Buscar

Mídias na educação, roteirização e educação inclusiva

Prévia do material em texto

1)
	Howard Gardner, renomado psicólogo e educador, propôs a teoria das múltiplas inteligências, que vai além da visão tradicional de inteligência baseada apenas em habilidades linguísticas e lógico-matemáticas. Atualmente, Howard Gardner classifica em as inteligências em nove. Quanto nove tipos de inteligências, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F).
São alguns tipos de inteligência:
(    ) Espacial, visual, auditiva e corporal-cinestésica.
(    ) Espacial, musical e corporal-cinestésica.
(    ) Lógico-matemática, ruralista e existencial. 
(    ) Interpessoal, intrapessoal e linguística.
(    ) Lógico-matemática, naturalista e existencial.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
Alternativas:
· 
	F – V – V – F – F.
· 
	F – F – F – V – V.
· 
	V – V – V – F – F.
· 
	V – F – F – V – V.
· 
	F – V – F – V – V.
· checkCORRETO
Resolução comentada:
	Gardner inicialmente apresentou sete tipos de inteligências, e posteriormente adicionou mais duas que são: espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, linguística, lógico-matemática, naturalista e existencial.
Código da questão: 77177
2)
	A roteirização desempenha um papel fundamental na criação de conteúdo para diferentes tipos de mídia, sejam eles filmes, programas de TV, jogos, animações ou até mesmo anúncios publicitários. Cada forma de mídia possui suas próprias características e limitações, o que torna essencial adaptar o roteiro de acordo com as necessidades específicas de cada uma delas.
Qual é a importância da roteirização específica para cada tipo de mídia?
Alternativas:
· 
	Evitar plágio entre as mídias.
· 
	Evitar erros comuns de clicar e não abrir.
· 
	Importante para abrir no sistema correto.
· 
	Mostrar trabalho ao coordenador.
· 
	Adaptar o conteúdo à mídia utilizada.
· checkCORRETO
Resolução comentada:
	Adaptar o conteúdo à mídia utilizada. Sim, esse é o objetivo, a importância da roteirização é indispensável para um projeto de qualidade pedagógica.
Código da questão: 77169
3)
	A _____________ desempenha um papel fundamental na sociedade e na educação atual, cercando os estudantes com dispositivos tecnológicos que representam diversas mídias. Essa mudança na _______________ é impulsionada pela necessidade de formar indivíduos críticos e criativos, capazes de lidar com as demandas da sociedade. No entanto, é importante lembrar que a tecnologia por si só não transforma a educação. É necessário um ____________  cuidadoso e que os professores estejam capacitados para utilizar as mídias de maneira eficiente e estratégica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do preenchimento das lacunas:
Alternativas:
· Comunidade; tecnologia; planejamento.
· 
	Sociedade; educação; administrador.
· 
	Tecnologia; educação; planejamento.
· checkCORRETO
· 
	Tecnologia; educação; administrador.
· 
	Educação; tecnologia; planejamento.
Resolução comentada:
	A tecnologia desempenha um papel fundamental na sociedade e na educação atual, cercando os estudantes com dispositivos tecnológicos que representam diversas mídias. Essa mudança na educação é impulsionada pela necessidade de formar indivíduos críticos e criativos, capazes de lidar com as demandas da sociedade. No entanto, é importante lembrar que a tecnologia por si só não transforma a educação. É necessário um planejamento cuidadoso e que os professores estejam capacitados para utilizar as mídias de maneira eficiente e estratégica.
Código da questão: 77170
4)
	A Pedagogia Bancária é um conceito que se refere a uma abordagem educacional tradicional, na qual o professor é o detentor do conhecimento e o aluno é visto como um receptor passivo, sem espaço para questionamentos ou participação ativa. Essa perspectiva foi criticada por diversos educadores ao redor do mundo, que defendem uma educação mais participativa, crítica e centrada no aluno.
Qual educador brasileiro criticou a Pedagogia Bancária?
Alternativas:
· 
	Skinner.
· 
	Vygotsky.
· 
	Paulo Freire.
· checkCORRETO
· 
	Darcy Ribeiro.
· 
	Piaget.
Resolução comentada:
	Piaget elaborou a teoria Epistemologia Genética. Desenvolveu o conceito de assimilação e acomodação. 
Vygotsky, desenvolveu o conceito da zona de desenvolvimento proximal.
Paulo Freire é o autor que critica a forma de ensinar na qual o professor é o dono do conhecimento e o aluno apenas um ser que recebe passivamente as informações transmitidas. 
Darcy Ribeiro, educador brasileiro, é conhecido por suas contribuições para a educação indígena e para a criação do modelo de escola técnica no Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, ficou muito conhecido por ser o idealizador dos CIEPs.
Código da questão: 77174
5)
	Sobre a diferença entre Cinema 3D e Cinema 4D, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Cinema 3D é uma tecnologia que permite a exibição de filmes em três dimensões, criando a ilusão de profundidade na tela. Já o cinema 4D é uma evolução do 3D, que adiciona elementos interativos e sensoriais, como vento, água, cheiros e movimentos da cadeira, para criar uma experiência mais imersiva.
( ) Cinema 3D mostra imagens em formato geométrico, enquanto o Cinema 4D mostra as imagens em 4 dimensões, adicionando um som melhor e uma qualidade de imagem muito superior.
( ) Uma utilização comum para experiência 4D é o trajeto de uma montanha russa, onde é possível sentir as variações da cadeira: direcionando para direita, esquerda, trepidações, sensação de subida e descida.
( ) Cinema 3D é apropriado para quem não usa óculos ou lente de contato, enquanto o Cinema 4D é apropriado para colocar um óculos substituindo o óculos de grau, permitindo quatro vezes mais o conforto e a melhor visão do usuário.
( ) Importante informar que, com o filme Avatar 2, foi lançada uma nova experiência imersiva, a tridimensional a laser que não necessita de óculos especiais para vivenciar a perspectiva de profundidade do 3D.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
Alternativas:
· 
	V – F – V – F – F – V.
· checkCORRETO
· 
	F – F – V – F – F – V.
· 
	V – F – V – F – V – V.
· 
	V – F – V – V – F – V.
· 
	F – V – F – V – V – F.
Resolução comentada:
	Cinema 3D é uma tecnologia que permite a exibição de filmes em três dimensões, criando a ilusão de profundidade na tela.
Já no Cinema 4D é possível sentir as variações na cadeira: direcionando para direita, esquerda, trepidações, sensação de subida e descida, entre outros mecanismos associados que ativam outros sentidos e sensações.
Portanto, a sequência correta é V – F – V – F – F – V.
Código da questão: 77167
6)
	Sobre melhorar a precisão da pesquisa na internet, é importante utilizar recursos. Analise as afirmativas a seguir:
I - Usar palavras-chave específicas em vez de palavras gerais.
II - Os sites com extensão “.com.br” são registrados no Brasil e por isso têm informações corretas.
III - Usar repositórios científicos e bases de dados especializadas.
IV - Na busca por imagens, é possível filtrar por tipo de arquivo, cores, tamanho, data e direitos de uso.
V - As enciclopédias virtuais colaborativas, como Wikipedia, tem informações precisas, pois milhares de pessoas contribuem em suas informações.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Alternativas:
· 
	I e III estão corretas.
· 
	II, III e IV estão corretas.
· 
	I, III e IV estão corretas.
· checkCORRETO
· 
	I, II, III e IV estão corretas.
· 
	I, III e V estão corretas.
Resolução comentada:
	I - Correta, pois nós devemos utilizar palavras-chaves com o intuito de diminuir a quantidade de retorno de informações desnecessárias, otimizando nossa busca para o caminho correto.
II – Incorreta. Buscar em sites “.com.br” não garante que a informação seja precisa; qualquer pessoa pode cadastrar um site com essa extensão, portanto, muitos são criados com informações inconsistentes ou até mesmo, em poucos casos, desenvolvidos para dar desinformação.
III - Correta.Os repositórios científicos e bases de dados personalizadas mantidas por instituições científicas e universitárias são ótimos locais para encontrar textos com alto grau de assertividade.
IV - Correta. Quando se busca por uma imagem, podemos incluir na busca avançada o tipo de imagem, se tem direitos autorais etc. A importância se dá em buscar a imagem correta e com os direitos de uso adequados.
V - Incorreta. Enciclopédias colaborativas, como a Wikipedia, são locais em que qualquer pessoa pode alterar o texto, sem rigor com a verdade ou fundamentação científica. É extremamente aconselhado que seu uso não seja uma fonte de referência para trabalhos acadêmicos ou se pretende ter informações precisas.
Código da questão: 77168
7)
	O uso de ____________________ tem se mostrado uma ferramenta extremamente efetiva para despertar o interesse dos alunos e enriquecer significativamente o processo de ________________.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do preenchimento das lacunas:
Alternativas:
· 
	Atividades lúdicas; comportamento digital.
· 
	Tecnologia assistiva; educadores.
· 
	Atividades educativas; cultura.
· 
	Livros; internet.
· 
	Atividades lúdicas; ensino e aprendizagem.
· checkCORRETO
Resolução comentada:
	atividades lúdicas, ensino e aprendizagem
O uso de atividades lúdicas tem se mostrado uma ferramenta extremamente efetiva para despertar o interesse dos alunos e enriquecer significativamente o processo de ensino e aprendizagem.
Código da questão: 77180
8)
	As próteses são dispositivos criados para substituir partes do corpo ausentes ou danificadas, auxiliando as pessoas a recuperarem funções e mobilidade perdidas. Elas podem ser categorizadas em diferentes tipos, dependendo da parte do corpo para qual foram projetadas para substituir. Sobre os tipos de próteses, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F):
(    ) Perna de madeira, mão mecânica. 
(    ) Óculos, bengala.
(    ) Cadeira de rodas, dentadura.
(    ) Andador, olho de vidro.
(    ) Muleta, perna mecânica. 
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
Alternativas:
· 
	F – V – V – V – V.
· 
	V – F – V – F – V.
· 
	F – F – F – V – V.
· 
	F – V – V – F – F.
· 
	V – F – F – F – F.
· checkCORRETO
Resolução comentada:
	perna de madeira, mão mecânica, perna mecânica e olho de vidro são próteses, pois substituem uma parte do corpo. O que apenas melhora as condições sem substituir integralmente a parte do corpo é uma órtese. Portanto, a sequência correta é V – F – F – F – F.
Código da questão: 77182
9)
	Atualmente possuímos softwares que oferecem recursos de acessibilidade para facilitar o uso do computador por pessoas com diferentes necessidades. Esses softwares são exemplos de recursos de acessibilidade que visam tornar o uso do computador mais inclusivo e acessível para todos os usuários. Analise as afirmativas a seguir:
I - NVDA: serve para ler conteúdos na tela; software indicado para cegos e pessoas com baixa visão. 
II - CameraMouse 2018: permite que, ao falar em frente a webcam, o computador escreva o que se está falando.
III - Narrador: fala o que está no foco do mouse.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre os softwares de acessibilidade:
Alternativas:
· 
	Todos incorretos.
· 
	I, II e III estão corretas.
· 
	I e III estão corretas.
· checkCORRETO
· 
	I e II estão corretas.
· 
	II e III estão corretas.
Resolução comentada:
	I e III estão corretas.
I - NVDA: serve para ler conteúdos na tela; software indicado para cegos e pessoas com baixa visão. (CORRETA)
II - CameraMouse 2018: permite que, ao falar em frente a webcam, o computador escreva o que está falando. (ERRADA) 
III - Narrador: fala o que está no foco do mouse. (CORRETA)
Código da questão: 77183
10)
	As teorias são importantes contribuições para a compreensão do processo de aprendizagem e desenvolvimento humano. Analise as afirmativas a seguir a respeito da relação entre teoria e autor:
I - Behaviorismo Radical – Skinner.
II - Zona de desenvolvimento proximal – Piaget.
III - Aprendizagem significativa – Ausubel.
IV - Epistemologia Genética – Vygotsky.
V- Importância do movimento e da emoção na construção do conhecimento – Wallon.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas entre teoria e seus autores:
Alternativas:
· 
	I, III e V estão corretas.
· checkCORRETO
· 
	I, II e IV estão corretas.
· 
	I e II estão corretas.
· 
	II, III e IV estão corretas.
· 
	I, II, III e IV estão corretas.
Resolução comentada:
	I, III e V estão corretas.
I - Behaviorismo Radical - Skinner; (CORRETA).
II - Zona de desenvolvimento proximal - Piaget; (ERRADA) a Zona de desenvolvimento proximal foi proposta por Vygotsky.
III - Aprendizagem significativa - Ausubel. (CORRETA).
IV - Epistemologia Genética - Vygotsky; (ERRADA) A teoria da Epistemologia Genética foi apresentada por Jean Piaget.
V - Importância do movimento e da emoção na construção do conhecimento - Wallon. (CORRETA).

Continue navegando