Buscar

Estratégia de Negociação Dell

Prévia do material em texto

A Dell Computers é uma empresa que tem conquistado seu espaço no mercado Brasileiro desde 2015, na venda de computadores dentro do segmento empresarial e doméstico. 
Seu crescimento está ligado totalmente a sua gestão eficiente, uma empresa que conquistou seus clientes com uma estratégia de negociação ganha-ganha, uma forma de negociar em que busca favorecer os dois lados, tanto o da empresa como o de consumidor ou cliente. Uma vez que o consumidor se sente favorecido, com certeza ele voltará a adquirir serviços ou produtos da empresa, essa maneira de negociar também acontece com os seus fornecedores, é possível fazer essa conclusão devido ao relacionamento exclusivo que a empresa Dell tem com seus poucos e fiéis fornecedores, e também com as transportadoras.
A empresa utiliza a metodologia Just in time e Build to order, com o foco em atender apenas a demanda real, dessa forma é possível garantir a redução de estoque e desperdício, otimizando processos tornando-os mais efetivos, melhor controle e padronização de toda sua cadeia de suprimentos. 
Conseguiu conquistar uma fatia considerável no segmento empresarial, cerca de 38% em 2017 devido ao seu processo de customização em massa, onde o produto é fabricado de acordo com a necessidade do cliente. 
A Dell também utiliza a venda direta em seus processos, sendo possível reduzir os custos já que não existe intermediário entre a empresa e o cliente, tendo maior contato direto com o cliente é possível oferecer produtos personalizados de acordo com a expectativa de cada cliente, à proximidade direta com o cliente é uma vantagem, pois a fidelização se torna mais fácil.
Contudo, este estudo mostrou que a empresa Dell tem uma vantagem competitiva bem expressiva diante de seus concorrentes, podemos comprovar isso de acordo com o trecho descrito no site disponível na dica do professor 3.
A vantagem competitiva é um conjunto de características que a organização busca alcançar para se destacar, para diferenciar-se de seus concorrentes. Essa diferença precisa agregar valor ao cliente. Esse valor se refere àquilo que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço, e aí se encontra a vantagem competitiva.
Referencia:
Silvio Oliveira. Gestão da cadeia de suprimentos para a obtenção de vantagem competitiva, 2010.Dispoível em https://administradores.com.br/artigos/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-para-a-obtencao-de-vantagem-competitiva Acesso em: 17 de out. 2023

Continue navegando

Outros materiais