Buscar

AOL 2 FARMACOLOGIA APLICADA A VETERINARIA

Prévia do material em texto

AOL 2 – FARMACOLOGIA APLICADA A VETERINARIA
1. Pergunta 1
0,1/0,1
Os pets estão presentes em praticamente todos os lares do mundo. Além da companhia e conforto, a convivência com os humanos também acabou levando cães e gatos a desenvolverem transtornos de comportamento, como a ansiedade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre autacoides, podemos afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
as prostaglandinas possuem papel importante como ansiolíticos, pois promovem melhor oxigenação cerebral.
Correta: 
a serotonina, dentre outras funções, atua como ansiolítico; a administração de fármacos inibidores da recaptação de serotonina já é uma realidade na clínica de pequenos animais.
Resposta correta
as cininas promovem vasoconstrição, alterando a vascularização cerebral, causando desvios de comportamento em cães e gatos.
os antagonistas dos receptores histamínicos provocam sedação, sendo um efeito desejado para o tratamento dos transtornos de ansiedade em animais.
a serotonina age no sistema límbico como agonista GABAérgico, diminuindo assim a ansiedade
2. Pergunta 2
0,1/0,1
As arritmias cardíacas são causadas por disfunções na condução elétrica do coração. Ao avaliar o eletrocardiograma de um paciente com arritmia, não veremos as ondas PQRSTU em sua ordem ou frequência normais. Em casos como esses deve-se identificar a origem da alteração e, se necessário, entrar com tratamento farmacológico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre antiarrítmicos, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
os antiarrítmicos da classe I são anestésicos locais poderosos, com efeito mais pronunciado no coração do que nas fibras nervosas.
Resposta correta
os antiarrítmicos da classe II aumentam o potencial de ação do mesmo modo que aumentam o período refratário.
podemos citar como exemplo de antiarrítmicos da classe III a procainamida, a amiodarona e o atenolol.
os antiarrítmicos da classe III são potentes betabloqueadores com atividade antiadrenérgica.
os antiarrítmicos da classe IV são agonistas dos receptores α2, e podemos citar como exemplo dessa classe o propanolol.
3. Pergunta 3
0,1/0,1
Tanto na medicina veterinária quanto na humana a dor é considerada um sinal vital. O paciente em dor tem demora na evolução de seu quadro e uma acentuada queda em sua qualidade de vida.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre dor e inflamação, analise os itens a seguir e associe-os com suas respectivas descrições:
1) Mediadores químicos do processo inflamatório.
2) Endocanabinoides.
3) COX e LOX.
4) Ácido araquidônico.
( ) Quando liberado, não tem ação inflamatória, porém, os produtos de sua degradação possuem papel importante no processo inflamatório.
( ) Possuem ação anti-inflamatória, analgésica, anticarcinogênica e ansiolítica, ganhando cada vez mais espaço na medicina veterinária.
( ) Fator de agregação plaquetária, eicosanoides, citocinas, radicais livres superóxidos, óxido nítrico, peptídeos, sistema de coagulação, sistema complemento e sistema das cininas.
( ) Após sua ação, originam as prostaglandinas, prostaciclinas, tromboxanos, leucotrienos, lipoxinas e as hipoxifilinas
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
4, 1, 2, 3.
Correta: 
4, 2, 1, 3.
Resposta correta
1, 3, 2, 4.
3, 4, 1, 2.
4, 3, 1, 2.
4. Pergunta 4
0,1/0,1
O Sistema Nervoso Autônomo (SNA), como o próprio nome diz, é um sistema independente, responsável por ações instintivas e pela regulação fisiológica de vários parâmetros vitais, como respiração e batimentos cardíacos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia e fisiologia do SNA, analise as afirmativas a seguir:
I. O SNA é governado por dois mensageiros químicos (neurotransmissores): Acetilcolina (ACh) e Norepinefrina.
II. No geral, a acetilcolina tem efeitos estimulantes (simpáticos) e a norepinefrina, efeitos inibidores (parassimpáticos). 
III. As fibras nervosas que sofrem o efeito da acetilcolina são chamadas de adrenérgicas, e as fibras nervosas que sofrem o efeito da norepinefrina são chamadas de colinérgicas.
IV. O Sistema Nervoso Parassimpático (SNP) também é conhecido como sistema inibidor; no SNP encontramos os receptores muscarínicos e nicotínicos.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
I e IV. 
Resposta correta
I, II e III.
I e III.
II, III e IV.
II e III.
5. Pergunta 5
0,1/0,1
Os anti-inflamatórios, tanto esteroidais quando não esteroidais (AIEs e AINEs), são classes de medicamentos comumente utilizados na prática da clínica veterinária, seja como analgésicos, antipiréticos ou mesmo imunossupressores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anti-inflamatórios, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Ao se optar pela utilização de um AINE, deve se dar preferência pelos COX-1 seletivos, já que a COX-2  possui funções fisiológicas construtivas.
II. ( ) Os AIEs, também chamados de corticoides, são hormônios produzidos pela glândula adrenal, podendo ser administrados de forma exógena, dependendo do quadro clínico do paciente.
III. ( ) Assim como os AINEs, que atuam diretamente nas COX, os AIEs inibem essas classes enzimáticas antes da formação do ácido araquidônico.
IV. ( ) Além do efeito anti-inflamatório, os corticoides possuem importante imunossupressor, o que é interessante em casos de doenças autoimunes, como artrite reumatoide.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
V, V, V, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
V, V, F, F.
Correta: 
F, V, F, V.
Resposta correta
6. Pergunta 6
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“As drogas que agem no sistema nervoso central (SNC) são de fundamental importância para a saúde. Alguns agentes são administrados aos animais para melhorarem diretamente seu bem-estar. Por exemplo, sem a anestesia geral, não seria possível a moderna cirurgia. Algumas drogas alteram o comportamento e melhoram a interação animal-ser humano. Elas podem induzir o sono ou a vigília, ou evitar convulsões. As drogas que agem no SNC são algumas vezes administradas, na tentativa de compreender a base celular e molecular para ações do SNC.”
Fonte: ADAMS, H. R. Farmacologia e Terapêutica em Veterinária. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre farmacologia do SNC, considere as afirmações a seguir:
I. Os principais receptores do Sistema Nervoso Central são os receptores adrenérgicos e colinérgicos, que regulam a temperatura corpórea. 
II. Existem quatro principais receptores opioides no organismo: Mi (µ), Kappa (Κ), Sigma (σ) e Delta (Δ).
III. Podem-se utilizar antidepressivos tricíclicos e antidepressivos seletivos para a inibição da receptação de serotonina para tratar transtornos comportamentais em animais.
IV. O tiopental é um barbitúrico de efeito de longa duração; por possuir apresentação via oral, é indicado para o controle de convulsões em casa.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
I e II.
II e IV.
I e III.
III e IV.
Correta: 
II e III.
Resposta correta
7. Pergunta 7
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“O SNA, também denominado visceral, vegetativo ou involuntário, conduz todos os impulsos do sistema nervoso central (SNC) e apresenta ação integradora sobre a homeostase corporal, regulando a atividade de estruturas fisiológicas que não estão sob controle voluntário como o sistema musculoesquelético. Assim, a respiração, a circulação, a digestão, a temperatura corporal, o metabolismo, a sudorese e as secreções de determinadas glândulas endócrinas são reguladas em parte ou totalmente pelo SNA.”
Fonte: SPINOSA, H.S.; GÓRNIAK, S.L.; BERNARDI, M.M. Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia, fisiologia e farmacologia do SNA, analise as informações a seguir e associe-as com seus respectivosconceitos.
1) Estreptomicina.
2) Miastenia Gravis.
3) Pancurônio, rocurônio.
4) Atenolol, propranolol.
5) Norepinefrina, epinefrina, isoproterenol.
( ) São exemplos de fármacos simpatomiméticos (agonistas adrenérgicos).
( ) São exemplos de fármacos simpatolíticos (antagonistas adrenérgicos).
( ) São exemplos de fármacos bloqueadores neuromusculares.
( ) Inibe a entrada de Ca²⁺; sendo um fármaco antibiótico antagonista da Ach.
( ) Doença autoimune da junção neuromuscular.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1, 3, 2, 4, 5.
Correta: 
5, 4, 3, 1, 2.
Resposta correta
5, 2, 1, 3, 4.
5, 3, 1, 2, 4.
2, 1, 5, 4, 3.
8. Pergunta 8
0,1/0,1
O Sistema Cardiovascular compreende o coração e toda a vascularização do organismo. Desde distúrbios da coagulação e circulação até diferentes cardiopatias, que podem acometer humanos e animais, é essencial o conhecimento detalhado desse sistema para definir o tratamento adequado
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O coração dos mamíferos possui quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos, formados basicamente por células miocárdicas contráteis.
II. ( ) O coração possui dois grupos de células marcapasso: o nodo sinoatrial e o nodo atrioventricular.
III. ( ) O sangue chega ao coração pelas veias pulmonares e entra pelo átrio direito.
IV. ( ) O coração é considerado um sincício, formado por muitas células cardíacas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
V, V, F, V.
Resposta correta
F, V, V, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
9. Pergunta 9
0,1/0,1
A medicina integrativa, antes chamada de alternativa, ganhou grande espaço nos últimos anos. Já foi provado que a suplementação com ácidos graxos, bem como uma dieta equilibrada, são essenciais tanto no tratamento quanto na prevenção de inúmeras doenças.
Considerado essas informações e o conteúdo estudado sobre eicosanoides, analise as afirmativas a seguir:
I. Eicosanoides são mediadores da inflamação sinterizados a partir dos ácidos graxos ômega-6 ou dos ácidos graxos ômega-3.
II. O ômega-6 possui propriedades anti-inflamatórias muito importantes; essa ação se deve à capacidade de substituir o ômega-3 na membrana celular.
III. O ácido araquidônico, o EPA e o DHA competem entre si pelas mesmas vias enzimáticas para a formação dos eicosanoides.
IV. Humanos e animais possuem o sistema endocanabinoide, cuja única função é promover os efeitos das drogas de abuso, causando danos irreparáveis à saúde.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
I, II e III.
Correta: 
I e III.
Resposta correta
II, III e IV.
I e II.
II e IV.
10. Pergunta 10
0,1/0,1
O sistema renina-angiotensina-aldosterona está relacionado a diversas síndromes cardiovasculares. Esse sistema atua na regulação da pressão arterial e, quando ativado de maneira excessiva, gera grandes consequências para os órgãos-alvo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre farmacologia do sistema cardiovascular, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os fármacos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) impedem a conversão da angiotensina I em angiotensina II.
II. ( ) Como exemplos de fármacos desse grupo, temos a lidocaína, o benazepril e a amiodarona.
III. ( ) Ao inibir a angiotensina II, temos por consequência a diminuição das lesões cardíacas.
IV. ( ) A ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona provoca hipotensão e hipóxia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
V, V, V, F.
V, F, F, V.
Correta: 
V, F, V, F.
Resposta correta
V, V, F, F.
F, V, F, V.
1.

Continue navegando