Buscar

Aquisição e desenvolvimento da linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aquisição e desenvolvimento da linguagem: reconhecimento de propriedades de uma lingua e...
Padrão de resposta esperado
Behaviorismo - o professor seleciona as palavras com as quais o aluno tem dificuldade e as pronuncia todos os dias para que a criança o imite. Estímulo: imitação.
Gerativismo - o professor utiliza as palavras que representam as dificuldades de fala do aluno numa conversa com esse aluno, levando-o a pronunciá-las também. Estímulo: reforço e condicionamento (é o estímulo que reforça a ação que está sendo feita).
Epistemologia genética - o professor elabora desafios para a turma em que o uso das palavras que representam as dificuldades de fala do aluno seja exigido. Esses desafios podem ser de interpretação de texto não verbal, de investigação de detetive, etc. Estímulo: desafio intelectual.
Interacionista estruturalista - a partir de uma situação social (um passeio, uma saída de campo), o professor promove uma conversa com o aluno sobre os conhecimentos desenvolvidos na experiência da saída. Na expressão desse conhecimento, o aluno utilizará as palavras cujas pronúncias são obstáculos para sua comunicação. Estímulo: troca com o outro (adulto).
Conexionista - o professor promove diferentes experiências, como: roda de conversa, saída a diferentes espaços (uma fábrica, um zoológico, um museu, um cinema, etc.) para que o aluno vivencie diferentes experiências de comunicação. Estímulos: vivências, estímulos e experiências da criança.
Psicolinguística - o professor propõe atividades de sensibilização que contribuam com a estimulação da linguagem, por meio de canto, conversa, brincadeiras, leitura de histórias. Dessa forma, por meio da fala, é possível identificar os objetos de interesse da criança e estabelecer uma intenção comunicativa. Estímulo: situação de interação linguística para a identificação das propriedades da língua.
1. 
O tema aquisição da linguagem é assunto de debate há muito tempo na comunidade científica. Diferentes áreas se dedicaram a estudar o fenômeno. Desses estudos, surgiram variadas teorias sobre a aquisição da linguagem. O behaviorismo e o gerativismo são exemplos dessas teorias.
Reflita sobre essas duas teorias e assinale a alternativa que apresente uma afirmação correta.
Você acertou!
B. 
Skinner defendia que a criança imitaria o adulto, e a língua seria simplesmente um comportamento verbal, respostas aprendidas a partir de estímulos e reforço recebidos.
2. 
​​​​​​​Diferentes teorias sobre a aquisição da linguagem foram criadas a partir das fundamentações de diferentes vertentes. A abordagem cognitivista, a interacionista, a conexionista e a psicolinguística são exemplos dessas teorias.
Reflita sobre essas teorias e assinale a alternativa que apresente uma afirmação correta.
Você acertou!
C. 
A abordagem conexionista propõe que a aquisição da linguagem se dá por meio de informações processadas pelas redes neurais.
3. 
A aquisição e o desenvolvimento da linguagem estão conectados aos processos que ocorrem na nossa mente. Dessa forma, é possível estabelecer conexões entre esses processos e o desenvolvimento cognitivo. 
Reflita sobre o assunto e assinale a alternativa que apresente uma afirmação correta.
Você acertou!
D. 
Para Piaget, o desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento da inteligência, pois é o desenvolvimento cognitivo que possibilitará o nascimento do simbolismo.
4. 
A competência linguística de utilizar a linguagem com função comunicativa ocorre naturalmente. Para tanto, estão disponíveis para a criança as regras gramaticais internalizadas e seu desempenho linguístico espontâneo que vai se desenvolvendo de acordo com as fases da gramática. 
​​​​​​​Observe as afirmações e marque a alternativa verdadeira.
Você acertou!
A. 
A competência linguística de utilizar a linguagem com função comunicativa ocorre por meio das regras gramaticais internalizadas e de desempenho linguístico espontâneo.
5. 
As fases do desenvolvimento da gramática são um dos temas relacionados ao desenvolvimento da linguagem.
Observe as afirmações e marque a alternativa verdadeira.
Resposta correta.
B. 
Saber segmentar as palavras no nível fonêmico é decisivo para a escrita alfabética, uma vez que regras de associação entre grafemas e fonemas são necessárias para essa aprendizagem.

Continue navegando