Buscar

HIDROLISE DA SACAROSE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO-GROSSO
ICET – INSTUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS 
HIDRÓLISE DA SACAROSE
BRUNO HIROSHI NACANO
GIOVANNA LORENA FERREIRA CAMARGO
IZAURA PINHEIRO DE SOUZA RODRIGUES ORNELAS
BARRA DO GARÇAS, MT
2023
BRUNO HIROSHI NACANO
GIOVANNA LORENA FERREIRA CAMARGO
IZAURA PINHEIRO DE SOUZA RODRIGUES ORNELAS
HIDRÓLISE DA SACAROSE
 Relatório de aula prática apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Bioquímica de Alimentos, do curso de Engenharia de Alimentos, UFMT/CUA. E orientado pela Prof.ª Dra. Neila Mello dos Santos Cortez.
 
 
BARRA DO GARÇAS, MT
2023
1. INTRODUÇÃO GERAL
O açúcar invertido é um produto obtido pela hidrólise ácida ou enzimática da sacarose e é comumente utilizado na produção de alimentos. A frutose e a glicose podem ser obtidas por hidrólise ácida da sacarose, restando uma pequena quantidade de sacarose. A reação de conversão resulta em aumento da doçura e, mais importante, um aumento da solubilidade do açúcar, uma vez que a frutose livre é mais solúvel que a sacarose. (PEREDA, 2005).
(1)
Figura 1 – Reação de hidrólise da sacarose em meio ácido
A utilização do açúcar invertido na indústria de alimentos é uma vantagem para aplicações onde é adicionado açúcar à solução. O xarope invertido combina a alta solubilidade da frutose com a cristalização refratária da glicose, aumentando seu poder adoçante e reduzindo o risco de cristalização. (RODRIGUES et al., 2001).
2. OBJETIVO
Observar a hidrólise da sacarose por meio da adição de um ácido e uma base.
3. MATERIAIS E REAGENTES
· Béquer 600mL;
· Chapa de aquecimento;
· Tubos de ensaio;
· pHmetro;
· Bastão de vidro;
· Pinça;
· Ácido clorídrico;
· Hidróxido de sódio;
· Solução de sacarose;
· Solução de fehling.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Utilizando uma pipeta graduada mediu-se um volume de 5mL de solução de sacarose, e adicionou-se 1mL de ácido clorídrico. Logo após, levou-se a mistura para um banho maria fervente por cerca de 5 minutos, e em seguida retirou-se até que a solução para que se mantivesse em temperatura ambiente. Dessa maneira, depois que se obteve a solução em temperatura ambiente adicionou-se de 2 à 3 gotas de hidróxido de sódio, até que houvesse a alcalinização da solução, para isso utilizou-se uma fita de pH. Após a alcalinização da solução, adicionou-se 2mL da solução de fehling. E em seguida, levou-se ao banho maria por 1 minuto, até que houvesse a mudança de cor azul para laranja/marrom.
 
image1.png

Continue navegando