Buscar

CONSTRUÇÃO DA CAPACIDADE AERÓBICA, FLEXIBILIDADE E FORÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O consumo de oxigênio reflete a taxa máxima de oxigênio que pode ser captado, fixado, transportado e utilizado pelo organismo durante um esforço máximo, representando o sistema cardiovascular e a capacidade de extração do oxigênio do sangue pelo músculo.
Pensando nisso, qual teste é útil para a medida direta do consumo máximo de oxigênio?
Ergoespirometria.
A execução do teste baseia-se em percorrer uma pista ou corredor plano, de 20 a 30 metros de comprimento, andando o mais rápido possível, durante seis minutos. Durante o teste, devem ser pronunciadas palavras de incentivo pelo fisioterapeuta. Conforme essa descrição, identifique o teste e marque a alternativa que aborda a variável de desfecho deste.
Distância percorrida.
A capacidade aeróbia é um dos fatores mais importantes na promoção de saúde​​​​​​​. Nesse sentido, o teste de corrida vai-e-vem e a bateria de testes FitnessGram avaliam essa capacidade, sendo comumente usados em:
crianças.
Teste no qual o indivíduo é submetido ao estresse físico programado e personalizado a fim de avaliar respostas clínicas, eletrocardiográficas e hemodinâmicas, sem avaliar a resposta ventilatória. Essa definição se refere a que tipo de teste?
Ergometria.
O teste de esforço cardiopulmonar envolve a escolha do ergômetro e do protocolo adequado, e o indivíduo deve realizar o teste com duração ótima em torno de 10 minutos, variando de 8 a 12 minutos. Das alternativas a seguir, qual apresenta um critério para interrupção desse teste?
Solicitação do paciente por cansaço.
Uma molécula de glicose é transformada em duas de piruvato, que tomam caminhos diferentes dependendo da intensidade e da duração da atividade realizada. Nesse caso, as moléculas de piruvato migram para a mitocôndria e produzem energia suficiente para a atividade ser desenvolvida a partir da glicólise aeróbica. Quais os processos que ocorrem dentro da mitocôndria que são responsáveis pela geração de energia?
Ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
A alimentação é fonte de todos os substratos energéticos que serão oxidados para a produção de energia e para a manutenção de outros fatores necessários para esse processo, como coenzimas. Temos, por exemplo, que o metabolismo fermentativo (glicolítico anaeróbio) utiliza exclusivamente a glicose, proveniente sobretudo dos carboidratos. E no metabolismo aeróbico, quais substratos são, preferencialmente, utilizados para a produção de energia? E qual é sua fonte principal?
Ácidos graxos, tendo os lipídios como sua fonte principal.
Diferentes locais da célula serão responsáveis por abrigar processos químicos diversos relacionados à produção de energia. No primeiro local, ocorre a glicólise, a qual passa por aproximadamente dez reações químicas até chegar ao piruvato. No segundo local, acontece a glicólise aeróbica, com a quebra da molécula de piruvato em aproximadamente oito processos dentro do ciclo do ácido cítrico. Finalmente, os elétrons de hidrogênio entram na cadeia respiratória para finalizar com essa produção. Indique em quais lugares da célula acontecem esses processos, na ordem em que foram apresentados.​​​​​​​
No citosol, na matriz mitocondrial e na crista mitocondrial.
O ciclo do ácido cítrico compreende oito reações que irão, entre outras coisas, gerar energia e reduzir coenzimas que serão utilizadas na fosforilação oxidativa para a produção de mais energia. Com relação ao saldo de substratos passíveis de produzirem energia no ciclo do ácido cítrico, qual é a quantidade de coenzimas reduzidas e de GTP gerado para cada molécula de acetil-CoA que é metabolizada?
3 NADH; 1 FADH e 1 GTP.
1. A respiração celular é um processo de combustão, no qual é utilizado o oxigênio durante o catabolismo dos nutrientes. Esse processo ocorre em específico nas mitocôndrias, conhecidas como as fábricas de energia. Como todo processo de respiração, existem subprodutos da queima de combustíveis (nutrientes).
2. Com relação ao metabolismo dos ácidos graxos e dos carboidratos, de maneira aeróbica, quais subprodutos serão formados no ciclo do ácido cítrico e na cadeia de transporte de elétrons que são exalados pela nossa expiração?
CO2 e H2O.
Durante uma maratona (mais de 2 horas), quanto ao ciclo de Krebs, é INCORRETO afirmar que:
Consiste na conversão de piruvato em lactato.
Exercícios de baixa e moderada intensidade e de longa duração utilizam o sistema aeróbico principalmente como rota metabólica. O metabolismo aeróbico de uma molécula de glicose resulta na produção de:
Aproximadamente 38 ATP.
A principal função do ciclo de Krebs é:
Completar a oxidação de carboidratos, lipídios e proteínas.
A grande parte dos elétrons que entram na cadeia respiratória, responsável pela fotofosforilização oxidativa (que gera a ressíntese de ATP), é oriunda:
Da NADH e da FADH formadas no ciclo de Krebs.
Observe o esquema resumindo as principais etapas envolvidas no metabolismo energético. Questiona-se: em uma maratona (42 km, aproximadamente 2 horas e 15 minutos), a maior parte da energia total despendida por um recordista, nos primeiros 40 minutos de prova, deverá originar-se da atividade metabólica ocorrida nas etapas de número:
2 e 5.
Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é uma condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. 
 Marque a resposta correta:
Homeostase
As alterações na homeostase são indispensáveis para a manutenção do funcionamento correto do organismo diante de um exercício físico. Sobre esses mecanismos de homeostase, assinale a alternativa correta.
As catecolaminas contribuem para que o glicogênio seja encaminhado do fígado para a corrente sanguínea.
É propriedade de um sistema aberto, especialmente dos seres vivos, regular o seu ambiente interno, de modo a manter uma condição estável mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico, controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados. O termo homeostase é usado em referência à capacidade do organismo de manter o meio interno em equilíbrio. Esse termo foi criado por:
Walter Cannon.
O equilíbrio interno é conseguido graças a uma série de processos fisiológicos distintos que acontecem em nosso organismo de forma organizada. Os sistemas trabalham de maneira constante para conseguir, por exemplo, que substâncias tóxicas não se acumulem no corpo e que nutrientes sejam levados a todas as partes do organismo.
Entende-se por meio interno:
 os fluidos que circulam por nossas células.
Homeostase é a tendência a resistir a mudanças a fim de manter um ambiente interno estável, relativamente constante.
​​​​​​​O organismo é capaz de manter o equilíbrio do meio interno quase constante. Para garantir esse equilíbrio, denominado de homeostase, o corpo conta com dois sistemas principais: Homeostase é a tendência a resistir a mudanças a fim de manter um ambiente interno estável, relativamente constante.
​​​​​​​O organismo é capaz de manter o equilíbrio do meio interno quase constante. Para garantir esse equilíbrio, denominado de homeostase, o corpo conta com dois sistemas principais:
sistema endócrino e sistema nervoso.
A conceituação em torno da flexibilidade ora se baseia como componente da capacidade funcional, ora na condição de método de treinamento em si. Refletindo sobre essas possibilidades de conceituação, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I - A flexibilidade é uma valência física, assim como a força, equilíbrio e coordenação.
II - A flexibilidade pode ser obtida pelo treinamento para além do arco articular, enquanto o alongamento consiste em determinado treinamento submáximo da flexibilidade.
III - Flexibilidade e alongamento são antônimos.
IV - Flexibilidade e alongamento são sinônimos.
I e II estão corretas.
Refletindo acerca da proposição de um treinamento resistido para o desenvolvimento de força, pode-se assumir que:
I - O treinamento concorrente de flexibilidade e forçasão benéficos ao desenvolvimento de ambas as valências.
II - O treinamento concorrente de flexibilidade e força promove flexibilidade e impede força.
III - O treinamento dessas valências deve seguir em sessões separadas preferencialmente.
IV - O treinamento de flexibilidade pode promover os ganhos de força, sobretudo, pela relação do aumento da amplitude de movimento e desenvolvimento de força.
Apenas III e IV estão corretas.
Refletindo sobre os sistemas de treinamento em geral e os componentes da capacidade física, é possível inferir que, em qualquer sistema de treinamento, as valências comuns são:​​​​​​​
fortalecimento e flexibilidade.
A flexibilidade consiste em uma valência física importante para o bom desempenho das atividades de vida diária dos indivíduos, bem como variável significativa dentro de determinado sistema de treinamento. Os principais métodos de treinamento da flexibilidade são:​​​​​​​
estático, balístico e FNP.
Sobre os métodos de treinamento da flexibilidade, é possível identificar aqueles com risco de lesão mais alto em relação a sua eficácia. Classifique os métodos de treinamento de flexibilidade de acordo com o risco de lesão e eficácia de modo hierárquico.​​​​​​​
Ativo (baixo risco, eficaz), passivo (alto rico, eficaz) e FNP (alto risco, muito eficaz).

Outros materiais