Buscar

ATIVIDADE 1 - CRIOGENIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – CRIOGENIA
	A criogenia aborda a produção e os efeitos de temperaturas muito baixas (abaixo de -150°C), através da liquefação de gases permanentes como o oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e hélio.
	No processo de liquefação do ar, o ar é comprimido e com isso sofre aquecimento, ainda pressurizado, deixa-se o mesmo esfriar até atingir a temperatura ambiente novamente. Em seguida o ar comprimido segue para um trocador de calor, onde é resfriado. Quando o ar é expandido para a pressão atmosférica, a parte gasosa retorna ao trocador de calor para pré-resfriar o ar de alta pressão de entrada e em seguida segue para o compressor. A parte líquida é destilada para produzir oxigênio líquido, nitrogênio líquido e argônio líquido.
	Para obtenção de temperaturas mais baixas, utiliza-se o hélio, mas para isso necessita-se de mais estágios de expansão.
	O sistema Linde e Claude são parecidos em relação a obtenção de temperaturas baixas, pois em ambos processos o gás sofre expansão em mais de um estágio e pode utilizar-se refrigeração frigorífica no processo para otimização de resfriamento. A diferença entre eles é o que o Linde não executa trabalho externo quando o gás comprimido é expandido, já no Claude executa trabalho externo, como por exemplo uma turbina.
	O sistema Stirling, utilizado em máquinas produzidas pela Philips, é realizado um ciclo de refrigeração à gás que consiste em uma compressão, resfriamento até a temperatura ambiente, expansão e reaquecimento até a temperatura ambiente dentro de uma máquina que possui dois compartimentos, um de compressão e outro de expansão à diferentes temperaturas.
	O sistema cascata utiliza fluidos com pontos de ebulição progressivamente menores, onde cada fluido é utilizado como meio de refrigeração para condensar o fluido de ponto de ebulição imediatamente inferior.

Outros materiais