Buscar

CICLO 2_DEZ_EVOLUCAO_TEMPLATE pdf

Prévia do material em texto

TEMA DA AULA: EVOLUÇÃO
PROFESSOR (A): Júlia Bertoti
OBJETIVO DA AULA: Observar a ação da Seleção Natural sobre espécies, utilizando um simulador. 
EXPERIMENTO 1: Evolução e Seleção Natural: o uso de simulador para observação do fenômeno
OBJETIVO: Observar a ação da Seleção Natural sobre espécies, utilizando um simulador. 
MATERIAIS E MÉTODOS:
· REGISTROS DA AULA (CAPTURA DE TELA DA AULA DURANTE A MONTAGEM/EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO COM RESPECTIVA LEGENDA) – 2 a 3 imagens. 
PROTOCOLO DA ATIVIDADE 
	Abra o simulador (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/natural-selection ). Opte pela versão LAB. 	
· Com o simulador zerado, forme um casal de coelhos. Aguarde a geração 3. 
· Agora, faça alterações para que a população de coelhos brancos seja substituída por uma população de coelhos marrons. Apresente a seguir suas escolhas, para o resultado esperado ser observado:
Comida escassa e lobos no território. 11º geração todos os coelhos estavam marrons.
· Responda: Que vantagem os coelhos com pelo marrom tinham sobre os coelhos brancos?
	Aguentar a falta de comida, coelho branco é um alvo mais fácil pro lobo, pois ele tá mais fraco por falta de comida.
· De forma aleatória, selecione um coelho marrom da geração 5. Apresente a linhagem e descreva, através das gerações, a possibilidade de um casal de coelhos brancos ter originado um coelho marrom.
	Nenhuma
· Apresente print da tela com a geração parental, geração 1 e geração alvo (todos os coelhos marrons)
· ZERE O SIMULADOR
Com a geração alvo, de todos os coelhos marrons, mude as condições climáticas para INVERNO, clicando no botão . Observe algumas gerações e, registre a seguir o que aconteceu com a cor da pelagem dos coelhos.
Aumento da população de coelhos brancos, pois eles se adaptam melhor.
ATENÇÃO! NÃO DEIXE OS COELHOS DOMINAREM O MUNDO! SE ISSO ACONTECER, RESETE O SIMULADOR!
· 
Resete o simulador, utilizando o 
· Forme um novo casal de coelhos. Aguarde a geração 3. 
· Mude as condições e mutações para que você acabe com uma população de coelhos inteiramente brancos com dentes longos. Apresente a seguir suas escolhas, para o resultado esperado ser observado
	Dentes longoscomo dominante e depois reduzi a comida e deixei ela escassa. 
· Apresente uma possibilidade de extinguir essa população de coelhos brancos com dentes longos. 
Dentes curtos como dominante e alimentação a vontade, soltar os lobos as vezes.
· Apresente print da tela com a geração parental, geração F1 e geração alvo (todos os coelhos brancos com dentes longos)
ATENÇÃO! NÃO DEIXE OS COELHOS DOMINAREM O MUNDO! SE ISSO ACONTECER, RESETE O SIMULADOR!
ANÁLISE DOS RESULTADOS
	Apresente em forma de texto discursivo autoral (entre 1.500 e 3.000 caracteres), respostas às perguntas a seguir:
· Que exemplos de variação estiveram presentes na simulação? Qual foi a causa desta variação?
	Variação, herança, seleção natural, adaptação, mutações e extinção.
· Que exemplos de herança estiveram presentes na simulação?
	A herança é o processo pelo qual as características dos pais são transmitidas aos filhos. No caso dos coelhos, a cor da pelagem é uma característica hereditária. Na primeira simulação, observamos que os coelhos marrons, que são mais vantajosos em um ambiente com comida escassa, tiveram mais chances de sobreviver e se reproduzir. Como resultado, a proporção de coelhos marrons na população aumentou. Já na segunda simuação, observamos que os coelhos brancos, que são mais vantajosos em um ambiente com neve, também tiveram mais chances de sobreviver e se reproduzir. Como resultado, a proporção de coelhos brancos na população aumentou.
· Que exemplos de sobrevivência/sucesso reprodutivo desiguais estavam presentes na simulação?
	A seleção natural é um processo que leva à seleção de características vantajosas. Nesse processo, os indivíduos com características vantajosas têm mais chances de sobreviver e se reproduzir, transmitindo suas características aos seus descendentes. Na primeira simulação, observamos que os coelhos marrons, que são mais vantajosos em um ambiente com comida escassa, tiveram mais chances de sobreviver e se reproduzir. Como resultado, a proporção de coelhos marrons na população aumentou. Na segunda simulação, observamos que os coelhos brancos, que são mais vantajosos em um ambiente com neve, também tiveram mais chances de sobreviver e se reproduzir. Como resultado, a proporção de coelhos brancos na população aumentou.
· Que exemplos de adaptação estiveram presentes na simulação?
	A adaptação é o processo pelo qual uma espécie se torna melhor adaptada ao seu ambiente. Isso pode ocorrer por meio de mudanças na frequência de características hereditárias, ou por meio de mudanças no próprio ambiente. Na simulaçao 1, os coelhos marrons foram selecionados porque eram mais vantajosos em um ambiente com comida escassa. Eles são mais camuflados e, portanto, menos propensos a serem predados. Essa mudança na frequência da cor da pelagem é um exemplo de adaptação. No simulação 2, os coelhos brancos foram selecionados porque eram mais vantajosos em um ambiente com neve. Eles são mais facilmente vistos pelos predadores, mas são menos visíveis na neve. Portanto, os duas simulações demonstraram a importância da seleção natural na adaptação das espécies. As características vantajosas são selecionadas, e as populações se tornam mais adaptadas ao seu ambiente. As populações evoluem e se adaptam ao seu ambiente.
· Todas as mutações são benéficas? Forneça evidências da simulação para apoiar sua resposta.
	Não, nem todas as mutações são benéficas. Algumas mutações podem ser prejudiciais, levando a doenças ou outras condições debilitantes. Outras mutações podem ser neutras, não tendo nenhum efeito perceptível na sobrevivência ou no sucesso reprodutivo de um indivíduo. Na terceira simulação vemos um exemplo demutação prejudicial. Como resultado, a população de coelhos com dentes longos diminuiu ao longo do tempo, até desaparecer completamente.
IMPORTANTE: No decorrer do texto, utilize as normas da ABNT quanto citações e referências bibliográficas consultadas. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (NORMAS ABNT)
CORDEIRO, S. T.P. Evolução Biológica: atualizações na linha do tempo da teoria da evolução. Curitiba: Intersaberes, 2020.
DARWIN, C. A origem das espécies e a seleção natural. São Paulo: Leopoldo Editora, 2010.
RIDLEY, Mark. Evolução. Porto Alegre: Grupo A, 2011.

Continue navegando