Buscar

ética estética e educação

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Ética, Estética e Educação
Considere o extrato de texto:
 “Na perspectiva de Plotino, a dor é a aisthesis, a percepção do corpo despojado. Ele usa o conceito de pathos como representação da empatia, do sentimento e da ligação afetiva quando diz que, conscientes, somos sensibilizados diante de uma situação em que a vítima morre ou sofre desnecessariamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Plotino: “Os animais têm sentimentos, portanto sentem prazer e dor”. Vegazeta. https://vegazeta.com.br/plotino-os-animais-tem-sentimentos/”. Acesso em 12 jul. 2019.
 
Levando em consideração as informações do dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente as características da noção da arte para Plotino:
Nota: 10.0
	
	A
	A arte, para Plotino, corrompe e desvia o caráter.
	
	B
	A arte é um dos meios para retornar ao Uno, onde está a fonte da beleza, que tem origem mística.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a resposta correta, para Plotino a alma, que vem do Uno, onde está a fonte da beleza, também expressa e intui a beleza sem os órgãos do sentido, naquelas emoções que experimentamos diante de um objeto belo, como a admiração, a agradável surpresa, desejo e amor. A arte, portanto, é um dos meios para se chegar à beleza, retornar ao Uno, não pelo fazer, pela prática, mas pela forma que se encontra na inteligência do artista, em seu intelecto. Assim, a beleza para Plotino tem uma origem mística, mas o objeto artístico está relacionado ao conceito de imitação herdado de Platão (livro-base, p. 216).
	
	C
	Com a arte se chega à beleza pelo fazer e pela prática.
	
	D
	A beleza para Plotino tem origem terrena e humana.
	
	E
	O objeto artístico, na visão de Plotino, é relacionado ao conceito de realidade e concretude.
Questão 2/10 - Ética, Estética e Educação
Considere o extrato de texto:
 “A accountability educacional encerra a ideia de avaliação, responsabilização e prestação de contas, almejando a transparência dos processos, o que inclui sanções e/ou incentivos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Arlindo C. Accountability na Administração Pública: a Atuação dos Tribunais de Contas. XIII simpósio de excelência em gestão e tecnologia. Rezende, out/nov., de 2016. p. 3. https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos17/19025223.pdf. Acesso em 11 de jul. de 2019.
 
Levando em consideração as informações do dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de accontability:
 
Nota: 10.0
	
	A
	É um termo bastante conhecido no cenário educacional brasileiro.
	
	B
	É bastante considerado pelo meio educacional.
	
	C
	Accontability, ou responsabilidade com ética, é também traduzido como necessidade de prestar contas.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A resposta correta é esta: Accontability, ou responsabilidade com ética, também traduzido como necessidade de prestar contas, é um termo pouco conhecido no cenário educacional brasileiro e não raro desconsiderado ou descartado em razão de seu forte vínculo com princípios neoliberais. Na ação docente esse conceito, pode trazer à tona algumas questões que consideramos fundamentais quando se toma como objeto de análise a ação docente em uma perspectiva ética. Aborda, entre outros pontos, a responsabilidade que os alunos têm pela qualidade de suas próprias experiências e a potencial responsabilidade dos pais e de outros grupos. Podemos relacionar o tema da responsabilidade na educação com questões de obrigação moral e legal em áreas como direito, negócios e governo (livro-base, p. 183).
	
	D
	O tema não tem como ser relacionado à educação.
	
	E
	Significa o apreço aos valores religiosos.
Questão 3/10 - Ética, Estética e Educação
Leia a citação:
“Para haver conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre [...] certo e errado, permitido e proibido [...]. A consciência moral [...] conhece tais diferenças[...] por isso [é] responsável por suas ações [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. Ática: São Paulo, 2000. p. 135.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, identifique a diferença entre ética e moral. Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A moral parte de uma reflexão sobre as ações humanas, enquanto que a ética estabelece regras de costumes.
	
	B
	A ética se baseia em um código moral rígido, o que impede a reflexão sobre as ações.
	
	C
	A noção de metamoral assume diferentes significados em culturas diversas e no decorrer da história.
	
	D
	A moral seria uma metaética, no sentido de que questiona os princípios e as normas éticas.
	
	E
	Podemos distinguir ética e moral, pois a ética seria mais teórica e a moral mais prática.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a opção E, pois, muitos outros autores distinguem ética e moral. A ética seria mais teórica e a moral mais prática. Assim, conforme dito anteriormente, a ética seria uma meta-moral, no sentido de que discute os princípios e as normas morais, fazendo uma espécie de desconstrução. A noção de bem, por exemplo, assume diferentes significados em culturas diversas e no decorrer da história. Tome como exemplo a questão do aborto para os cristãos, para os que não são cristãos e para determinados povos indígenas e outros correlatos. Ou a eutanásia, que diz respeito ao limite oposto da vida. As noções de vida e morte são conceitos centrais para pensar a compreensão de pessoa nas diferentes culturas (livro-base, p. 29).
 
TB – O
HC – D2, C2
Questão 4/10 - Ética, Estética e Educação
Considere o extrato de texto:
“Dewey aponta que 'Não se pode separar os princípios morais da vida social do homem onde quer que se associe; a escola é uma forma de vida social, e não a preparação para esta'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 43
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre princípios morais e educação proposta por Dewey:
Nota: 0.0
	
	A
	Os princípios morais da educação são inerentes a ela, sendo desnecessário o seu ensinamento.
	
	B
	Para Dewey as leis e regras morais são desenvolvidas por uma autoridade e não por si mesmas.
	
	C
	As leis e regras são tão ‘morais’ que têm tudo a ver em geral com a vida cotidiana.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Para Dewey é certo que os ensinamentos sobre moral tenham efeitos idênticos aos das demais disciplinas.
	
	E
	Segundo Dewey é necessário na educação a existência de princípios morais que sejam verdadeiramente aplicáveis.
A afirmativa correta é esta, pois, concluímos com Dewey que necessário na educação é uma existência genuína de princípios morais que sejam de efetiva aplicação. Nas palavras de Dewey: “Acreditamos em leis e regras morais, com certeza, mas elas estão no ar”. São desencadeadas por si mesmas. Não há certeza de que os ensinamentos sobre moral tenham os efeitos do ensino de outras disciplinas. Essas leis e regras são tão ‘morais’ que nada têm a ver em geral com a vida cotidiana (livro-base, p. 47).
Questão 5/10 - Ética, Estética e Educação
Considere o extrato de texto: 
“Também não é possível indicar um momento preciso no qual os hábitos e costumes se tornaram moralidade. No entanto, é válido ressaltar que o autor jamais aceitou que, na moral, os fatos devem se adequar ou subordinar a um mundo ideal do dever, como pretende Kant”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponívelem: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 107
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a educação moral desenvolvida por Dewey, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação ética e moral da escola deve formar indivíduos que estejam aptos a votar e a atuar como serviçais da sociedade.
	
	B
	A escola não é um treino para a vida é a própria vida. Não é possível separar os conhecimentos curriculares ou científicos nem a vida moral do dia a dia.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a resposta correta, pois, para Dewey, a escola não é um treino para a vida, é a própria vida. Não é possível separar os conhecimentos curriculares ou científicos nem a vida moral do dia a dia.  (livro-base, p. 44).
	
	C
	Dewey acredita na possibilidade de uma educação moral por meio de uma aprendizagem passiva, isto é, do aprender ouvindo e recebendo.
	
	D
	Para Dewey a educação deve ser ativa, mas uma educação moral é impossível.
	
	E
	Vida e educação para Dewey não se relacionam.
Questão 6/10 - Ética, Estética e Educação
Considere o extrato de texto:
 “A estética como filosofia da arte ainda se vê debatendo o principal problema da filosofia, qual seja o de definir tudo em conceitos abstratos para normalizar o mundo. Desse modo, a definição do que seja a arte tornou-se preocupação primeira, talvez uma obsessão entre os estetas e filósofos da arte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMARGO, Marcos H. As estéticas e suas definições da arte. Revista científica FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-15, jan./jun. 2009. p. 2. https://www.researchgate.net/publication/271195208_A_Estetica_e_suas_definicoes. Acesso em 11 de jul. de 2019.
Levando em consideração as informações do dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa que apresenta o conceito de estética:
Nota: 10.0
	
	A
	Estética é toda teoria que, de qualquer modo, se refira à beleza ou à arte.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A resposta correta é esta: Estética é toda teoria que, de qualquer modo, se refira à beleza ou à arte: seja qual for a maneira como se delineie tal teoria; hoje, o termo estética designa qualquer análise, investigação ou especulação que tenha por objeto a arte e o belo, independentemente de doutrinas ou escolas (livro-base, p. 200).
	
	B
	Estética não tem um conceito.
	
	C
	Estética é qualquer teoria que tenha por objeto a política.
	
	D
	O conceito de estética depende da escola ou da doutrina.
	
	E
	O conceito de estética depende da forma como se delineia a teoria.
Questão 7/10 - Ética, Estética e Educação
Leia o texto abaixo: 
“O ato de educar toma o professor como fonte e recurso: sua mediação contribui para que os alunos aprendam a decodificar o mundo, a ler a realidade, a identificar seus problemas e a compreender suas contradições”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 128
 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e Educação sobre a ética na educação e suas características, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As deficiências éticas da vida pública estão relacionadas aos governantes e seus familiares
	
	B
	A escola deveria reforçar, complementar, às vezes até substituir, a educação moral que as crianças adquiriram em casa ou na igreja.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “b”, pois, as deficiências éticas da vida pública estão relacionadas à ética predominante da comunidade e à educação de seus cidadãos que receberam, ou falharam em recebê-la, na escola e fora dela. A afirmativa “b” é verdadeira, visto que, onde quer que existam escolas esperou-se que elas deveriam reforçar, complementar, às vezes até substituir, a educação moral que as crianças adquiriram em casa ou na igreja. A afirmativa “c” “d” e “e” são falsas, pois, a ética é fundamental para o desenvolvimento da educação no ambiente escolar (livro-base, p. 41).
	
	C
	A ética não possui lugar na escola que não deve desenvolver a educação moral.
	
	D
	Ética e educação não se relacionam.
	
	E
	É desnecessário se preocupar com a ética, pois a educação por si só já é suficiente.
Questão 8/10 - Ética, Estética e Educação
Leia o fragmento de texto:
“Ao exercermos à docência no ensino superior, necessitamos de um código de ética. Essa necessidade advém do fato de que há uma inter-relação entre o docente e seus alunos, o que acarreta em um comprometimento na ação [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Carla B. Ética na docência do ensino superior. Revista Educare, Montes Claros ISEIB. p. 11. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2234046/mod_resource/content/1/etica-carla-genilce.pdf. Acesso em 13 de junho de 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre ética e docência,  assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A ética, como imposição dos costumes para agir em vista da moral, exclui também bases biológicas.
	
	B
	A responsabilidade pelo outro tem implicações irrecusáveis na educação, para docentes, pais, educadores em geral e para os alunos.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a opção B, pois, a ética como autoimposição para agir em vista de fazer o bem e evitar o mal, portanto, além de contar com bases biológicas (que não são escopo desta obra), fundamenta-se na responsabilidade que o eu apresenta em relação ao outro eu com o qual tem que conviver e construir um mundo de bem-estar. A responsabilidade pelo outro tem implicações irrecusáveis e inarredáveis na educação – para docentes, pais, educadores em geral e para os alunos (livro-base, p. 40).
TB – O
HC – D2, C2
	
	C
	A ética fundamenta-se na responsabilidade individual, distante do outro, conviver e construir um mundo de bem-estar parte apenas do indivíduo.
	
	D
	Embora sem importância para a sociedade, a ética precisa ser revista e questionada no ambiente da docência.
	
	E
	Ética e docência se autoexcluem, pois uma é do âmbito subjetivo, e a outra apenas coletiva.
Questão 9/10 - Ética, Estética e Educação
Leia o extrato de texto:
“A cultura grega clássica conferiu à música um lugar de destaque, definindo-a como formadora do caráter do cidadão, pois possibilitaria o aprendizado da virtude e o desenvolvimento espiritual (enquanto à ginástica caberia o desenvolvimento corporal)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERQUEIRA, Fábio. A Imagem Pública do Músico e da Música na Antiguidade Clássica: Desprezo ou Admiração? Revista História, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 63-81, 2007. p. 65. http://www.scielo.br/pdf/his/v26n1/a00v26n1.pdf. Acesso em 11 de jul. de 2019.
 
Levando em consideração as informações do dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale  a alternativa que traz as características da música na Antiguidade a partir da formulação de Lia Thomas:
 
Nota: 10.0
	
	A
	Com os pitagóricos, a música se desvalorizou, pois apenas os números tinham valor.
	
	B
	A música era desconhecida pelos gregos, devido à forte importância dos mitos.
	
	C
	Para os gregos a música se desarmonizava com os números.
	
	D
	Para os gregos o comportamento humano só tinha influência racional.
	
	E
	A música na Antiguidade grega estava associada à poesia, à dança e à ginástica.
 
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “e”, pois Lia Tomas lembra que a música na antiguidade grega estava associada à poesia, à dança e à ginástica e, mesmo antes de Pitágoras, a educação musicaljá estava presente na educação grega e seu cultivo era conhecido entre os gregos até mesmo por meio dos mitos. No entanto, com os pitagóricos, a harmonia inteligível, verificada por meio dos números, pôde ser constatada por meio de uma harmonia sensível no plano sonoro, por meio da vibração das cordas dos instrumentos. Essa harmonia sonora percebida pelos sentidos, perfeitamente inteligível e concebida por meio dos números, podia influenciar o comportamento humano (livro-base, p. 207).
 
Questão 10/10 - Ética, Estética e Educação
Leia o fragmento de texto:
 “A influência do pensamento de Aristóteles nos dias de hoje é muito maior do que imaginamos. A nossa forma de compreender o mundo é influenciada pelo pensamento de Aristóteles. Nas artes, é possível dizer que Aristóteles foi um dos primeiros a pensar o teatro.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Pensamento de Aristóteles segue influente no mundo contemporâneo. http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2011/10/pensamento-de-aristoteles-segue-influente-no-mundo-contemporaneo.html. Acesso em 12 de jul. de 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação aponte a alternativa que apresenta corretamente o pensamento de Aristóteles sobre a arte:
Nota: 10.0
	
	A
	Para Aristóteles observar o real não tinha importância.
	
	B
	Por ser o homem um animal racional, a arte nada tem de concreto.
	
	C
	Para Aristóteles, a arte corrompe as pessoas pelo seu distanciamento da verdade.
	
	D
	A arte é imitação no sentido da semelhança e não no sentido do distanciamento da verdade.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A resposta correta é esta, pois Aristóteles viu a importância do concreto e da observação do real. Para ele, o homem, por ser um animal mimético, apresenta uma tendência a imitar e sentir prazer na imitação. A arte é imitação no sentido da semelhança e não no sentido do distanciamento da verdade, como entendia Platão (livro-base, p. 213).
	
	E
	Aristóteles pensava a arte como mito e sofismas, ideológica.
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando