Buscar

Pilares da Educação Superior

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
	
	
	1.
	Um dos três pilares da educação no Ensino Superior é a pesquisa, que vem associada aos outros dois pilares, o ensino e a extensão. Uma forma de realizar a pesquisa na graduação é no envolvimento em projetos de pesquisas, que podem estar associados a uma iniciação científica. Para elaborar um projeto de pesquisa, precisamos saber quais são as suas partes constituintes e o que deve ser posto em cada uma destas partes. Descreva as partes de um projeto de pesquisa, apresentando o que deve ser posto em cada uma delas. ( * Máximo 4000 caracteres )
Um projeto de pesquisa é composto pelas seguintes partes: introdução, justificativa, objetivos (geral e específicos), metodologia e referências.
A introdução é onde iremos apresentar o tema o qual a pesquisa será realizada, fazendo uma indicação do problema que será discutido acerca do tema, e o objetivo da pesquisa. Estas informações devem estar expostas de forma clara e objetiva, facilitando assim a compreensão dos argumentos apresentados. 
Na justificativa argumentaremos através de referencias teóricos o porquê da importância do tema a ser pesquisado, indicando quais contribuições está pesquisa poderá trazer tanto para a comunidade escolar, quanto para a sociedade, ou até mesmo para um indivíduo. 
Os objetivos estão divididos em objetivos gerais e específicos. O objetivo geral define o que se pretende atingir com sua pesquisa. Os objetivos específicos podem ser divididos em vários tópicos e definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral.
Na metodologia é onde detalharemos de forma minuciosa os procedimentos, técnicas e quais instrumentos iremos utilizar na execução da pesquisa, para que os objetivos propostos sejam atingidos. 
O cronograma normalmente é apresentado em forma de tabela e visa distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, com datas estipuladas e um orçamento financeiro previsto para a execução de cada uma das etapas.
Nas referencias, é onde listaremos todas as obras e fontes de informações (artigos e outros meios) que serviram de base para a realização da pesquisa, devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT ou segundo as normas que a instituição de ensino ou pesquisa acharem necessário.
 
	2.
	A busca pelo sucesso profissional parece estar presente na maioria das pessoas, embora esteja relacionada com dimensões bastante pessoais. Sobre o que é ter sucesso na profissão, há algumas questões que são transversais. Disserte sobre as características da  importância de competência, do equilíbrio emocional, do trabalho e da integridade. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
O sucesso profissional é uma questão subjetiva e relativa, variando conforme a meta que cada um traça pra si, mas de um modo geral podemos dizer que certas características são importantes para se obter o sucesso profissional. 
A competência está relacionada ao conhecimento que o profissional possui e o uso de estratégias adequadas para alcançar determinado objetivo, buscando atualizações, usado o bom senso e a criatividade. 
Já o equilíbrio emocional é ter tranquilidade para que se tomem as melhores decisões com consciência, calma e ponderação, cultivando um ambiente de harmonia com a motivação e entusiasmo adequados. 
O trabalho está relacionado a todo empenho e dedicação utilizada pelo profissional na busca pelo melhor resultado, agindo com proatividade e disciplina.
Um profissional com integridade ele se preocupa em fazer a coisa certa, sendo orientado sempre pela ética, transparência e honestidade, inspirando confiança em toda a equipe.

Continue navegando