Buscar

A segurança dos alimentos manipulados em bares, restaurantes e demais estabelecimentos destinados a oferecer alimentação fora do lar é, cada vez mais, um fator de preocupação, inclusive, a nível mundi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - NUT - CONTROLE DE QUALIDADE DE ALIMENTOS - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
A segurança dos alimentos manipulados em bares, restaurantes e demais estabelecimentos destinados a oferecer alimentação fora do lar é, cada vez mais, um fator de preocupação, inclusive, a nível mundial. O Ministério da Saúde do Brasil afirma que existem mais de 250 tipos de DTHA (Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar) no mundo, podendo ser causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais oportunistas ou substâncias químicas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 600 milhões de pessoas – quase 1 em cada 10 pessoas no mundo – adoecem e 420.000 morrem todos os anos devido às DTHA.
 
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dtha. Acesso em: 27 jun. 2022.
 
A importância da segurança dos alimentos é um fato cada vez mais abordado e considerado como ponto de atenção para todos os integrantes da cadeia de produção de alimentos, apesar dos pontos que dificultam a adoção das medidas necessárias, como os constantes investimentos em adequações estruturais, necessidade de controle de custos e alta rotatividade da equipe responsável pela manipulação de alimentos. No caso dos restaurantes comerciais, tem-se ainda a dificuldade em prever exatamente a quantidade de alimentos que serão servidos naquele dia.
Nesse contexto, considere a seguinte situação ocorrida em um restaurante que necessitou uma intervenção do profissional nutricionista. A situação ocorreu em um restaurante comercial que trabalha no formato de buffet autosserviço, em que o cliente paga o valor equivalente ao peso do prato (restaurante por quilo), localizado em determinado município brasileiro. Todos os dias esse estabelecimento apresenta mais de 30 opções de pratos quentes e frios para os clientes, e para tornar atrativo, a cada dia os pratos são inspirados na gastronomia regional ou internacional, sendo:
-  Segunda e quinta: comida italiana.
-  Terça e sábado: comida árabe.
-  Quarta e sexta: comida chinesa.
-  Domingo: comida francesa.
 
Dessa forma, em cada um desses dias existem particularidades em ingredientes utilizados e pratos a serem elaborados. Para executar o cardápio do dia, a empresa precisa se estruturar com antecedência, tanto no pedido de compras como em todo pré-preparo necessário, visto que muitos preparos são elaborados, ou seja, dependem de uma sequência de etapas, que exigem também cuidados no controle de qualidade.
No caso da terça e sábado, dia da culinária árabe, é servida carne de cordeiro, sendo usada especificamente nestes dias para o preparo do “Arroz de carneiro”. A carne de cordeiro é recebida refrigerada no dia anterior ao seu pré-preparo, que geralmente ocorre com alguns dias de antecedência do dia do serviço. Após a retirada de aparas, esta é mantida em um marinado (composto de azeite de oliva, vinagre, cebola roxa, alho, pimenta síria e outras ervas aromáticas da culinária árabe) por 2 horas para tempero. Em seguida é cozida na panela de pressão ao ponto de conseguir desfiar. Após esse período, é embalada em saco plástico e congelada, sendo necessário estar descongelada para ser usada com o arroz.
 
Para ser servida no almoço, a carne de cordeiro cozida e desfiada é adicionada ao arroz também já cozido, juntamente com os outros ingredientes para montagem e finalização.
Além de trabalhoso, este preparo requer cuidados operacionais e gerenciais, visto que, por se tratar de um restaurante comercial, a clientela é variada e a carne de cordeiro é servida apenas nos dias identificados. É necessário ter uma determinada quantidade de carne já cozida e previamente descongelada o suficiente para servir o almoço, porém não deve ser em demasia visando ao controle do desperdício e ao recongelamento dela.
 
Considerando essa situação exposta, como você, nutricionista, estabeleceria o fluxograma das etapas do preparo desta carne visando à segurança do alimento? Explique detalhadamente o passo a passo (do recebimento da matéria-prima à distribuição da carne usada preparada, incluindo as sobras), com seus respectivos critérios de qualidade necessário. Cite ao menos dois requisitos de qualidade nas etapas como temperaturas mínimas ou máximas, binômio tempo X temperatura e critérios sensoriais.
 
Além disso, considerando que em um determinado dia grande parte do que foi descongelado não foi servido, 2

Outros materiais