Buscar

psicodiagnostico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão psicodiagnostico
1- Como deve ser entregue a entrevista devolutiva?
B- Correto Em uma entrevista de devolução deve- se abranger todos os aspectos percebidos no material colhido pois é dever do psicólogo compartilhar os seus achados.
2- O momento da devolução sempre acontece em razão e tem como finalidade comunicar o paciente o resultado da avaliação, que pode destacar-se sobre devolutiva psicodiagnostico.
A- Correto: A devolução deve ser de forma simples, objetiva e estruturada, para que o paciente compreenda as conclusões e recomendações. 
3- Para a pratica de anamnese para avaliação psicológica sugerimos que o psicólogo faça leituras básicas para o desenvolvimento infantil e ao longo das diversas faixas etárias , pode ser usado pesquisas em sites confiáveis, com responsáveis técnicos identificados como sociedade brasileira de pediatria e ministério da saúde. Diante disso recomendamos que devem ser feitas consultas a manuais diagnósticos como:
B correta- Manual diagnostico estatístico de transtornos mentais(DSM) 5 Ou a classificação internacional de doenças e problemas relacionados a saúde a (CID-10).
4- Em relação a duração da entrevista de anamnese não há uma regra sobre quantas sessões devem ser destinadas a entrevista de anamnese o que *** orienta a respeito?
A- Correto) Destinar o tempo de 1 sessão e posteriormente se houver necessidade de checar informações adicionais solicitar ao avaliado ou responsável que responda s duvidas que surgirem.
5- Comente sobre a supervalorização dos instrumentos psicrométricos e projetivos em detrimento da escuta e da tarefa da síntese compreensiva. (o que vcs acham do abandono na escuta para aplicar a supervalorização dos instrumentos)
Há profissionais que abandonam a escuta, deixa de lado as etapas como entrevista inicial, anamnese, devolutivas e aplica apenas testes e baseiam- se apenas em que os testes falam, pois os testes podem sofrer influencia exteriores( exemplo como passou o dia? como foi o dia?), é importante fazer o rapport, compreender a demanda. PRECISA ESCOLHER UMA ABORDAGEM PSICOLOGICA PARA ALINHAR A SUA ESCULTA, TER UM EMBASAMENTO PSICOLOGICO, CONHECER A PSICOPATOLOGIA.... (DESENVOLVER TEXTO)
6- De acordo com cunha verifica-se a interação clinica psicólogo paciente ao longo de todo processo diagnostico no plano inconsciente cria-se os fenômenos de transferência e contratransferência. Discorra sobre os fenômenos de transferência e contratransferência no processo psicodiagnóstico. (Aberta) 
7- Qual a diferença da entrevista, adulto, adolescente e criança.
Adulto: O adulto vem de livre espontânea vontade, pode ainda vir encaminhado, quer a total responsabilidade do processo dele, ele é implicado nas suas questões pessoais, em alguns processos como o de cirurgia bariátrica pode-se ouvir terceiros ou em caso de doenças e demências.
Criança: A criança deve ir sempre acompanhada de pais ou responsáveis, escutando as suas queixas e demandas sempre. Ouvi-lo de forma lúdica através da hora do jogo, tendo cuidado com o ambiente em que esses encontros iram acontecer, ofertando a criança um ambiente com bons brinquedos e materiais, é necessário também estabelecer regras com a criança.
Adolescente: ouve-se primeiro o adolescente, podendo ouvir os pais ou responsáveis com autorização do adolescente, para complementar informações e comunicar alguma situação, é importante salientar que tudo que os pais falar sobre o adolescente ele deve saber, é necessário que durante o processo ele tenha o conhecimento do que foi feito e analisado, tendo sempre o seu sigilo mantido com exceção dos casos de suicídio, nesse caso deve-se quebrar o sigilo.
8- Entrevista estruturada, semi- estruturada e aberta.

Outros materiais