Buscar

Estudo dirigido Escritores da Liberdade - RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade - Estudo Dirigido (obra cinematográfica: Escritores da Liberdade)
1- Você acredita que a professora G (Sra. Erin Gruwell) era uma educadora, com chamado vocacional? Por quê? Descreva algumas cenas que revelam esse perfil profissional.
A professora G era sim uma educadora com um chamado vocacional, ela era uma professora que amava o que fazia, onde não quis seguir uma carreira mais “favorável”, como seu pai gostaria que ela tivesse feito, para mudar a vida dos alunos que precisavam realmente de uma professora como ela. Sra. Erin Gruwell colocava sua profissão e seus alunos em primeiro lugar, a ponto de ir contra a direção da escola, conseguir outros empregos, e até desfavorecer seu casamento para que seu objetivo de educar aqueles jovens pudesse ser concluído.
2- Há um momento da trama, cujo teor evidencia uma forma avaliativa coerente, livre e que estimula o interesse e autonomia intelectual dos alunos, transcendendo a concepção de que avaliar é classificar ou aferir uma média. Sendo assim, descreva tal momento, bem como justifique essa escolha. Não obstante, apresente o sentido de avaliação no âmbito escolar, sob sua acepção.
A professora busca uma maneira de fazer com que seus alunos participem da aula de alguma forma, então busca entender o contexto que eles estão inseridos, e fazer sua aula em função disso. Um método que ela aplicou para incentiva-los a escrever e ao mesmo tempo para ela conhecer cada um deles, foi o diário que cada um deveria escrever suas histórias, expressar seus sentimentos, alegrias, opiniões, enfim, contar suas vidas. No diários eles poderiam escrever qualquer coisa, a única regra era escrever todos os dias alguma coisa, e além disso, era da escolha dos alunos se a professora poderia ou não ler suas histórias. Esse método conquistou os alunos, que ficaram engajados com a proposta. A proposta não buscava taxar nenhum deles, mas sim valorizar cada um, considerando tudo que está envolvido na vida deles. 
3- - Cite três ações metodológicas (estratégia de ensino) adotadas pela Sra. Erin Gruwell que revelam coerência didática e êxito em mobilizar a turma 203 na direção do "aprender a aprender".
· O diário preenchido por cada um; 
· A indicação de livros que conversavam com a realidade que era vivida pelos alunos, prendendo a atenção deles na leitura;
· Visitas fora do ambiente escolar, como a visita ao museu do holocausto, o que teve como consequência aos alunos um impacto no modo de ver e valorizar a vida.
4- Cite uma cena do filme cujo teor denote um tipo de aprendizado moral e ético, mesmo que as sanções (punições) alcancem patamares extremos.
Uma trama do filme mostra a situação vivida pela aluna Eva, que desde pequena vendo seu pai sendo preso por nenhuma razão, pensava que independente da situação ela deveria defender os seus. Em uma cena, um dos seus mata um homem, mas a culpa acaba caindo em outro aluno que estava envolvido na situação, e Eva como testemunha deveria confirmar o assassino, mentindo sobre o que viu para proteger o homem que era da sua “gangue”. Após todas as experiencias vividas nas aulas com a professora G, ela acaba optando em falar a verdade e entregar um dos seus, mesmo que isso poderia fazer com ela ela fosse morta, o que acaba não acontece apenas por respeito ao pai dela.
5- Apresente sua opinião sobre o filme e relacione-o com Educação física, em especial no que se refere a prática escolar.
O filme busca evidenciar a situação das escolas americanas junto com a grande segregação racial que acontece nos Estados Unidos, onde alunos menos favorecidos não mereciam uma boa educação, uma boa escola, eram tratados como qualquer um. A ação da professora mostra que não devemos apenas seguir o que o currículo nos diz, e que devemos nos adequar ao que cada turma precisa, entender em que situação aqueles alunos estão e em que contexto eles estão envolvidos. A educação física não foge disso, pois tem a mesma importância que todas as outras matérias, devemos estabelecer nossos métodos através levando em consideração a opinião dos alunos, buscando mais a participação dos mesmos.
6-

Outros materiais