Buscar

avaliação-2- Metodologia do ensino de música

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 "Minha visão, construída a partir das possibilidades que meu trabalho me abriu nestes últimos quinze anos e à luz da metáfora que utilizo para desenvolver este texto, é a de que só estamos de fato incluídos num determinado fazer musical quando somos afetados por ele e, principalmente, quando o afetamos" (CIAVATTA, 2012 p. 178). O trecho apresentado é do educador musical brasileiro Lucas Ciavatta, autor do método "O Passo". Sobre esse método, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CIAVATTA, Lucas. A gota de óleo é o copo d'água. In: A Música na escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.
A
É um método baseado no movimento corporal e foi influenciado no fazer musical popular.
B
Assim como Kodaly, Ciavatta baseou seu método no canto, dando a forma coral um peso muito significativo.
C
O Passo foi diretamente influenciado pelo Canto Orfeônico idealizado por Villa-Lobos, por isso, o canto é o aspecto fundamento do método, independente do movimento corporal.
D
Lucas Ciavatta estruturou seu método em contraposição ao trabalho de Dalcroze, considerando o trabalho do educador húngaro como antiquado.
2Diversas propostas metodológicas tornaram-se conhecidas e aplicadas no mundo todo em função de sua coerência e alinhamento com novos modos de pensar sobre o ensino de música. O que grande parte das propostas desenvolvidas no século XX apresentam em comum é a revisão dos modelos de ensino praticados em períodos anteriores, ou seja, aqueles modelos de educação musical que focalizavam a formação do instrumentista, reprodutor de um repertório vinculado a uma tradição musical, a partir de concepções fortemente arraigadas na questão do talento e do gênio musical (FIGUEIREDO, 2012 p. 85). Sobre os educadores que desenvolveram essas propostas inovadoras, analise as sentenças a seguir: 
I- Émile Jacques-Dalcroze criou um método de musicalização que relaciona a música ao movimento corporal, que tem a eurritmia como um de seus principais conceitos. 
II- II- Zoltán Kodály criou, a partir do cenário das grandes cidades, o conceito de paisagem sonora.
III- III- Carl Orff criou um referencial instrumental para uso nos exercícios de improvisação orientada que são parte de seu método. 
IV- IV- Heitor Villa-Lobos criou o canto orfeônico no Brasil, um método que utilizava o canto coral como principal ferramenta, muito influenciado pelo folclore nacional. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: FIGUEIREDO, S. L. F. A educação musical do século XX - os métodos tradicionais. In: A Música na escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
3Como nosso colonizador, Portugal não poderia deixar de ter uma grande influência sobre nossa cultura. A vinda dos jesuítas e da família real ao Brasil foram de importância crucial para nossa formação cultural e musical. Quanto à contribuição portuguesa para nossa música, analise as sentenças a seguir: I- O violão, embora seja um instrumento com origem Espanhola, chegou ao Brasil por influência Portuguesa. II - O cavaquinho e a rabeca são instrumentos introduzidos pelos portugueses na cultura brasileira. III- A quadrilha junina é uma dança de origem portuguesa já presente no Brasil colonial. IV- As cantigas de ciranda e a catira são danças tipicamente portuguesas. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
4O professor e teórico húngaro Émile Jaques-Dalcroze foi um importante precursor de uma linha pedagógica que pensa o movimento corporal como elemento central na musicalização. Sobre as ideias de Dalcroze, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) O método "O Passo" de Lucas Ciavatta foi inspirado no método de Dalcroze, visto que também é fundamentado no movimento corporal. 
( ) Eurritmia é um conceito central na teoria de Dalcroze e de modo geral significa que os sons musicais estão diretamente ligados ao movimento corporal.
 ( ) Dalcroze não acreditava ser possível traduzir as obras clássicas em movimentos corporais.
 ( ) Dalcroze considerava que a música tinha uma dimensão que organizava o todo musical, esse fator para ele seria o ritmo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - V - F - V.
C
V - F - V - F.
D
F - V - F - V.
5O manossolfa foi um método que, resgatado por Kodaly do solfejo Medieval, consiste em espacializar as alturas através de sinais manuais específicos para cada nota, permitindo uma conscientização da distância intervalar e uma melhora na afinação (MOLINA, 2012, p. 214). Sobre a metodologia Kodaly, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Kodaly combateu fortemente a ideia de nacionalismo em sua metodologia, acreditando que a música deveria trabalhar com uma visão universal de cultura. 
( ) No método Kodaly, parte da didática consiste em atividades de imitação em que o estudante repete as notas e intervalos que o professor cantou previamente. 
( ) Antes de praticar um exercício, Kodaly recomendava que se cantassem as alturas que seriam trabalhadas neste exercício.
 ( ) No método deste educador húngaro, as notas não são trabalhada por meio de seu nome, o professor trabalha apenas com intervalos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: MOLINA, G. R. Olga. Pré-alfabetização musical: duração e altura. In: A Música na escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.
A
F - V - V - F.
B
F - V - V - V.
C
V - V - F - F.
D
V - F - F - V.
6Carl Orff (Alemanha, 1895-1982) é autor de uma proposta que combina música e dança, trabalhando com o ritmo da fala, atividades vocais e instrumentais em grupo, com forte enfoque para a improvisação e a criação musical (FIGUEIREDO, 2012 p. 86). Com relação ao trabalho com a metodologia Orff, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: FIGUEIREDO, S. L. F. A educação musical do século XX - os métodos tradicionais. In: A Música na escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.
A
Orff recomendava apenas os movimentos rítmico-corporais não havendo espaço para instrumentos em sua metodologia.
B
O instrumental Orff é tradicionalmente composto por xilofones, metalofones, sinos e instrumentos de percussão.
C
O instrumental Orff é um instrumental que deve conter instrumentos típicos do folclore do país onde será utilizado o método.
D
Para Orff, o grande instrumento de musicalização deveria ser o canto coral.
7O antropólogo cultural Alan Merriam, em sua obra A Antropologia da Música (1964), criou uma série de categorias que buscavam apontar as funções da música nas sociedades. Uma dessas funções que ele atribuiu à música é de prazer estético. Acerca desta função da música, analise as sentenças a seguir: 
I- Estão envolvidas a estética do compositor e do ouvinte da música.
II- II- A sensibilidade estética é inata e não pode ser desenvolvida por meio da educação.
III- III- A estética é experienciada por meio dos sentidos, sentimentos e imaginação. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
8
Pretendemos formar professores para que esses sejam capazes de articular uma educação musical que estimule o prazer (vínculo), para instaurar a presença física e emocional de todos os envolvidos, possibilitar a participação efetiva (relação e implicação) e assim, então, estimular a produção de conhecimentos gratificantes em nível geral e pessoal (formação ampla do aluno e não simples transferência de informações por parte do professor). 
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Existe só uma maneira de entender como a música é usada na sociedade e na escola. É preciso auxiliar pessoas de todas as idades a compreenderem as muitas influências da música no comportamentohumano, bem como a única função da música na sociedade, que é entreter as pessoas.
B
O professor de música não precisa ser licenciado em música, podendo ser qualquer sujeito que saiba lidar com a música com autonomia. 
C
No contexto educativo, vemos que a música age no fortalecimento da educação musical estabelecendo uma  relação com a aprendizagem no sentido específico e único de auxiliar na memorização dos conceitos aprendidos. 
D
No processo educativo, o professor se transforma em educador, inverte-se a preponderância de uma formação para a música por uma formação pela música, tornando possível aos alunos habitarem um espaço de construção do sujeito, no qual sejam articuladas estratégias dinâmicas de aprendizado individual que favoreçam a identidade. 
9Com a superação do Etnocentrismo que classificava as culturas em graus de desenvolvimento crescente tendo a europeia como o maior nível, hoje, o educador musical deve pensar nas diferentes culturas como oportunidade de troca e de aprendizado por meio do novo e do que temos em comum. A música brasileira teve e ainda tem forte influência africana. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Influência africana rítmica. 
II- II- Influência africana de forma.
III- III- Influência africana de concepção do que é musica.
IV- ( ) No Brasil, muitas das manifestações musicais surgiram ligadas à dança.
V- ( ) O uso da síncope é típica do samba e da capoeira.
VI- ( ) A roda de samba é tradicional no Rio de Janeiro, nela um estribilho é repetido pelo grupo enquanto um e outro membro alternadamente improvisam as estrofes rimadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - II.
B
III - I - II.
C
I - II - III.
D
II - I - III.
10
A percepção e a consciência sonora são importantes habilidades a serem trabalhadas em todo o processo de educação musical. Escutar o entorno sonoro, anotar os sons e utilizá-los para atividades de composição ou improvisação são atividades coerentes com a teoria deste educador musical que trabalha com o conceito de “paisagem sonora”.
Sobre o nome do educador musical que cunhou o termo “paisagem sonora”, assinale a alternativa CORRETA:
A
Murray Schafer.
B
Keith Swanwick.
C
Hans-Joachim Koellreutter.
D
Émile Jaques-Dalcroze.

Continue navegando