Buscar

o que é a curva AB123

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

o que é a curva ABC?
Trata-se de uma das técnicas mais utilizadas no mundo inteiro de controle e organização de estoque. A curva ABC tem como principal finalidade, classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles.
Como funciona a curva ABC?
 Ela é uma ferramenta que permite identificar os itens que possuem maior importância e maior valor dentro do seu estoque. Para assim, classificá-los de acordo com essa relevância. Resumindo, a curva ABC faz um ranqueamento dos seus produtos mostrando qual deles traz maior retorno para a empresa.
Os que trazem maior retorno são classificados como produtos da curva A, os de médio valor e retorno ficam classificados na curva B, e a maior parte dos itens que trazem um retorno baixo para a empresa ficam classificados na curva C
Produtos da Curva A
São os produtos de maior importância para a empresa. É adotada a fórmula 80-20 para fazer a seleção desses itens, que consiste em selecionar 20% do total de produtos que juntos correspondem a 80% do total das vendas. São esses itens que toda organização precisa dar maior atenção na gestão de estoque. já que correspondem a uma porcentagem elevada do total de vendas.
Produtos da Curva B
São os produtos de importância média dentro da empresa. Essa curva é preenchida com 30% dos itens que juntos equivalem a 15% do total do seu faturamento
Produtos da Curva C
São os produtos de menor importância para a empresa. Para compor a curva C são selecionados os 50% do total dos itens que juntos vão equivaler a apenas 5% do faturamento total.
Como a curva ABC auxilia no controle de estoque da empresa?
A partir da categorização dos produtos de acordo com a demanda e relevância no mercado, o seu controle de estoque fica mais direcionado. Dando prioridade aos produtos que apresentam um maior volume de vendas e de faturamento gerado. 
Com a curva ABC, é possível evitar gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos em um primeiro momento. O que pode representar uma certa demora para recuperar o capital investido. 
Ao se verificar os produtos que não possuem uma demanda tão grande, a curva ABC de produtos possibilita a identificação dos produtos que devem ser colocados em promoções para aumentar as suas vendas e evitar excesso de estoque.
E a curva ABC de clientes, como funciona?
· Classe A: são os clientes mais ativos da sua empresa. Os clientes desse grupo correspondem a 80% de todo o faturamento da sua empresa. São clientes que compram tanto uma quantidade maior de produtos, quanto seus itens mais caros.
· Classe B: nem tão ativos quanto os representantes da classe A, os clientes da classe B são responsáveis por 15% do seu faturamento.
· Classe C: estes clientes representam apenas 5% do seu faturamento. São pessoas que consomem com pouca frequência os seus produtos ou optam pelos mais baratos.

Continue navegando

Outros materiais