Buscar

Avaliação A1 CENÁRIOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação A1
Resposta: 
a) Em que sentido pode-se afirmar que a Crise de 1929 constitui-se como uma contradição do Sistema Capitalista?
R: Pode-se afirmar que a Crise de 1929 constitui-se como uma contradição do Sistema Capitalista por criar uma falsa sensação de prosperidade que, nitidamente estava ampara por um sistema econômico extremamente frágil e sua contradição confirmou-se após a necessidade da uma intervenção, já que o sistema capitalista acreditava que o livre mercado seria capaz de se restabelecer sem a intervenção do estado. Essa conclusão nos faz ter a certeza de que a busca constante por acumulação de capital e lucro pode levar a crises cíclicas. 
b) Por que a Crise de 1929 significou também uma crise no liberalismo como um todo? Como isso se relaciona com o pensamento econômico liberal de Adam Smith?
R: A Crise de 1929 significou também uma crise no liberalismo como um todo especialmente pelo pensamento econômico liberal de Adam Smith que na sua teoria, defendia a intervenção mínima do estado na economia já que seu objetivo era aumentar a riqueza e o poder nacional deixando as coisas andarem seu curso natural. 
E essa teoria foi questionada diante da Crise de 1929, já que o mercado se mostrou incapaz de se autorregular sem que houvesse uma de intervenção do estado para evitar um colapso econômico e com isso, ocorreu uma revisão sobre as ideias liberais, abrindo espaço para novas questões econômicas, resultando em uma crise no liberalismo ao todo já que as teorias apresentadas não seriam capazes de solucionar o problema que estavam enfrentando, dando espaço para outras e novas ideias intervencionais. 
c) Trate sobre as medidas econômicas e políticas adotadas pelos governos para fazer frente ao problema da crise, em especial aquelas relacionadas ao intervencionismo. Por que elas foram importantes?
R: As medidas econômicas e políticas adotadas pelos governos foram importantes porque evitaram que a crise se aprofundasse e contribuíram com a recuperação econômica, mostrando também que, o Estado deve intervir para evitar e corrigir falhas do mercado que possa causar instabilidade econômica e social.
As principais medidas adotadas foram:
Controle sobre bancos e instituições financeiras e econômicas;
Construção de obras de infraestrutura para a geração de empregos e aumento do mercado consumidor;
Concessão de subsídios e crédito agrícola a pequenos produtores familiares;
Criação de Previdência Social, que estipulou um salário mínimo, além de garantias a idosos, desempregados e inválidos;
Incentivo à criação de sindicatos para aumentar o poder de negociação dos trabalhadores e facilitar a defesa dos novos direitos instituídos.
Suas dimensões:
Reformas econômicas e regulação de setores da economia;
Medidas emergenciais;
Transformações culturais; e
Nova pactuação política entre o Estado e fatores sociais.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/New_Deal

Continue navegando