Buscar

Português Instrumental 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Português Instrumental_2022 [9
Nota 08
Questão 01
Um memorando desempenha o papel do ofício ou da carta, entretanto, restringe-se ao ambiente interno da empresa. Dessa maneira, qual a finalidade de um memorando? Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que responde corretamente a pergunta apresentada.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Comunicar algo a um setor ou departamento de uma empresa.
Questão 02
______________ é um documento normalmente emitido pelo departamento financeiro para um fornecedor, declarando o compromisso de pagar determinada quantia em datas previamente pactuadas. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que define o documento apresentado na questão.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)
Nota promissória.
Questão 03
Observando as partes que compõem os elementos textuais, relacione as definições a cada etapa de sua construção.
I ?     Serve para resumir o efeito prático do desenvolvimento do trabalho.
II ?   Núcleo do texto que discorre sobre a exposição ordenada e detalhada do objeto de estudo.
III -  Deve discorrer, sucinta e concisamente acerca do tema de estudo, visando à contextualização e posterior delimitação do conteúdo ao centro do estudo.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)I. Introdução; II. Desenvolvimento;  III. Conclusão.
Questão 04
Para elaboração de um Ofício alguns elementos devem existir em sua estrutura. A fórmula genérica, com alguns campos a preencher, considerando a possibilidade de usar papel timbrado, se sua empresa tiver um, com a marca. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que se apresenta de maneira incorreta quanto à elaboração de um ofício.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Como se trata de um documento oficial, a identificação deve ser suprimida, mantendo o sigilo da informação.
Questão 05
Para escrever uma Redação Técnica é necessário cumprir algumas exigências, pois dependendo do tipo e finalidade da Redação Técnica deve haver um conjunto de elementos específicos. Dessa maneira, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contém um elemento que uma circular não deve apresentar.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Destinatário específico.
Questão 06
Os documentos corporativos redigidos no dia a dia de uma empresa ou repartição pública seguem um padrão. Existem elementos que não podem faltar na hora da redação desses documentos. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta elementos de um documento.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Identificação do signatário.
Questão 07
O Memorando é o documento mais corriqueiro a ser elaborado e tramitado no dia a dia da corporação, pois se estabelece como fluxo de comunicação entre departamentos e setores de uma única organização. Sendo assim, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que se apresenta corretamente.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Desempenha o papel de uma circular.
Questão 08
Entre os vários tipos de Redação Técnica, existe um documento expedido por um funcionário ou dirigente cuja finalidade é emitir um parecer sobre algo em relação ao solicitante. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta corretamente a definição do documento descrito na questão.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Declaração.
Questão 09
Conquanto seja possível a sua utilização até mesmo em empresas privadas, é nos órgãos públicos que há a obrigatoriedade de que sejam seguidas algumas regras, visando estabelecer um trato formal entre duas entidades. Por isso, o uso do Ofício é obrigatório. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que define corretamente o Ofício.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)São documentos de comunicação entre autoridades e particulares ou de particulares entre si.
Questão 10
É um trabalho acadêmico ou científico que trata, geralmente, de exigência institucional, oriunda de agências de fomento ? no caso, de bolsas - ou de financiamento de projetos. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta a definição correta para a descrição apresentada na questão.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)
Relatórios técnicos de pesquisa.
Finalizar Avaliação
Pincel Atômico - Sistema de

Outros materiais