Buscar

LESÕES MAIS FREQUENTES NOS ESPORTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Distensões e estiramentos são lesões frequentes em ambientes de prática esportiva, variando em gravidade. Lesões menos graves podem permitir que o indivíduo continue participando da atividade, enquanto que lesões mais graves são incapacitantes e necessitam de intervenção médica. Qual é o procedimento correto a ser adotado em casos de distensões e de estiramentos?
Aplicar compressas com gelo, por até quinze minutos, no local afetado. O membro pode ser elevado, para impedir a progressão da inflamação.
Cãibras são lesões musculares de menor gravidade, configurando-se como distúrbios neuromusculares que causam a contração da musculatura afetada. Sobre as cãibras, assinale a alternativa correta.
As cãibras são fenômenos neuromusculares causados por desbalanços eletrolíticos e energéticos, causados pela prática de atividade física intensa ou desidratação, na maioria das vezes.
As fraturas ósseas podem ser divididas em complicadas ou simples, sendo que a definição do tipo de fratura irá definir os cuidados emergenciais e médicos a serem adotados. A respeito das diferenças entre esses tipos de fraturas, assinale a alternativa correta.
Fraturas complicadas são caracterizadas por afetarem os tecidos vizinhos, podendo causar lesões em vasos sanguíneos, músculos e nervos. Quanto às  simples, apresentam somente traumas nos ossos, sem lesões associadas.
Os traumas indiretos, ou seja, aqueles causados pela transferência de força de um local para o outro, podem atingir as articulações. Alguns deles geram perda da congruência articular, devido à manutenção de uma posição que não permite a função dos movimentos realizados por aquela articulação. Como chamamos esse tipo de lesão?
Luxação.
A entorse é caracterizada com a perda momentânea da congruência ou da continuidade articular, ocasionada por um movimento brusco ou violento. Geralmente, essa lesão vem acompanhada de danos aos tecidos conectivos adjacentes, em especial os ligamentos articulares. A respeito dos primeiros socorros a serem oferecidos, assinale a alternativa correta.
O objetivo do tratamento da entorse é reduzir a inflamação. Para tal, poderão ser feitas compressas de gelo e proceder à elevação do membro
No basquetebol são requeridas ações globais sincrônicas de explosão corporal associadas à coordenação, flexibilidade e força, tanto de membros superiores quanto de membros inferiores e tronco. Em relação ao restabelecimento do posicionamento anatômico do ritmo escapuloumeral, é correto afirmar que:
Na fase 1, a escápula se move discretamente, com o ombro em elevação de até 30º. ​​​​​​​
A entorse do tornozelo geralmente acontece devido à flexão plantar combinada com a inversão do pé nos impactos com o solo e/ou nas “aterrissagens”. Ficam instáveis em especial o pé e o tornozelo, por exemplo, durante as corridas e saltos, ou durante os movimentos de corte. Sobre os graus de entorse do tornozelo, o que é correto afirmar em casos mais graves?
Incapacidade na sustentação de cargas.
O trabalho de propriocepção prioriza recuperar a sensibilidade de equilíbrio e estabilidade, visando a estabilização da postura. Os estímulos referentes à propriocepção são direcionados às áreas de inervação associadas à musculatura alvo. Um arco reflexo indica uma:
Propriocepção dinâmica e inconsciente.
No basquetebol há grande demanda de ações precisas com altas velocidades, desacelerações e muitos saltos, como ocorrem nos rebotes, arremessos e tocos. Nessa perspectiva, o sistema de jogo requer alto preparo, tendo em vista o suporte de cargas nos treinos e os períodos de competição. Trata-se de uma preocupação com as possíveis incidências de lesões. Durante corridas e saltos, qual movimento abaixo indica uma postura predisponente às entorses do tornozelo?
Inversão do pé.
O complexo do ombro inclui as articulações esternoclavicular, acromioclavicular, a articulação do ombro ou glenoumeral, e a articulação escapulotorácica. Qual das regiões a seguir, relacionadas ao complexo do ombro, pode favorecer e ao mesmo tempo restringir os arremessos no basquetebol?
A região torácica.
Dentre as possíveis lesões musculares, as contraturas são comumente sentidas em indivíduos com atividade laboral repetitiva de membros superiores, como digitação em computador ou procedimentos dentários. Em casos de contraturas crônicas, qual das medidas pode melhorar a vascularização do tecido por meio de vasodilatação​​​​​​​?
Compressa de água quente.
As lesões de órgãos internos podem gerar um quadro gravíssimo de hemorragia interna, manifestada por sinais específicos que devem ser bem observados. Qual das afirmações a seguir é verdadeira sobre os sinais de hemorragia do sistema digestivo superior?
I - Sangue vermelho vivo.
II - Sangue com odor de fezes.
III - Urina com sangue.
​​​​​​​IV - Sangramento pelo reto.
As afirmativas II e IV.
As fraturas ósseas podem ser classificadas de acordo com fatores como traço da fratura, força aplicada e acometimento de tecidos adjacentes. Que tipo de fratura óssea tem como característica a retirada de parte do osso por conta de uma contração muscular muito vigorosa​​​​​​​?
Fratura por avulsão.
O prejuízo à congruência articular e à conexão entre os ossos que formam uma articulação, descaracterizando o arranjo normal entre os segmentos, define o conceito de luxação. De acordo com esse tipo de lesão, podemos afirmar que:
I - Manobra de ajuste deve ser realizada exclusivamente por profissional treinado.
II - Não geram complicações por prejuízo às estruturas vizinhas.
​​​​​​​III - Não afeta a funcionalidade.
Somente a afirmação I está correta.
Entorses estão entre as lesões mais comuns no meio desportivo, seja no amador, seja no profissional. Esse tipo de trauma consiste na realização de um movimento além da capacidade de mobilidade de uma articulação, sendo que as articulações mais acometidas são o tornozelo, o joelho e o ombro. Com relação ao tornozelo, quais ligamentos são mais afetados em casos de entorse por inversão​​​​​​​?
Talo-fibular anterior e calcâneo-fibular.
O cotovelo é uma articulação estruturalmente estável e desempenha função importante na mobilidade do membro superior.
Em relação à anatomia do complexo do cotovelo, marque a alternativa correta.
A estabilidade da articulação do cotovelo se deve tanto à cápsula articular e aos ligamentos quanto à estrutura óssea da articulação.
Algumas lesões que acometem o cotovelo se devem a estresse e movimentos repetitivos, como as epicondilites medial e lateral e a bursite olecraniana.
Em relação às lesões por estresse repetitivo, marque a alternativa correta.
A bursite olecraniana está relacionada com a superficialidade da bursa, o que favorece a infalmação.  
lesões do complexo do cotovelo, seja como opção de tratamento conservador ou como reabilitação física no pós-operatório.
Marque a alternativa correta para a intervenção fisioterapêutica nas lesões do complexo do cotovelo.
As alternativas para controle de dor, edema e processo inflamatório são várias e incluem laser, TENS, crioterapia e massoterapia.
Os músculos fornecem controle e estabilidade à região do complexo do cotovelo e permitem a realização de várias atividades, como comer, se vestir e se arrumar.
Sobre os músculos que atuam na articulação do cotovelo, marque a alternativa correta.
Os músculos responsáveis pelo movimento de flexão do cotovelo são bíceps braquial, braquial e braquiorradial.
O cotovelo é uma articulação muito forte e estável, mesmo assim está exposto a lesões traumáticas nas estruturas laterais, pelo esforço em varo ou valgo.
Em relação a essas lesões traumáticas, marque a alternativa correta.
 A lesão do ligamento colateral ulnar ocorre por um trauma em valgo, mas também com inflamação do nervo ulnar ou dos tendões dos flexores do punho.

Continue navegando