Buscar

AVA 1 Eng de métodos

Prévia do material em texto

AVA 1 – ENGENHARIA DE MÉTODOS
PROF: JAMILLE SANTOS SANTANA
 
ALANDA M. VIEIRA – 20181301761
RIO, 03/2022
Novos conceitos nos processos produtivos 
 O trabalho consiste na apresentação dos novos conceitos relacionados aos processos produtivos que visam a adequação dos postos de trabalho de modo que o operário possa trabalhar com mais saúde e produtividade. Esses conceitos possibilitam que os arranjos físicos, ou leiautes, dos chamados “chãos de fábrica” proporcionem essa adequação. 
Explique resumidamente cada um dos conceitos apresentados a seguir: 
1. Just in time. 
Este conceito, significa momento certo, consiste num sistema administrativo da Engenharia de produção, que não permite a compra de produtos abundante ou para estoque. A compra, transporte ou produção de um produto devem ser feitos na quantidade exata e de acordo com a demanda do momento, garantindo a entrega dentro do prazo acordado. Este conceito, pode ser aplicado para qualquer fim ou empresa para inventário e custos resultantes.
2. Engenharia simultânea. 
“É um ambiente de desenvolvimento, no qual a tecnologia de projeto auxiliado por computador é utilizada para melhorar a qualidade do produto, não somente durante o desenvolvimento, mas em todo ciclo de vida" (ELLIS, 1992 apud PRASAD, 1996).
Complementando a citação, esta abordagem visa trazer os atores do desenvolvimento para levar em conta, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, desde seu design até o descarte, passando pela qualidade, prazos e requisitos do cliente 
3. Tecnologia de grupo. 
Tecnologia de Grupo um conjunto de técnicas de fabricação que visa as semelhanças fundamentais de peças e processos a partir de sua classificação e codificação, para que as famílias possam ser classificadas por tamanho , forma, fabricação, volume, entre outros, através de uma codificação, onde cada peça recebe um código estruturado as características físicas das peças. 
4. Consórcio modular. 
Sua estrutura consiste na união de duas ou mais empresas, que fabricam partes de um produto, por conta própria, ou seja, sem ajuda da empresa contratante. Neste conceito, encontramos o Just in time, falado no item 1, pois também visa reduzir produção, estoque, custo e aumentar a agilidade. O lucro dessa produção, é dividido entre as empresas iniciais, os parceiros ficam como fornecedores, porém com autonomia de manusearem a montagem dessas peças.
5. Células de produção. 
São unidades de manufatura, onde as etapas de processamento de um item seguem constantes para que as peças, documentos, entre outros, circulem em uma continuidade próxima, uma unidade por tempo ou pequenos lotes, mantidos durante toda sequência de processamento. Focando em simplificar toda a operação, diminuir o tempo de produção, aumentar a produtividade e ampliar o endomarketing. 
6. Sistemas flexíveis de manufatura. 
Este conceito de manufatura, possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação. Esta flexibilidade é geralmente enquadrada em duas categorias, que ambas, contém inúmeras categorias. Estes são essencialmente sistemas de produção altamente automatizados para produzir uma ampla variedade de peças usando um único equipamento e software. Eles fornecem uma série de benefícios de produção e ajudam as empresas a alcançarem o sucesso em seus negócios 
7. Manufatura integrada por computador.
Consiste em um sistema para integração das operações de manufatura. É um sistema de treinamento flexível para a formação de pessoal qualificado, facilitando a transmissão de conhecimento na produção e/ou fabricação. Permite a integração de sistemas de produção, utilizando informação, e automatização, constituindo um poderoso auxílio ao nível operacional e estratégico para as organizações. Suas atividades envolvem projeto, pedidos, planejamento de programação de produção, ou seja, todas as informações e que possibilitam e auxiliam a produção, sendo amplamente utilizados problemas de controle de produção dentro da organização. 
Concluindo:
Contudo, cada um dos processos produtivos é de extrema necessidade no escopo de uma empresa, pois constitui na realização de tarefas, extraordinárias ou não e no desempenho dos trabalhadores na produção de um item. Portanto, cada processo deve ser analisado minuciosamente, para garantir o máximo de controle, o êxito desejado e que haja uma constância no padrão de seus produtos e a garantia da qualidade de saúde dos trabalhadores.
Referências:
Conteúdo do aluno, disponível na plataforma;
LÉLIS, E.C. Administração da Produção. São Paulo: Pearson, 2012. 1.Ed. ISBN 9788564574427- Biblioteca Virtual Pearson
CRUZ, T. Sistemas, Organização e Métodos. São Paulo: Atlas, 2012. 4.Ed. ISBN 978852247833- 
0 - Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Pearson.
image1.png

Continue navegando