mundo de marketing são percepções nas mentes dos clientes. A percepção é a realidade. Tudo o mais é ilusão. (RIES; TROUT, 1993)"
RIES, A.; TROUT, J. As 22 consagradas leis do marketing. São Paulo: Pearson, 1993.
Podemos dizer, portanto, que o branding é um processo de gestão de marca feito em diferentes etapas. As etapas do branding são: definir a estratégia de negócio, elaborar a estratégia de marca, desenvolver a identidade verbal (naming), criar a identidade visual e produzir a comunicação e a experiência do consumidor com a marca.
Em relação a essas etapas, assinale a alternativa correta:
Estratégia de Negócio: é a definição de quais serão as principais táticas utilizadas pela marca para alcançar seus objetivos.
Segundo Kotler e Keller (2012), uma marca é muito mais do que um logotipo, uma estrutura física, uma embalagem ou um produto. Ainda segundo os autores, uma marca precisa atingir 6 níveis de significado na mente do consumidor.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.
(REFERÊNCIA)
Quais são esses 6 níveis?
Atributos, Benefícios, Valores, Cultura, Personalidade e Usuário;
A American Marketing Association (apud KOTLER; KELLER, 2006, p. 269) define marca como “um termo, nome, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação de tudo isso, destinado a identificar os produtos ou os serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores para diferenciá-los de outros concorrentes”. Atualmente, com o advento da tecnologia, as marcas alcançaram locais nunca antes explorados na mente do consumidor, que hoje é muito mais um participante do processo de construção da marca do que um expectador.
O conceito de marca, segundo dicionário Aurélio significa o ato ou efeito de marcar; traço; sinal; impressão deixada por alguém ou algo. Podemos considerar, então, com base no que define a American Marketing Association e nas atuais estratégias promovidas pela tecnologia na área da Gestão da Marca, que a definição de marca atualmente consiste:
Em um processo que passa por toda a definição clássica, mas também pela percepção que o consumidor tem, pela experiência que ele pode ter e por como poderá interagir e aperfeiçoar a marca.
Posicionar uma marca é escolher como a(o) gestora(o) quer apresentar seu negócio ao mercado-alvo. O posicionamento de uma marca é a forma como os consumidores entendem o que ela tem para mostrá-los.
 
Quais são estas formas?
Expressam confiança, inovação, são atléticas e esportivas.
Na visão de Wheeler (2012), uma marca que quer se destacar aos olhos dos consumidores deve conter nove componentes essenciais. Cada um desses elementos faz parte do processo de construção e de consolidação de uma marca.
WHEELER, A. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. Na Diferenciação toda marca deve encontrar uma forma de se diferenciar da concorrência, seja no preço, na linguagem, no atendimento ao cliente ou até no design do seu ponto de venda.
II. Na Durabilidade, como sabemos, o mundo está em constante transformação, porém, o desafio de uma marca contemporânea é se manter rentável o maior tempo possível.
III. Na Coerência, uma marca não pode ficar mudando de discurso e de posicionamento o tempo todo. Deve manter seus valores e seus princípios ao longo da sua trajetória, de forma uniforme e estimulante.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
Historicamente, o design de marcas envolve, já no início, a necessidade de criar um conceito único e valioso. Nesse processo, a criação precisa englobar o desejo do cliente e o perfil do produto ou serviço. É importante que todo o processo seja realizado por empresas especializadas, já que a ideia da criação traz um objetivo e requer estratégias específicas.
Hoje, com a economia globalizada, com mercados altamente competitivos, e especialmente sensíveis pelos impactos da Pandemia do Covid-19 é fundamental estabelecer um posicionamento de marca. A Marca precisa compreender as preferências e necessidades das empresas e dos consumidores para buscar aqueles lugares tão especiais — a mente e o coração do público.
PONTO DESIGN. Afinal, como o design de marcas pode melhorar o posicionamento da sua empresa? PontoDesign, 2021. Disponível em: https://www.pontodesign.com.br/design-de-marcas/. Acesso em: 16 fev. 2022.
No processo de design de marcas, é importante a gestão e planejamento de pontos de contato da marca com os possíveis públicos-alvo da instituição. O profissional de comunicação visual pode contribuir corretamente com a gestão da marca desenvolvendo o quê?
Manual de Identidade Visual. Este documento concentra as diretrizes e padrões que a marca deve adotar como normas de gestão visual, para garantir o posicionamento de mercado almejado.
Ao consumir uma marca, há umasérie de fatores subjetivos embutidos, incluindo como o meio (sociedade) vai enxergar o consumidor pelo que o mesmo consome. Isso gera questionamentos acerca da imagem e da identidade de uma marca, visto que estamos inseridos em um contexto econômico e social que obriga ao indivíduo estar contido em um grupo.
O consumo auxilia nessa separação e inserção do consumidor em determinado meio. Lannon (2004) ressalta que o que compramos pode dizer quem somos, para onde vamos e quem não somos. O significado simbólico e metafórico nos ajuda em nossa comunicação com o mundo exterior.
Com a experiência de um gestor de marcas e ações de marketing corretas, é possível estabelecer relações de sucesso entre empresas e clientes, culminando no objetivo de toda empresa inserida no capitalismo: lucro. Tybout e Carpenter (2001) confirmam essa informação, mencionando que a força das marcas junto aos consumidores, traduz-se diretamente em lucros para aqueles que as detêm.
TYBOUT, A. M.; CARPENTER, G. S. Criação e gestão de marcas. In: IACOBUCCI, D. (Org.). Os desafios do marketing: aprendendo com os mestres da Kellogg Graduate School of Management. São Paulo: Futura, 2001.
LANNON, J. As marcas e seus símbolos. In: JONES, J. P. (Org.). A publicidade na construção de grandes marcas. São Paulo: Nobel, 2004.
Segundo o texto acima, ao consumir uma marca, o consumidor:
é inserido, através dos seus hábitos de consumo, em determinados grupos e meios.

Outros materiais