Buscar

PROVA ATIVIDADE PRÁTICA METODOLOGIAS ÁGEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologias Ágeis
O que é o objetivo da Sprint Backlog no Scrum?
	
	A
	Gerenciar o backlog do produto.
	
	B
	Tornar visível o trabalho necessário para atingir a meta da Sprint.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Atualizar o Product Backlog.
	
	D
	Controlar o tempo gasto em cada tarefa da Sprint.
	
	E
	Definir o objetivo da Sprint.
Questão 2/5 - Metodologias Ágeis
Em um projeto Scrum, os três papéis principais desempenham funções cruciais para o sucesso do projeto. No entanto, esses papéis têm responsabilidades distintas. Considere o seguinte cenário:
Uma equipe de desenvolvimento está trabalhando em um projeto de desenvolvimento de software. O Scrum Master tem notado que a equipe está tendo dificuldades para entender os requisitos do Product Backlog e está tendo dificuldades em auto-organizar-se eficazmente para atender às metas da Sprint. Além disso, o Product Owner parece estar constantemente mudando de ideia sobre as prioridades das funcionalidades no Product Backlog. Como resultado, a equipe está enfrentando desafios na entrega de valor.
Nesse contexto, qual é o papel mais apropriado para abordar esses problemas e melhorar a situação da equipe?
	
	A
	O Scrum Master deve trabalhar diretamente com o Product Owner para estabelecer prioridades claras e garantir uma compreensão adequada dos requisitos.
	
	B
	O Scrum Master deve reunir a equipe de desenvolvimento e o Product Owner para uma Sprint Retrospective e discutir os problemas e desafios enfrentados pela equipe.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	A equipe de desenvolvimento deve designar um membro como um líder informal para tomar decisões em nome da equipe e resolver os problemas de priorização.
	
	D
	O Product Owner deve solicitar a intervenção da alta gerência para definir prioridades e resolver os problemas de requisitos.
	
	E
	O Scrum Master deve contratar um consultor externo para treinar a equipe e o Product Owner em melhores práticas do Scrum.
Questão 3/5 - Metodologias Ágeis
Considere que você está liderando uma equipe de desenvolvimento de software para um projeto de média escala e precisa escolher uma ferramenta de gestão ágil de projetos. Você deseja garantir que a ferramenta escolhida seja adequada às necessidades da equipe e do projeto. Qual das seguintes opções pode ser mais apropriada para sua equipe, considerando o cenário descrito?
	
	A
	O Trello, devido à sua simplicidade, visualização clara do projeto e facilidade de uso, não se adapta bem a projetos de média escala.
	
	B
	O Jira, devido à sua capacidade de gerenciar projetos completos, oferece recursos mais amplos para realizar o gerenciamento de projeto e escalabilidade esuporte. 
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	O Trello, porque oferece uma versão gratuita que atende às necessidades de uma equipe de desenvolvimento de média escala.
	
	D
	O Jira, uma vez que é suportado pela Atlassian e possui uma comunidade ativa, garantindo suporte e recursos úteis para os usuários.
	
	E
	O Trello, pois é conhecido por sua capacidade de lidar com projetos mais complexos e proporcionar recursos avançados de relatórios.
Questão 4/5 - Metodologias Ágeis
Qual é a principal razão para a definição de uma duração fixa para uma Sprint no Scrum?
	
	A
	Para acomodar prazos rígidos do cliente.
	
	B
	Para permitir que a equipe de desenvolvimento tenha mais tempo para a implementação.
	
	C
	Para evitar que a equipe de desenvolvimento trabalhe com pressa.
	
	D
	Para criar um ritmo constante de entrega e inspeção.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Para acomodar mudanças frequentes no escopo do projeto.
Questão 5/5 - Metodologias Ágeis
Imagine que você é o gerente de produção de uma fábrica que produz peças automotivas. A equipe de produção tem enfrentado desafios significativos, incluindo atrasos na entrega, estoques excessivos e problemas de qualidade. Você decidiu implementar o Método Kanban para melhorar o desempenho da equipe e resolver esses problemas.
Explique, de forma detalhada, como você planejaria e implementaria o Método Kanban na sua fábrica. Considere os seguintes pontos em sua resposta:
1. Identificação de Fluxo de Valor: Como você identificaria os processos-chave e fluxos de valor na produção de peças automotivas? Quais etapas seriam incluídas no sistema Kanban?
2. Definição de Limites e Capacidade: Como você determinaria os limites para cada etapa do processo e a capacidade de produção de cada uma? Como garantiria que a produção não exceda esses limites?
3. Implementação dos Cartões Kanban: Como seriam criados e usados os cartões Kanban? Qual informação eles conteriam e como seriam usados para controlar o fluxo de trabalho?
4. Treinamento e Envolvimento da Equipe: Como você treinaria e envolveria a equipe na nova abordagem Kanban? Como incentivaria a colaboração e a participação ativa dos funcionários?
5. Monitoramento e Melhoria Contínua: Quais métricas e indicadores você usaria para monitorar o desempenho do sistema Kanban? Como você promoveria a melhoria contínua com base nos resultados obtidos?
Certifique-se de oferecer uma resposta abrangente e prática, demonstrando como o Método Kanban pode ser aplicado eficazmente para resolver os problemas na fábrica e melhorar a eficiência da produção de peças automotivas.
	Resposta:Para implementar o método kanban, primeiro mapearia todo o fluxo de produção, desde a entrada da matéria-prima até a entrega do produto final. Identificaria os gargalos e pontos de melhoria, Em seguida, definiria limites para o trabalho em progresso em cada etapa do processo, com base na capacidade de produção. Isso ajudaria a evitar a sobrecarga de trabalho e os estoques excessivos. Criatiea cartões Kanban para representar cada lote de peças em produção, incluindo informações como tipo de peça, quantidade e etapa atual do processo. Os cartões seriam usados para controlar o fluxo de trabalho, movendo-se de uma etapa para outra conforme as peças avançam na produção. Treinaria toda a equipe sobre os princípio e práticas do Kanban, incentivando a colaboração e participação ativa dos funcionários na identificação de oportunidades de melhoria. Para Monitorar o desempenho, utilizaria métricas como tempo de produção, taxa de retrabalho e estoque em processo. Realizaria revisões periódicas para identificar áreas de melhoria e garantir uma melhoria contínua na eficiência da produção.

Continue navegando