Buscar

Prática Interdisciplinar Introdução à Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
INTRODUÇÃO A PESQUISA 
A importância da pesquisa para a formação Acadêmica
Ana Paula de Carvalho de Medeiros ¹ 
Ana Paula Demetrio de Pacheco ¹
Fernanda de Oliveira Silva ¹
Karolyne Lumertz Martinez ¹
Priscila Brugnoli Budny ¹
Cristina Reus²
	
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“Segundo Gil seus métodos defendem um caminho para chegar a um determinado fim. Já o método cientifico é [...] o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para atingir o conhecimento”. (GIL ,1999, p. 26). 
Ao envolver-se com a prática de pesquisa o processo de reflexão torna-se contínuo, constante pois a pesquisa gera novas habilidades, aprendizados e experiências que apenas uma prática de pesquisa ocasiona saberes advindos do ato de pesquisa. são saberes que geram outras aprendizagens, novos focos na pesquisa e uma transformação na realidade do profissional que busca pesquisar tornando-o autônomos. (AMARAL ,2010, p.64-74).
Conforme apontam Marconi e Lakatos (2005, p. 75), quando falamos em conhecimento científico, o primeiro passo é distingui-lo dos demais tipos de conhecimento existentes. O conhecimento popular difere do conhecimento científico não em sua precisão, nem na natureza das formas, modos ou métodos e ferramentas com as quais o "conhecimento" é conhecido, ou seja, a busca do conhecimento pode ser formulada de maneira diferente. Portanto, a pesquisa científica está muito envolvida na vida universitária, uma delas é o campo do conhecimento, que sempre amplia o olhar sobre um determinado assunto.
REFERÊNCIAS
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social.5. ed. São Paulo: Atlas,1999.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia 
cientifica. 6.ed. São Paulo:Atlas,2005.
AMARAL, Rogério do. As contribuições da pesquisa cientificas na formação acadêmica.v.1, n.1, p.64-74, Presidente Prudente-SP,2010.
ent ende- se po r t rabalho c ientífico o r ig inal a pesqu isa, demetodologia científica. 6. ed. São Paulo: At las, 2005. 
1 Acadêmico do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Pedagogia (PED9600) – Prática Introdução à Pesquisa – 23/11/2022
2 Tutor externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Pedagogia (PED9600) – Prática Introdução à Pesquisa – 23/11/2022

Continue navegando