Buscar

CASAMENTO E UNIÃO ESTÁVEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O casamento é um ritual __________________________, por meio do qual a união entre duas pessoas é reconhecida pela sociedade.
E. civil e/ou religioso
Habilitação é o processo pelo qual se verificam os requisitos: B. legais do rito do casamento.
Sobre o casamento religioso no Brasil, é correto firmar que: D. foi a primeira modalidade de casamento no ordenamento jurídico brasileiro.
O regime de comunhão universal de bens era o regime legal à época do Código Civil de 1916, sendo o regime legal do Código Civil de 2002 o regime de: E. comunhão parcial de bens.
O regime dotário, não-recebido pelo Código Civil de 2002, caracterizava-se pela _______________ dos bens da mulher pelo marido. E. administração
O casamento representa, além da união entre duas pessoas, uma série de aspectos jurídicos. Desse modo, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao casamento:
C. O registro do casamento religioso submete-se aos mesmos requisitos exigidos para o casamento civil.
O Código Civil estabelece, além de outras regras, idade mínima para que a pessoa possa se casar, também chamada de idade núbil. Com relação à capacidade para contrair casamento, assinale a alternativa correta: E. A denegação do consentimento, quando injusta, pode ser suprida pelo juiz (suprimento judicial de consentimento).
O Código Civil estabelece causas impeditivas e suspensivas para o casamento, sendo que as impeditivas indicam quando as pessoas não podem se casar, e as suspensivas, quando não devem. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta: D. Não podem casar os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau, inclusive.
A habilitação para o casamento é uma forma de se verificar a infração a alguma das regras estabelecidas para o casamento, ou seja, se existe alguma causa impeditiva ou suspensiva entre os nubentes. Com relação à habilitação, assinale a alternativa correta: C. O requerimento será firmado pelos nubentes ou, a seu pedido, por procurador.
O casamento é um negócio jurídico, que deve seguir várias formalidades. É considerado um ato solene. Sobre o tema, assinale a alternativa correta: B. Os proclamas são um documento emitido pelo cartório quando se inicia o processo de habilitação.
A união de fato, a união estável e o concubinato são espécies de: C. unidade familiar.
O concubinato é caracterizado pela: B. incidência de causas impeditivas para o casamento.
A União estável é um instituto jurídico análogo: D. ao casamento.
A dissolução da união estável que não produziu prole pode ser realizada ______________________ pelos companheiros. E. em sede cartorial ou por via judicial.
A conversão da união estável em casamento é realizada: E. por meio de cartório ou do Poder Judiciário, conforme a escolha dos companheiros.
Uma das principais características do casamento é a comunhão plena de vida, bem como a igualdade de direitos e deveres entre marido e esposa, de acordo com o art. 1.511 do Código Civil. B. A celebração será suspensa se algum dos contraentes mostrar-se arrependido.
O casamento civil deve ser celebrado no cartório da circunscrição onde resida pelo menos um dos nubentes. A. A prova de um casamento realizado no Brasil dá-se pela certidão do registro.
O casamento pode ser nulo ou anulável, a depender de regras específicas dispostas no Código Civil. Essa invalidade pode ser promovida por qualquer interessado ou, ainda, pelo Ministério Público. D. É anulável o casamento do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento.
A partir do momento em que se contrai o casamento, os cônjuges adquirem direitos e obrigações, um em relação ao outro. C. São deveres de ambos os cônjuges a fidelidade recíproca e mútua assistência.
O casamento é um ato solene, cuja celebração é caracterizada por uma série de formalidades. Apesar de sua grande importância, o vínculo conjugal pode ser dissolvido. A. O casamento não termina apenas pela sua nulidade ou anulação.

Outros materiais