Buscar

Para iniciarmos, é importante reconhecer que o ordenamento jurídico pátrio estabelece uma série de crimes, os quais visam minimizar ações delituosas e que violem direitos e garantias individuais. Cont

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - SPRIV - PROTEÇÃO CONTRA FURTOS E VIOLAÇÃO DE NORMAS - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
 
Para iniciarmos, é importante reconhecer que o ordenamento jurídico pátrio estabelece uma série de crimes, os quais visam minimizar ações delituosas e que violem direitos e garantias individuais. Contudo, a tipificação de condutas é suficiente para a não incidência criminal?
Embora sejam estabelcidas condutas criminosas, a simples delimitação legal de crime não é suficiente para impedir a indidência de delitos e a violação de direitos, sendo necessário ações conjuntas e direcionadas para atenuar os índices de criminalidade. Isto porque, muito são os fatores que podem influenciar na ocorrência de um delito, não impedindo a incidência de crime.
Para exemplificarmos a existência de ações delituosas, mesmo com a tipificação delitiva, vejamos a seguinte matéria:​
 
Crime no Shopping Center Solaris deixa funcionários e clientes em pânico.
 
O Shopping Center Solaris é um grande complexo comercial localizado no coração da cidade, com mais de 200 lojas, incluindo joalherias de alto padrão, lojas de eletrônicos, vestuário, um cinema e diversas opções de alimentação. Apesar de possuir um sistema de segurança que inclui câmeras de vigilância, seguranças patrimoniais e controle de acesso nas entradas e saídas, o shopping foi alvo de um audacioso crime que culminou em enormes prejuízos financeiros e danos à sua reputação.
 
Como aconteceu o crime?
 
Em uma tarde movimentada de sábado, um grupo de seis criminosos disfarçados de clientes comuns entrou no shopping. Dividindo-se em dois grupos, eles simultaneamente realizaram ações coordenadas em pontos estratégicos. O primeiro grupo dirigiu-se a uma joalheria de alto padrão, enquanto o segundo grupo posicionou-se próximo às saídas de emergência, ambos mantendo comunicação via dispositivos móveis.
 
Às 15h30, no momento de maior fluxo de pessoas, o grupo na joalheria anunciou o crime. Usando marretas e armas de fogo, eles quebraram as vitrines e ameaçaram funcionários e clientes, levando joias avaliadas em milhões. O barulho e o pânico atraíram a atenção dos seguranças, mas o segundo grupo de criminosos acionou dispositivos de fumaça nas proximidades das saídas de emergência, criando confusão e impedindo a rápida intervenção das forças de segurança.
 
A equipe de segurança do shopping demorou a reagir devido à confusão generalizada e à dificuldade de comunicação interna. Além disso, o sistema de câmeras de segurança não cobria adequadamente todos os ângulos da joalheria, deixando pontos cegos que foram explorados pelos criminosos. A polícia só foi acionada após os criminosos já terem fugido do local, utilizando um terceiro grupo que aguardava com veículos em uma das entradas de serviço pouco monitoradas. Contudo, eles foram capturados em menos de 5 minutos a duas quadras do local.
 
Assim, o crime resultou em prejuízos milionários em bens, visto que apenas metade das joias foram recuperadas, bem como em danos físicos à estrutura da joalheria e outras lojas próximas, além de impactar negativamente a sensação de segurança dos lojistas e clientes. A demora na reação da segurança e as falhas no sistema de monitoramento foram amplamente criticadas.
 
Elaborado pela professora, 2024.
 
O tema central da presente atividade está vinculado a a análise do contexto fático apresentado, a fim de que exploremos os conteúdos abordados ao de toda disciplina, com enfoque prático-teórico nos crimes contra o patrimônio.   
 
Vamos praticar?
 
A análise do estudo de caso revela falhas significativas de segurança que contribuíram para a ocorrência do crime e identificá-las torna-se crucial para desenvolver um plano de segurança aprimorado.
 
Suponhamos que você é o Gestor de Segurança do estabelecimento e precisa apresentar um relatório para a Superintendência do Shopping Center Solaris sobre o crime ocorrido na tarde sábado, visto ser o documento que irá instruir o registro do Boletim de Ocorrência. A equipe de Gerenciamento de Riscos do Shopping Center solicitou que fossem respondidos os seguintes questionamentos:
 
1. Qual foi o crime praticado pelos criminosos?
2. Quais os elementos que caracterizam este crime?
3. Considerando que os objetos foram recuperados em menos de 5 minutos a duas quadras do local, o crime ocorreu de forma tentada ou consumada?
4. Quais foram as falhas de segurança no Shopping Center Solaris que permitiram a ocorrência do crime?
 
Lembre-se que os questionamentos devem ser respondidos na forma de um relatório para a Superintendência do Shopping Center Solaris e que você poderá fazê-lo como quiser. Transforme a sua experiência de aprendizagem em uma possível situação profissional em que você precisará desenvolver habilidades de gestão aplicadas a segurança privada e por isso, seja criativo na elaboração do seu relatório, sem se esquecer de responder a todos os questionamentos propostos.
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
 
- Realize uma Leitura cuidadosa do Livro da Disciplina;
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pela professora;
- Realize pesquisas complementares sobre o caso apresentado no corpo dessa atividade;
- Realize pesquisas complementares sobre planejamento e implementação das ações que versam sobre a proteção contra furtos e violações dde normas;
- Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel e insira as devidas referências;
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina;
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
10
!
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando

Outros materiais