Buscar

Você sabe a importância de uma edificação possuir um sistema de combate aos incêndios com os equipamentos e as sinalizações facilmente identificados? Um sistema de combate aos incêndios adequado e bem

Prévia do material em texto

MAPA - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
Você sabe a importância de uma edificação possuir um sistema de combate aos incêndios com os equipamentos e as sinalizações facilmente identificados? Um sistema de combate aos incêndios adequado e bem sinalizado faz toda a diferença para os ocupantes e para os transeuntes, visto que quando conseguimos visualizar os equipamentos e as sinalizações conseguimos decidir o que fazer de forma rápida e dentro dos nossos conhecimentos e treinamentos.
Considere uma escola municipal que possui vários ambientes como a cozinha, a biblioteca, as salas de aula e a sala de computadores, sendo que algumas têm ventiladores e outras ares condicionados, e que você, como profissional da segurança, precisa ter conhecimentos sobre como funciona o sistema de combate aos incêndios, para que em caso de emergência, após treinado, você possa iniciar os procedimentos de emergência até que chegue a ajuda especializada.
Leia o exceto a seguir:
Hoje é possível encontrar uma infinidade de recursos quando o assunto é equipamento e proteção contra incêndio, pois os impactos podem ser imensuráveis quando os itens de proteção necessários não estão presentes.
É necessário que os equipamentos de combate a incêndios estejam conforme os pré-requisitos e com as normas mercadológicas que estabelecem um padrão de qualidade do equipamento em questão, para que a edificação seja liberada para a utilização pelo corpo de bombeiros.
Com o propósito de prolongar a vida útil dos equipamentos de combate a incêndios, é extremamente importante conhecer bem a funcionalidade de cada produto e principalmente as instruções de uso. Tal postura evita prejuízos desnecessários e problemas em casos de emergências.
Os equipamentos de combate a incêndios mais comuns são os hidrantes, chuveiros automáticos, sprinklers, as bombas hidráulicas, extintores de incêndio, alarmes, mangueiras, iluminação de emergência, porta corta-fogo, sinalização e outros menos populares, como o abrigo contra incêndio.
Cada um dos equipamentos de combate a incêndios é importante para assegurar que toda a edificação está protegida, fazem parte de um conjunto essencial para segurança do local.
Sobre a manutenção dos equipamentos de combate a incêndios, vale ressaltar que um dos erros mais comuns no sistema contra incêndios é a falta de manutenção preventiva e corretiva. Somente um reparo profissional é capaz de garantir o pleno funcionamento de cada componente.
Fonte: https://www.hidromon.com.br/equipamentos-combate-incendio#:~:text=Os%20equipamentos%20de%20combate%20a%20inc%C3%AAndio%20mais%20comuns%20s%C3%A3o%20os,como%20o%20abrigo%20contra%20inc%C3%AAndio. Acesso em: 7 fev. 2024.
Um sistema de combate bem dimensionado com suas manutenções preventivas e corretivas em dia, com profissionais treinados para a utilização deles quando ocorrer uma emergência, bem como profissionais que saibam os procedimentos de emergência, reduz os danos ao patrimônio e à vida dos ocupantes.
A escola municipal possui uma cozinha que tem um extintor de PQS (ABC); uma biblioteca na parte de leitura com livros impressos que possui somente um extintor de CO2; as salas de aulas possuem nas portas extintores de incêndios PQS (ABC); e a sala de computadores possui um extintor de água pressurizada. Diante disso, para que a escola possua um sistema de combate adequado, precisa de você, profissional da segurança, para organizar os extintores e verificar se os equipamentos de incêndios estão de acordo. No MAPA da disciplina de Proteção Contra Incêndios e Explosões, sua tarefa como gestor da segurança é:
a) Explicar se a cozinha, a biblioteca, as salas de aula e a sala de computadores estão com os extintores corretos, explicar o porquê está correto ou corrigir para o extintor adequado informando o motivo.
b) Tirar fotos (pode utilizar fotos da internet) dos 4 tipos de extintores de incêndios (Pó químico seco (ABC), Pó químico seco (BC), CO2 (gás carbônico) e Água Pressurizada).
c) Para cada um dos extintores, citar quais classes (A, B, C ou D) os extintores podem ser utilizados.
d) Tirar fotos (pode utilizar fotos da internet) de 2 (duas) placas de sinalização nas escolas. Duas fotos a partir da sinalização escolhida, sendo elas: proibição, alerta, orientação e salvamento ou complementares, e informar qual seu objetivo.
e) Após isso, elaborar um breve texto dissertativo contendo sua opinião como gestor da segurança sobre a importância do sistema de prevenção a incêndios.
 
Dicas dos professores:
 
1. Leia atentamente o comando da atividade e assista ao vídeo explicativo da atividade disponível no FÓRUM DE VÍDEOS EXPLICATIVOS > ambiente da disciplina.
2. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do FORMULARIO PADRÃO da atividade MAPA, disponível para download no Material da Disciplina > Ambiente da disciplina.
3. No ambiente da atividade, certifique-se de que está anexando o arquivo (FORMULÁRIO PADRÃO) correto antes de Finalizar, pois após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
4. Ao enviar a atividade, certifique-se que o arquivo está no formato DOC ou PDF.
5. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas.
6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
7. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
8. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
9. Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador pelo Studeo, no Fale com o Mediador.
10. Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.
Bons estudos! 21
em 
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando

Outros materiais