Buscar

MOD 3 ANÁLISE DE UMA MENTE

Prévia do material em texto

CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE CLÍNICA
ALUNO
MÓDULO 3 – HISTÓRIA DA PSICANÁLISE: ANÁLISE DE UMA MENTE
CIDADE
2023
DOCUMENTÁRIO: ANÁLISE DE UMA MENTE
No documentário, Freud – Análise de uma Mente, produzido na Austrália em 1995 pela BIO THE BIOGRAPHY CHANNEL, retrata a vida de Sigmund Freud, que é considerado o “Pai da Psicanálise”. A obra aborda vários aspectos importantes sobre a vida de Freud, abordando desde a sua infância, passando por suas relações familiares tanto como filho quanto como pai, percorrendo os principais contatos e influências na formulação dos seus conceitos fundamentais, até seu reconhecimento mundial e morte.
Ao longo da obra, é possível observar a conturbação da sua infância, que acaba provocando o desenvolvimento de ansiedade, como o estudo excessivo e a necessidade de ser aprovado, reconhecido, fazendo a manutenção da sua posição de filho “promissor”, dentro da família. Sigmund Freud, foi um médico neurologista e eterno cientista, responsável pela criação da Psicanálise. De família judaica, tem sua primeira formação no Hospital Saepêtrière, na época, mais conhecido como um hospício. Iniciou sua trajetória profissional, como médico neurologista com o objetivo de aliviar os seus pacientes que sofriam com as neuroses. 
Freud viveu em Viena durante boa parte de sua vida e lá iniciou suas pesquisas sobre a psicanálise. Sonhava em mudar o mundo com sua ciência e descobertas, em suas pesquisas e buscas intermináveis por respostas, descobriu algo novo sobre o inconsciente da mente humana e dessa descoberta, nasceu a conhecida psicanálise. 
O documentário, mostra o início da primeira associação freudiana, composta por um grupo de médicos e historiadores. O grupo, denominado, Sociedade Psicológica da Quarta-feira, serviu como um laboratório de novas ideias onde era falado sobre variados assuntos que envolviam a vida daqueles profissionais e seus relatos acerca dos tratamentos adotados para os pacientes, tendo como foco principal, as reuniões acerca das doenças psíquicas e mentais. Mais tarde, a Sociedade Psicológica da Quarta-feira viria a torna-se a Fundação Psicanalítica Internacional, dirigida por Carl Gustav Jung. 
Por volta de 1885, Freud vai à Paris em busca de sua verdadeira vocação. Em Paris, começa a assistir as aulas clínicas de Charcot, o maior neurologista da época, que pesquisava mulheres com diagnóstico de histeria (conhecida como uma doença do útero, que tomava o corpo das mulheres). Um dos métodos utilizados era a hipnose para tentar entender o que acontecia com os seus corpos e com isso, as paralisias e contrações que estavam sempre presentes, desapareciam por um curto período de tempo. Freud fica fascinado com os métodos de Charcot e passa ater uma nova visão sobre dois campos de estudo que tinha interesse, a sexualidade e a histeria. Freud, acreditava que existia uma trama real para toda neurose e que a sexualidade assumia a vida psíquica e a neurose era consequência de conflitos não resolvidos na infância.
Observando o relato acerca das anotações de seus sonhos em um diário, nota-se, a preocupação que o ego faça o equilíbrio entre o id e o superego, em relação a sua vida sexual, que o próprio Freud, faz questão que haja esse equilíbrio, a fim de que seus esforços mentais sejam destinados à sua evolução em seus estudos e pesquisas com seus pacientes. Além disso, mesmo reconhecendo que também possuía vários distúrbios mentais, após realizar a autoanálise, Freud, parecia não ter a necessidade de vencer todos eles, mas apenas controlar o que ele poderia julgar ser o que o influenciaria mais. Tal fato é claramente observado em seus estudos acerca dos campos neuróticos (histeria), em que ele usou a hipnose como método, concluindo que a histeria era causada pelos problemas na infância envolvendo sexo, seja de abuso ou fantasia reprimida. Freud, então, transferiu seus desejos para seus trabalhos e passou a ficar com abstinência sexual, porque um dos motivos era que não aceitar os métodos contraceptivos, preferindo se afastar dessa vida.
Outro fator é que a morte de seu pai, parece ter desencadeado em Freud a depressão, demonstrado pelo fato de que como pesquisador, ele pesquisou sobre o uso de cocaína como efeito terapêutico, sendo ele mesmo, a pessoa pesquisada, demonstrando que neste momento, ele estava profundamente mergulhada em seu próprio luto, não questionando os efeitos negativos da cocaína, chegando a ficar viciado. 
Além disso, nota-se que Freud a exigência de fidelidade total de seus seguidores para com suas ideias, ele demonstra a necessidade de controlar o mundo a sua volta e a evitar que as pessoas questionem a sua capacidade e teorias. 
Assim, fica evidente que sua autoanálise influenciou e impactou o mundo, mas que Freud, não parecia sentir a necessidade de superar suas próprias perturbações, embora ele manteve consciente de sua existência. Outro fator que me chamou a atenção, em relação ao documentário, é o ponto de vista de Freud sobre si mesmo, que ao confirmar suas teorias acerca dos instintos ruins humanos, fato ocorrido em razão da 1ª guerra mundial, ele mostrou-se desanimado e desesperançoso em avançar na cura dos males da mente humana. Chegando a iniciar a análise da própria filha, quebrando uma regra de conduta ética profissional, cometendo o chamado de “incesto intelectual”, demonstrando mais uma vez que seus pensamentos primitivos e possessivos, permaneciam mesmo após sua autoanálise.
Sobretudo, seu legado na psicologia e psicanálise é enorme e abriu caminhos para novas pesquisas e estudos contrários aos seus, que hoje compõe a ciência da psicanálise moderna. 
Freud possui dentro de suas teorias acerca do inconsciente, um similar sentido de uma história de projetar uma nova ciência, pois utiliza de métodos entrelaçados a uma maiêutica socrática para teorizar suas afirmações acerca da mente, unindo detrimentos dialéticos em como formar um estudo, embasado, nos recíprocos tanto por parte do empirismo como do criticismo. Para isso, a constituição do aparelho psíquico “id, ego, e superego”, que propusera a compreensão entre o prazer, ideologia e inteligência, caminhos para um solipsismo atemporal ao qual dentro de concepções longitudinais, ocorre atitude de levar um “ethos” de análise que independente de campos multiculturalistas, a psique se encontra dentro de um mesmo processo de aceitação e intelectualidade, no sentido de “formação das ideias”.
Observa-se no documentário, que Freud emergiu dentro dos subterrâneos da lama humana, buscando possibilidades em realçar, o corpo como um complemento da mente, mas contendo a repressão e a liberação dos prazeres como um âmago para gerir, um conhecimento que fosse tanto humanista, mas também tendo um labor de ciência materialista, que comprovasse a veracidade de suas técnicas, através das palavras, de uma criticidade, em fazer o próprio paciente, colocar os seus traumas para fora, como se construindo um critério deificação de posturas sociais macabras, controlando os desejos mais profundos de seus ímpetos.
Com a psicanálise, Freud propôs novas aberturas para se levar, um comportamentalismo que possuísse assimetrias de quebrar barreiras entre os fatores políticos e sociais presentes, em cada delírio diário de um cotidiano, que deixava de lado as pessoas mais simples, e não visse a miséria como um estupor de estrangulamento das capacidades subjetivas de cada “ser”. Assim, Freud, mostrou que os preâmbulos de uma saúde mental prolixa não se encontram somente em fatores individuais e sim de forma grupal, onde cada pessoa é comprometida a entender seu espaço histórico, em consonância e dissonância de fatores ideológicos aos quais estejam inseridos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O documentário sobre a vida de Freud, nos permite vê-lo melhor dentro do contexto psicanálitico, visto que ele via na psicanálise, uma maneira de ajudar as pessoas a se libertarem de seus traumas, bem como produção de um sentido cultural, que não ficasse unicamente em doutrinas, buscando sempre inovar e aprofundarsuas pesquisas. 
Nota-se que em sua fase adulta, embora com muitas contribuições científicas, Freud possuía algumas neuroses, decorrentes de seu desenvolvimento, o que o levou a utilizar a cocaína como uma proposta terapêutica, acabando a usá-la como consolo sobre suas angústias, buscando na sensação de euforia causada pela cocaína, efeito que lhe causava sensação de ser um homem forte e ousado, neste recorte é possível supor que uma das angústias que mais lhe causara sofrimento e que o acompanhava, desde a infância, seria o medo da insignificância e fracasso, encobertos por suas atitudes preponderantes e a cocaína. Além do uso vício em charutos, que também supostamente era utilizado como forma de compensação e prazer. 
Sobretudo, fica evidente que a autoanálise feita por Freud, influenciou e impactou o mundo, mas que Freud, não parecia sentir a necessidade de superar suas próprias perturbações, embora ele manteve consciente de sua existência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DOCUMENTÁRIO: Freud - Análise de uma Mente. Austrália, 1995. Produzido por BIO THE BIOGRAPHY CHANNEL. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1f2Id0q-NHw. Acesso em 03 de junho de 2023.
ZIMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos [recurso eletrônico]: teoria, técnica e clínica: uma abordagem didática. Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2007.
image1.png

Continue navegando