Buscar

CONHECENDO OS TIPOS DE FUNDAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONHECENDO OS TIPOS DE FUNDAÇÕES
1. Fundações diretas são aquelas que transferem as cargas para o solo resistente através da sua base apoio, desprezando-se qualquer outra forma de transferência das cargas. Além disso, o centro de gravidade da fundação deve coincidir com o centro de gravidade do elemento transmissor de carga (AZEREDO, 1977). Fundações diretas são aquelas com profundidade de até 2 metros onde a camada de resistência do solo é mais superficial. Sabendo disso, assinale a alternativa que contém exemplos de fundações rasas: 
A. Estaca Raiz e estaca Strauss.
B. Blocos e alicerces, sapatas e radier.
C. Estaca Strauss e estaca Franki.
2. As fundações profundas são utilizadas geralmente em projetos grandes que precisam transmitir maiores cargas ao terreno e quando as camadas superficiais do solo são pobres ou fracas. De acordo com as definições abaixo, marque a alternativa que melhor descreve a fundação de tubulões:  
A. São elementos de fundação profunda executadas por equipamentos e ferramentas, podendo serem cravadas ou perfuradas, caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas.
B. São elementos de fundação superficial que recebe toda a carga da edificação e distribui no terreno, se assemelha com uma placa que abrange toda a área da construção. 
C. São elementos estruturais de fundação profunda, cilíndricos, construídos concretando-se um poço (revestido ou não) aberto no terreno, geralmente dotado de base alargada. 
3. As fundações rasas transmitem as cargas diretamente para o solo por suas bases. Os formatos das fundações mudam conforme o tipo, mas todas são construídas com concreto e aço. Logo, cada terreno possui a fundação específica a ser usada. Assinale a alternativa que indica corretamente solos que sejam firmes e tenham uma boa resistência. 
A. Sapata Corrida.
B. Estacas.
C. Sapata Isolada.
4. As fundações profundas são utilizadas em casos de grandes projetos, como edifícios altos, nos quais os esforços do vento se tornam consideráveis e nos casos em que o solo só atinge a resistência suficiente em grandes profundidades, superior a 3 metros. Marque a alternativa que contém os tipos mais comuns:
A. As estacas, tubulões e caixões.
B. As estacas, tubulões e sapata Isolada.
C. Viga Baldrame, tubulões e caixões.
5. A NBR 6122 – Projeto e execução de fundações - define um tubulão como um elemento de fundação profunda, que é cilíndrico e que ao menos em sua etapa final há descida de operários para que a conferência das dimensões de base seja realizada. Conforme as etapas mostradas a seguir, assinale a que descreve as etapas de execução do tubulões.
A. 1- Colocação da camisa-guia, 2- perfuração, 3- colocação da armação, 4- concretagem, 5- descarte da lama bentonítica.
B. 1- Escavação mecânica, 2- alargamento da base e a limpeza, 3- conferencia de base, 4- instalação da armadura, 5- concretagem.
C. 1- Locação de estacas, 2- perfuração do solo, 3- execução de base alargada, 4- colocação de armadura, 5- concretagem dos furos.

Continue navegando