Buscar

GESTO ESPORTIVO

Prévia do material em texto

O desempenho muscular se refere à capacidade do músculo de produzir trabalho. Ele envolve força, potência e resistência. Sobre o desempenho muscular relacionado à força, analise as afirmativas a seguir:
I. Contrações fracas e indolores podem indicar quadros de paralisia ou ruptura total de uma unidade miotendínea.
II. Contrações fortes e dolorosas podem sinalizar patologia grave, como ruptura muscular significativa ou presença de tumores.
III. A presença de dor que ocorre apenas após o final de uma contração muscular pode indicar uma desordem de origem articular.
É correto o que se afirma em:
I e III.
Durante a avaliação de força, a presença de dor pode ser um indicativo de alguns tipos de lesões para o fisioterapeuta.
Com base nessa definição, sobre o surgimento de dor relacionado à produção de força muscular, analise as afirmativas a seguir:
I. A dor, quando provocada por contrações musculares, pode indicar a existência de lesões em uma estrutura capsular.
II. A dor, quando ocorre de forma consistente com a resistência em músculos com qualquer comprimento, costuma indicar uma lesão articular.
III. A dor sentida nos testes musculares pode indicar lesão em um músculo, em uma articulação ou na combinação de ambos.
É correto o que se afirma em:
I e III.
As escalas validadas para graduar a força muscular são necessárias para que haja parâmetros entre a avaliação e a reavaliação após a intervenção fisioterapêutica proposta para situações que envolvam a força muscular. Nesse sentido, para testar a força muscular, é necessário conhecer a graduação do teste de força muscular.
Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. ( ) Músculos muito fortes e normais, com amplitude de movimento total e capazes de suportar resistência considerável, são classificados como grau 1, ou seja, força máxima.
II. ( ) Músculos com força satisfatória e amplitude de movimento total e capazes de suportar resistências moderadas são classificados como grau 2.
III. ( ) Músculos com amplitude de movimento total contra a gravidade somente quando não for aplicada qualquer tipo de resistência são classificados como grau 3.
VI. ( ) Músculos com evidências de movimentos efetivos e que não apresentam contração visível são classificados como grau 0.
​​​​​​​Assinale a sequência correta.
F, F, V, V.
A execução adequada dos testes de força relacionam-se com a posição correta da articulação em teste. Com relação a isso, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando o músculo for deixado em posição totalmente encurtada, observa-se vantagem mecânica, permitindo, assim, uma contração forte.
II. Durante o teste muscular, caso o músculo seja posicionado em posição intermediária, diz-se que ele foi deixado em desvantagem mecânica.
III. Caso seja testado de forma alongada, o músculo fica incapaz de gerar força máxima, pois atinge seu ponto de insuficiência passiva.
IV. A angulação da articulação no momento do teste interfere na quantidade de força que o músculo é capaz de produzir.
É correto o que se afirma em:
III e IV.
Para ser válido, o teste de força deve evocar a contração máxima do músculo que está sendo testado. Algumas estratégias asseguram tal ocorrência. Considerando isso, analise as afirmativas a seguir e julgue-as verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. ( ) Durante o teste, o fisioterapeuta deve interromper a contração muscular para assegurar-se de que o paciente esteja fazendo o máximo de esforço possível.
II. ( ) Durante o teste, deve-se indicar a execução de contração do tipo excêntrica, usando o comando “Não deixe que eu mova você”.
III. ( ) A presença de substituições musculares em um músculo durante o teste indica a causa da fraqueza muscular do paciente.
IV. ( ) Durante o teste, preconiza-se que o paciente mantenha a contração muscular por, pelo menos, dois segundos.
Assinale a sequência correta.
V, V, F, F.
A estrutura da cintura escapular e a parte proximal do membro superior estão relacionadas a diversas funções no dia a dia, considerando que essas estruturas contribuem para a estabilidade e a mobilidade do membro superior. Nesse sentido, diversos músculos atuam de modo a contribuir com essas funções. Nos testes musculares aplicados a essa região, destaca-se o teste muscular manual do coracobraquial, que contribui para flexionar e aduzir o ombro. Qual dos testes a seguir ilustra o teste muscular manual do coracobraquial? Assinale a alternativa correta.
A região do punho pode ser afetada por inúmeras disfunções neurais e musculoesqueléticas, resultantes de patologias diversas. Veja o caso a seguir: Ana Clara atua como caixa em um supermercado. Há cerca de algumas semanas começou a sentir dor na região do punho, por isso procurou um fisioterapeuta. Logo ela foi submetida a uma avaliação detalhada do membro superior, incluindo a realização de testes musculares manuais (ilustrados na figura a seguir).
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
O músculo bíceps braquial é considerado um dos principais músculos do membro superior, visto que atua na articulação tanto do ombro como do cotovelo, contribuindo em diversos movimentos. Para testar a força muscular do bíceps braquial é necessário que, além da aplicação do teste, a força seja graduada.
Acerca da graduação do teste de força muscular, por meio do teste muscular manual, analise as colunas e relacione-as:
0. Força grau 0
1. Força grau 1
2. Força grau 2
3. Força grau 3
4. Força grau 4
5. Força grau 5
( ) Bíceps braquial forte e normal, com amplitude de movimento total e capaz de suportar resistência considerável.
( ) Bíceps com força satisfatória e amplitude de movimento total, capaz de suportar resistência moderada.
( ) Bíceps braquial sem nenhuma evidência de contratilidade, ou seja, no teste não se visualiza nenhum sinal de contração do músculo.
( ) Bíceps com amplitude de movimento total contra a gravidade, todavia, completa o movimento somente quando não for aplicado qualquer tipo de resistência.
( ) Bíceps braquial apresenta evidências de contrações musculares, embora não seja possível visualizar-se a produção de movimento.
( ) Bíceps muito fraco, com amplitude de movimento total somente quando a gravidade for eliminada pelo posicionamento cuidadoso do paciente.
Assinale a ordem correta:
5, 4, 0, 3, 1, 2.
A cintura escapular compõe estruturas que servem para a fixação do esqueleto apendicular no esqueleto axial, ou seja, contribui para que o membro superior trabalhe em sincronia com o tórax. Diversos músculos atuam sobre a cintura escapular, incluindo trapézio, romboides, elevador da escapula, latíssimo do dorso, peitoral menor, serrátil anterior, redondo maior, entre outros. Considerando os músculos que atuam na cintura escapular, qual dos testes a seguir pode avaliar a força do redondo maior, que age na cintura escapular? Assinale a alternativa correta.
Em uma avaliação fisioterapêutica, os testes musculares manuais são comumente utilizados, sendo aplicados nesse caso na etapa do exame físico do paciente, realizado após a anamnese. De forma integrada, essas informações contribuem para que o fisioterapeuta possa elaborar com segurança o diagnóstico cinético-funcional.
Considerando os testes musculares manuais, analise as afirmativas a seguir e julgue-as em verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Na avaliação da força muscular, um músculo graduado como grau 1 indica que o paciente realizou o movimento, com contração visível, vencendo a gravidade.
( ) Para o teste de força, deve-se posicionar o paciente com o músculo ou grupo muscular avaliado contra a ação da gravidade.
( ) No caso de presença de substituições musculares durante o teste muscular manual, o profissional pode entender a causa da fraqueza muscular.
( ) Durante o teste muscular manual, o examinador deve aplicar um pressão contra a ação muscular testada, servindo como resistência ao movimento.
Assinale a sequência correta.
F, V, F, V.
Para testar a força muscular do bíceps braquial é necessárioconhecer a graduação do teste. Relacione as colunas adequadamente: 0 – força grau 0
1 – força grau 1
2 – força grau 2
3 – força grau 3
4 – força grau 4
5 – força grau 5
( ) Bíceps forte e normal, com amplitude de movimento total e capaz de suportar resistência considerável.
( ) Bíceps com força satisfatória e amplitude de movimento total, capaz de suportar resistência moderada.
( ) Bíceps sem nenhuma evidência de contratilidade.
( ) Bíceps com amplitude de movimento total contra a gravidade somente quando não for aplicado qualquer tipo de resistência.
( ) Bíceps com evidências de contrações leves, sem movimento efetivo.
( ) Bíceps muito fraco, com amplitude de movimento total somente quando a gravidade for eliminada pelo posicionamento cuidadoso do paciente.
e) 5, 4, 0, 3, 2, 1.
Para ser válido, o teste de força deve evocar a contração máxima do músculo que está sendo testado. Algumas estratégias asseguram tal ocorrência. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as sentenças e depois encontre a alternativa com a sequência correta.
( ) Colocação em posição encurtada do músculo a ser testado. Isso deixa o músculo em posição fisiológica ineficaz; o efeito é aumentar a atividade neuromotora.
( ) As pontes cruzadas são maiores durante as contrações excêntricas.
( ) Manutenção da contração durante, pelo menos, cinco segundos.
( ) A fraqueza muscular resultante do desuso é inconsistente, e o músculo ficará mais fraco depois que as contrações forem repetidas várias vezes durante o teste.
c) V, V, V, F.
4ª) Analisando as duas imagens (A e B) abaixo, é possível concluir que:
c) A figura A refere-se à posição de teste do músculo flexor ulnar do carpo. Quando o paciente realiza o teste e apresenta grau 5 na escala de força, significa que conseguiu realizar o movimento em toda a ADM e vencer a resistência do examinador.
A execução adequada dos testes de força relacionam-se com a posição correta da articulação em teste. Identifique a alternativa que traz informações CORRETAS.
c) Músculo em posição totalmente encurtada – nesse comprimento, o músculo fica enfraquecido.
Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as sentenças e depois encontre a alternativa com a sequência correta:
( ) O músculo deltoide graduado como força 1 significa que, durante seu teste de força, apresentou apenas uma contração visível, mas não conseguiu realizar movimento.
( ) Para aplicação do teste de força, o paciente deve ser posicionado de modo que o músculo ou grupo muscular que está sendo testado tenha que se manter ou mover-se contra a resistência da gravidade.
( ) A aplicação da resistência durante o teste manual de força pode ser em forma de teste de freio, ou seja, o paciente sustenta a posição articular até que o fisioterapeuta gradualmente resista a contração concêntrica comece a ocorrer.
( ) O ideal é que o "freio" do teste de força muscular seja no final da ADM em músculos biarticulares e no meio da ADM para músculos uniarticulares.
c) V, V, F, F.
Sobre o desempenho muscular, relacionado à força:
d) Dor que não ocorre durante os testes, mas somente após o final de uma contração, pode ter origem articular, produzida pelo deslizamento da articulação subsequentemente à liberação da tensão.
Segundo Cyriax, os tecidos musculoesqueléticos podem ser subdivididos em tecidos contráteis e inertes (não contráteis). Com base nessa definição, sobre o surgimento de dor relacionado à produção de força muscular, pode-se dizer que:
b) Dor que ocorre de forma consistente com a resistência em músculos com qualquer comprimento pode ser indício de rupturas no ventre muscular.
As escalas validadas para graduar a força muscular são necessárias para que haja parâmetros entre a avaliação e a reavaliação após a intervenção fisioterapêutica proposta para situações que envolvam a força muscular. Neste sentido para testar a força muscular, é necessário conhecer a graduação do teste de força muscular proposto por Janda (Janda V: Muscle Function Testing. London: Butterworth, 1983.). Sendo assim, relacione as colunas adequadamente:
0 – força grau 0
1 – força grau 1
2 – força grau 2
3 – força grau 3
4 – força grau 4
5 – força grau 5
( ) Músculos muito fortes e normais, com amplitude de movimento total e capazes de suportar resistência considerável.
( ) Músculos com força satisfatória e amplitude de movimento total e capazes de suportar resistências moderadas.
( ) Músculos sem nenhuma evidência de contratilidade.
( ) Músculos com amplitude de movimento total contra a gravidade somente quando não for aplicada qualquer tipo de resistência.
( ) Músculos com evidências de contrações leves, sem movimentos efetivos.
( ) Músculos muito fracos, com amplitude de movimento total somente quando a gravidade for eliminada pelo posicionamento cuidadoso do paciente.
a) 5, 4, 0, 3, 1, 2.

Continue navegando