Buscar

APX1 2022 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Juliana Martins de Sousa Matos
	Matrícula: 22116080194
	Polo: Piraí
 GABARITO da APX 1 – 2022.1
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Postar até dia 10 de abril às 18:00h
Coordenação: Profª Dra. Maria de Fátima Scaffo
Prezado(a) aluno(a), leia atentamente as instruções abaixo:
· Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras.
· Salve sua avaliação como WORD ou PDF para postar na plataforma.
Ótimo desempenho!
Questão 1 (Aula 6) – (2 pontos) 
Assinale abaixo V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
Segundo o texto Tecendo os fios da infância de Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade:
( V ) A infância tem-se constituído em um campo emergente de estudos para várias áreas do saber, porém focados em divergentes abordagens, enfoques e métodos, os quais determinaram distintas imagens sociais sobre as crianças. 
( F ) Na teoria pedagógica como a de John Locke, a qual a criança não é reconhecida como uma tábula rasa, como um “vir a ser”, devendo ser preenchida de conhecimentos necessários a sua formação enquanto força produtiva. 
( V ) A globalização da infância é hoje a resultante de processos políticos (por exemplo, por efeito da regulação introduzida por instâncias como a Unicef, a OIT, etc.), processos econômicos (por exemplo, a criação de um mercado global de produtos para a infância), processos culturais (por exemplo, a influência dos mitos infantis criados a partir das séries internacionais de televisão) e processos sociais (por exemplo, a institucionalização dos quotidianos da criança ou a difusão mundial da escola de massas).
( V ) A Sociologia da Infância tem contribuído para a quebra de paradigmas sobre a infância, reconhecendo-a “como um importante estágio do curso de vida, nem mais nem menos importante do que outros estágios”.
Questão 2 (Aula 07) – (2 pontos) 
Marque correta ou incorreta para o texto abaixo.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI destaca que a criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. [...] As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.
( X ) Correta
( ) Incorreta
Questão 3 (Aula 8) – (2 pontos) 
Correlacione as colunas abaixo.
A chegada da criança à escola é um momento rico de experiências, seja nas relações que estabelece com outras crianças, seja na continuidade da internalização dos aspectos referentes aos valores culturais, é nessa fase que aparece:
1. Pudor
2. Consciência moral
3. Animismo
4. Egocentrismo
( 3 ) Consiste no modo de funcionamento do psiquismo infantil em função do qual a criança atribui princípio de movimento, sentimentos, vontade e intenção às coisas inanimadas e aos animais. Frequentemente a criança pode, por exemplo, expressar a opinião de que uma cadeira é ruim por ser um obstáculo a alguma de suas ações; como também pode recorrer à mãe pedindo ajuda contra o vento que desarruma seu cabelo. Ainda muito atrelado ao animismo, há no pensamento infantil o antropomorfi smo, fenômeno que consiste em atribuir a forma humana aos objetos e animais
( 1 ) Sentimento desenvolvido a partir da internalização de princípios educativos calcados em normas do funcionamento cultural. As reações de pudor dirigem-se a determinadas partes do corpo que não devem ser expostas, a fi m de não causar constrangimento. A escolha das partes do corpo a serem ocultadas varia de acordo com as tradições das diferentes culturas, mas, via de regra, em quase todas é proibido exibir os órgãos genitais.
( 2 ) Corresponde à internalização pelas crianças dos limites que são apresentados no processo educativo. Em princípio, temos a renúncia imposta pela cultura acerca do prazer em manipular os excrementos como um dos fundamentos para a vida no âmbito social. Trata-se de uma instância crítica que regula os ímpetos do homem no sentido das exigências de realização imediata de suas ações. Representa, por assim dizer, um freio à autonomia devido ao fato de o homem encontrar-se, daí por diante, submetido às regras de convívio social.
( 4 ) Aspecto central do pensamento infantil, que consiste no fato de a criança referir todas as ocorrências a si própria. Trata-se, enfi m, de uma atitude espontânea que comanda a atividade psíquica da criança em seus primórdios e que subsiste em estado de inércia ao longo da vida, especialmente quando ocorre a passagem pela adolescência.
Questão 4 (Aula 9) – (2 pontos) 
Considerando as definições de Psicanálise, correlacione as colunas abaixo:
1. Histeria
2. Catarse
3. Recalque
4. Pulsão
( 4 ) Um dos conceitos mais importantes do corpo conceitual da Psicanálise. Corresponde à força constante que exige satisfação ou descarga na fronteira entre o que é psíquico e o que é somático.
( 1 ) Deriva do grego hysterus, que significa útero. Sua primeira utilização com a finalidade de definir anifestações sintomáticas, como paralisias, dormências, cegueiras, contrações musculares involuntárias, sem causa orgânica, foi atribuída a Hipócrates, pai da Medicina, na Grécia Clássica. Apesar do nome, os sintomas aparecem também em homens.
( 3 ) Traduzido equivocadamente por repressão (Unterdrückung), que corresponde, grosso modo, na transformação do material consciente em pré-consciente, enquanto o recalque transforma o material consciente em inconsciente. O recalque é considerado uma das pedras angulares da Psicanálise. Há o recalque original (Urverdrängung), que vai possibilitar o recalque propriamente dito. O primeiro dá origem ao inconsciente, o segundo é utilizado como defesa contra qualquer ideia, sobrecarregada de excitação, isto é, que produza angústia, quando a satisfação da pulsão, ao invés de produzir prazer, produz desprazer. É preciso ressaltar que o recalque incide sobre uma ideia e jamais sobre o afeto. Já a repressão pode incidir sobre o afeto, retirando-o da consciência e tornando-o pré-consciente.
( 2 ) Origina-se do grego katharsis, que significa expulsão violenta ou vômito. A ideia era fazer o sujeito expulsar de si as lembranças dolorosas, obtendo alívio e abrindo terreno para novas experiências de vida. 
Questão 5 (Aula 9) - (2 pontos)
Disserte sobre a afirmativa abaixo.
“A capacidade de suportar o aumento da excitação sem procurar imediatamente a descarga é o que possibilita à criança o processo de pensamento.”
R.: Entre o estímulo e a descarga se dá o intervalo do pensar, para transformar o desconforto em aprendizagem é preciso tolerar esse “mal-estar” dessa maneira promoveria a cultura. O aluno ao aprender a controlar suas pulsões poderia assim satisfazê-las, esse controle está relacionado ao tipo de educação que essa criança teria, sendo assim necessária, já que possibilita ao ser humano aprender e a controlar suas pulsões.

Continue navegando