Buscar

QUESTIONARIO 3 NUTRIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A recuperação ou manutenção da saúde de um indivíduo hospitalizado, em alguns casos, pode ter na alimentação a única opção de tratamento. Trata-se de um conjunto de procedimentos terapêuticos no qual o enfermeiro tem a importante função de identificar os pacientes que apresentam risco de desnutrição. Esse conjunto de procedimentos é denominado:
Resposta:Terapia nutricional.
2.As dietas hospitalares visam atender às demandas nutricionais dos enfermos, decorrentes do estado nutricional e fisiopatológico em que se encontram. Contribuem para manter ou recuperar o estado de saúde e evitar o déficit nutricional durante a internação. Nesse sentido, as dietas podem sofrer modificações de consistência, temperatura, volume, valor calórico, alterações das características químicas e restrições de nutrientes específicos. As dietas hospitalares por via oral podem ser padronizadas de acordo com alguns padrões. Assim, podemos afirmar que as dietas hospitalares são:
I- De acordo com sua consistência (geral, branda, leve e líquida).
II- De acordo com sua composição química (hipossódica, laxante, obstipante e hipocalêmica).
III- De acordo com uma doença (diabetes mellitus, hiperproteica, hipocalórica).
Assinale a alternativa correta.
Resposta: Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
3.Utilizada para repouso intestinal e hidratação, em preparação de exames, pré ou pós-cirúrgico e outras doenças. Não oferece resíduos, pois não tem lactose e sacarose e é isenta de fibras. Inclui alimentos líquidos de fácil digestão, como água sem gás, chá claro, suco de frutas e caldo de sopa coados, caldo de carne sem gordura, gelatina sem coloração. Este enunciado é referente a qual tipo de dieta hospitalar?
Resposta: Líquida restrita.
4.O estado nutricional expressa a relação entre ingestão de alimentos, capacidade do organismo de aproveitá-los e gasto energético referente ao ciclo de vida e deve ser avaliado utilizando várias ferramentas: antropometria, exames bioquímicos e avaliação alimentar, clínica e psicossocial. Atualmente estamos vivendo um período de transição nutricional que favorece o aparecimento de várias comorbidades. Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I- O grau de armazenamento de gordura pelo organismo relaciona-se com complicações metabólicas.
II- Há uma predisposição para apneia obstrutiva, alterações no sono e nos ciclos menstruais, bem como redução da fertilidade e alguns tipos de câncer.
III- Essa doença pode ser influenciada por componentes genéticos, atividade física, meio ambiente.
Resposta: As afirmativas I, II e III estão relacionadas à obesidade.
5.A doença celíaca é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado, ocasionando desagradáveis sintomas como diarreia crônica, vômito, humor alterado, puberdade tardia, entre outros. É correto afirmar sobre a doença celíaca:
I- Esta doença é caracterizada por intolerância ao glúten.
II- Esta doença é caracterizada por alergia ao glúten.
III- Esta doença pode se manifestar na infância ou em qualquer faixa etária.
IV- Esta doença pode ser tratada substituindo alimentos a base de trigo por alimentos feitos com cevada, aveia ou centeio.
Diante das afirmativas, assinale a alternativa correta.
Resposta:Somente as afirmativas I e III estão corretas.
6.O aumento dos casos de obesidade mundial está favorecendo o aparecimento de tentativas diversas, que vão desde dietas muito restritivas até a eleição de alimentos mágicos que visam ajudar a perder peso em curto prazo. No entanto, para a perda de peso de forma adequada e permanente, é correto afirmar que:
Resposta: O valor calórico da alimentação diária do paciente obeso deve ser reduzido em 500 a 1000 calorias de forma gradativa
7.A caquexia é uma das preocupações em pacientes portadores dos mais variados tipos de câncer, dada a natureza da própria doença e do tratamento (químio/radioterapia). Frente a isso, é importante a estabelecer um planejamento dietoterápico para estes pacientes com o objetivo de:
Resposta:O conjunto de todas as alternativas anteriores.
8.Pacientes hospitalizados apresentam grandes dificuldades para manter um estado nutricional adequado. Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, cerca de 30% destes pacientes tornam-se desnutridos nas primeiras 48 horas de internação. Até o sétimo dia internado, esse percentual pode chegar a 45%, principalmente entre acometidos por infecções graves, traumatismos ou pacientes recém-operados. Um dos efeitos da desnutrição é a perda de massa magra, que eleva o risco de infecção, diminui a cicatrização e aumenta o risco de mortalidade. Para evitar esse quadro, normalizar a síntese proteica, atingir o equilíbrio nitrogenado e, enfim, recuperar o estado nutricional do paciente, é muito importante recorrer a vias alternativas de alimentação. Sobre estas vias, é possível afirmar que:
 
I- A alimentação enteral é indicada para pacientes com doenças que impedem a ingestão oral, ou com trato digestivo parcialmente prejudicado, para pacientes com risco de desenvolver desnutrição e para pacientes que não conseguem ingerir as quantidades necessárias de nutrientes somente pela via oral.
II- A alimentação endovenosa deve ser utilizada somente em caráter de urgência e quando há previsão de que o trato gastrointestinal esteja inoperante por mais de 7 dias.
III- Por se tratar de sistemas alimentares, o enfermeiro não tem responsabilidade pela administração destes dois tipos de sistemas.
Assinale a alternativa correta.
Resposta:Somente as afirmativas I e II estão corretas.
9.De acordo com Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Resolução n. 277/2003 determina que o enfermeiro deve: “assumir o acesso ao trato gastrointestinal (sonda com fio guia introdutor e transpilórica), assegurando o posicionamento adequado por avaliação radiológica”. Bem como é de responsabilidade do enfermeiro também:
I- Administrar a nutrição enteral no paciente.
II- Prescrever os cuidados de enfermagem em nível hospitalar, ambulatorial e domiciliar.
III- Verificar rotineiramente o peso do paciente; diurese; balanço hídrico; frequência de evacuações; distúrbios gastrointestinais; propedêutica abdominal.
IV- Estimular as alimentações sempre que possível.
Assinale a alternativa correta.
Resposta:As afirmativas I, II, III e IV estão corretas, pois todas as afirmativas são atividades de competência do enfermeiro.
10.Nutrição parenteral (NP) se refere à nutrição feita por uma via diferente da gastrointestinal. A nutrição parenteral pode servir para complementar (parcial) ou para substituir completamente (total) a alimentação normal, pela via enteral. Consiste basicamente em uma solução ou emulsão preparada para estar em equilíbrio com as demandas do organismo de nutrientes como carboidratos, aminoácidos, lipídeos, vitaminas e minerais. Sobre NP é possível afirmar:
I- Há duas formas de acesso: central e periférico.
II- O acesso central possibilita a infusão de soluções e medicamentos hipertônicos e hiperosmolares .
III- O acesso periférico possibilita a infusão de soluções e medicamentos hiperosmolares .
Resposta: Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Continue navegando

Outros materiais