Buscar

Exercícios - Tema 3 -Aplicações de sistemas de informações e áreas funcionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A respeito da evolução dos Sistemas de Informação, é correto afirmar que:
Resposta correta.
A. 
Na década de 60 surgiram os Sistemas de Informação, que tinham a função de processamento de registro de dados simples.
As principais funções dos Sistemas de Informação são: dar apoio operacional, tático e estratégico às organizações. A respeito do surgimento cronológico dessas tecnologias, foi na década de 60 que emergiram os sistemas para simples registros das operações e transações organizacionais, e logo em seguida, na mesma década, os Sistemas de Informações gerenciais. Na década de 70 surgem os Sistemas de Apoio à Decisão, e em meados dos anos 90, os Sistemas Integrados de Gestão, que tinham como função integrar dados das mais diversas áreas em uma única base de dados. Foi somente nos anos 2000 que os SI baseados em Internet começaram a se desenvolver.
2. Na secretaria de educação de um município os dados não são informatizados. Busca-se a compra de um Sistema de Informação (SI) para organizar a secretaria. Precisam de uma aplicação para realizar o registro das matrículas por escola, série, por tipo de ensino (fundamental e médio), de professores, entre outras informações básicas. O SI deve ter relatórios padronizados para que seja mais fácil a identificação das vagas disponíveis, demanda, necessidade de contratação de professores, entre outras informações. O tipo de sistema a ser adquirido será:
Você acertou!
E. 
Sistema de Informações Gerenciais.
O SI mais adequado para a situação relatada é o Sistema de Informações Gerenciais, pois é possível, além de realizar os registros, relatórios pré-estabelecidos no sistema para apoiar a gestão. Os Sistemas de Apoio Executivo, de Apoio à Decisão e Especialista, são sistemas de apoio à alta gestão, mais sofisticados. Nos dois primeiros o usuário final tem a possibilidade de formatar as informações de acordo com a sua necessidade, monitorando os dados organizacionais, e o sistema especialista simula a inteligência de um especialista em uma área específica.
3. Sobre o ERP, é correto afirmar que:
Você acertou!
D. 
são sistemas que utilizam uma base de dados única, organizado em módulos integrados.
Os ERPs são sistemas integrados, organizados em módulos, em que as informações conversam entre si, ofertando ao gestor a visão geral da organização. São os Sistemas de Apoio à Decisão que se utilizam de dados semiestruturados e não estruturados, proporcionando a geração de cenários para posterior análise. Já o sistema responsável pela gestão do conhecimento organizacional é Sistema de Gestão do Conhecimento. Por fim, o Sistema de Controle de Processos é aquele responsável pelo monitoramento e controle de processos físicos.
4. Um gestor público precisa desenvolver um plano para estabelecer tempos de reação para possíveis situações de calamidade pública. Isto pode ser obtido por meio da ajuda de Sistemas de Informação. Assinale a alternativa que apresenta o SI mais adequado.
Resposta correta.
B. 
Sistema de Informações Geográficas.
O Sistema de Informações Geográficas apresenta, por meio de gráficos, dados que podem apoiar os gestores públicos sobre decisões estratégicas em situações de urgência, inclusive determinando o tempo de reação. Os Sistemas de Processamento de Transações são os sistemas de informação para simples registros de transações que ocorrem nas organizações, como, por exemplo, movimentação de estoque. O Sistema de Suporte a Operações foi criado para dar suporte ao registro de informações do cotidiano de uma empresa, como o registro de pedidos. O Sistema de Gestão Estratégica apoia serviços estratégicos da organização e o Sistema Especialista oferece recomendações por meio de simulação do raciocínio humano.
5. Assinale a alternativa correta sobre os Sistemas de Apoio ao Processo Decisório:
Você acertou!
C. 
São sistemas que utilizam dados semiestruturados e não estruturados, e realizam simulações a partir da utilização de modelos.
Os Sistemas de Apoio à Decisão utilizam dados semiestruturados e não estruturados, realizando simulações em que usam modelos e apresentam possibilidades de situações aos gestores. Via de regra, esse tipo de sistema dá suporte às decisões de nível estratégico de uma organização. São exemplos desse tipo de sistema os Sistemas de Informação Geográfica, os Sistemas de Apoio à Decisão do Cliente e os Sistemas de Apoio ao Executivo. Os sistemas que auxiliam na gerência de nível médio com relatórios padronizados e que apoiam na interação entre equipes são, respectivamente, Sistema de Informação Gerencial e Sistema de Automatização de Escritório.

Outros materiais