Logo Passei Direto
Buscar

60questoesdireitodoconsumidor

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento, assinale a afirmação INCORRETA.
A- É vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, assediar ou pressionar o consumidor para contratar o fornecimento de produto, serviço ou crédito, principalmente se se tratar de consumidor idoso, analfabeto, doente ou em estado de vulnerabilidade agravada ou se a contratação envolver prêmio.
B- Na oferta de crédito, previamente à contratação, o fornecedor ou o intermediário deverá informar a identidade do agente financiador e entregar ao consumidor, ao garante e a outros coobrigados cópia do contrato de crédito.
C- O exercício do direito de arrependimento nas hipóteses previstas no Código de Defesa do Consumidor, no contrato principal ou no contrato de crédito, implica a resolução de pleno direito do contrato que lhe seja conexo.
D- Entende-se por superendividamento a impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial.
E- Incluem-se na aferição da preservação e do não comprometimento do mínimo existencial as parcelas das dívidas decorrentes de empréstimos e financiamentos com garantias reais.
A
B
C
D
E

Considere a disciplina do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90) na análise das seguintes afirmacoes. Quais afirmações estão corretas?
I - O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
II - O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
III - O comerciante somente será considerado responsável pelo fato do produto quando o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados.
IV - O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais sua apresentação, o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam e a época em que foi colocado em circulação.
A Apenas III.
B Apenas I e III.
C Apenas II e IV.
D Apenas II, III e IV.
E I, II, III e IV.

No âmbito da tutela coletiva, diversas técnicas foram desenvolvidas para otimizar a eficiência do microssistema. Eis a definição abaixo:
A liquidação imprópria;
B transporte in utilibus da coisa julgada favorável;
C recuperação fluida (fluid recovery);
D direito de opt-in;
E coisa julgada secundum eventum litis.

No âmbito do direito do consumidor, a exceção da ruína do devedor:

A não é admitida;
B é admitida apenas quando invocada pelo consumidor;
C é admitida apenas quando invocada pelo fornecedor;
D é admitida e pode ser invocada tanto pelo consumidor quanto pelo fornecedor;
E é admitida e só pode ser invocada quando há evidente risco à coletividade.

Considerando as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta:

A A pena de cassação de alvará de licença pode ser aplicada mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, quando o fornecedor reincidir na prática das infrações de maior gravidade previstas no Código de Defesa do Consumidor e na legislação de consumo.
B As penas de apreensão, de inutilização de produtos e de proibição de fabricação de produtos não podem ser aplicadas em procedimento administrativo.
C A pena de suspensão temporária da atividade, bem como a de intervenção administrativa, necessitam de procedimento judicial para serem aplicadas.
D A pena de multa sempre será graduada levando-se em consideração a vantagem auferida pelo fornecedor.
E A contrapropaganda deverá ser divulgada pelo responsável da mesma forma, frequência e dimensão e no mesmo veículo, local, espaço e horário, de forma capaz de desfazer o malefício da publicidade enganosa ou abusiva.

Assinale a alternativa incorreta:
A É vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, ocultar ou dificultar a compreensão sobre os ônus e os riscos da contratação do crédito ou da venda a prazo.
B É vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, indicar que a operação de crédito poderá ser concluída sem consulta a serviços de proteção ao crédito ou sem avaliação da situação financeira do consumidor.
C No fornecimento de crédito e na venda a prazo, além de informações obrigatórias previstas no Código de Defesa do Consumidor e na legislação aplicável à matéria, o fornecedor ou o intermediário deverá informar o consumidor, prévia e adequadamente, no momento da oferta, sobre o montante das prestações e o prazo de validade da oferta, que deve ser, no mínimo, de 5 (cinco) dias.
D Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo, sendo que a inserção de cláusula no formulário não desfigura a natureza de adesão do contrato.
E Para efeitos do Código de Defesa do Consumidor, o custo efetivo total da operação de crédito ao consumidor consistirá em taxa percentual anual e compreenderá todos os valores cobrados do consumidor, sem prejuízo do cálculo padronizado pela autoridade reguladora do sistema financeiro.
A
B
C
D
E

Tendo em vista que o presente contrato envolve veículo usado, as partes concordam que não estão incluídos nesta garantia quaisquer defeitos e / ou avarias, tais como: motor, caixa, sistema elétrico, hidráulico, freio, arrefecimento, carburação, injeção, ar-condicionado, componentes de escapamento, acessórios, bateria, homocinéticas, vidros, alarmes, embreagem, pneus, mangueiras, correias, vazamentos, juntas, etc. E principalmente por se tratar de repasse de veículo, NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE GARANTIA. Analisando essa cláusula hipotética prevista em um contrato de compra e venda de veículos de uma agência de automóveis, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), é correto afirmar:
A A referida cláusula contratual é lícita e vincula o consumidor que fizer a compra de um veículo na agência, considerando a clareza de sua redação.
B Se o consumidor for surpreendido com o surgimento de vícios ocultos constante de veículo adquirido na agência, nada poderá fazer, considerando a referida cláusula contratual.
C A referida cláusula contratual é abusiva ao impossibilitar e exonerar a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza.
D O CDC, como norma de ordem dispositiva que é, aquiesce com a hipótese de o consumidor dispor da garantia, sendo válido o contrato firmado nesses termos.
E A referida cláusula contratual é nula,
A
B
C
D
E

Com relação ao superendividamento, analise as afirmativas a seguir. I. A prevenção e o tratamento do superendividado não se aplica ao consumidor cujas dívidas tenham sido contraídas mediante fraude ou má-fé ou decorram da aquisição ou contratação de produtos e serviços de luxo de alto valor. II. No fornecimento de crédito e na venda a prazo, o fornecedor ou o intermediário deverá informar o consumidor, prévia e adequadamente, no momento da oferta, sobre o montante da oferta, que deve ser, no mínimo, de dois dias. III. Na oferta de crédito ao consumidor, expressa ou implicitamente, publicitária ou não, o assédio ou a pressão para que o consumidor contrate o fornecimento de produto, serviço ou crédito, é proibido. IV. O consumidor deve avisar, com antecedência de pelo menos 10 dias antes do vencimento da conta, à administradora do cartão de crédito, de compra contestada por ele, para que esta seja retirada da fatura, sendo vedada a cobrança pelo fornecedor. V. O tratamento do superendividado, consubstanciado no processo de repactuação de dívidas, abrange as dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural. Nesse contexto, pode-se afirmar:
A Todas as afirmativas estão corretas.
B Todas as afirmativas estão incorretas.
C Está incorreta apenas a afirmativa V.
D Está incorreta apenas a afirmativa II.
E Estão incorretas apenas as afirmativas I e III.

Com relação à saúde suplementar, analise as afirmativas a seguir. I. O período de manutenção da condição de beneficiário do plano de saúde de empregado demitido sem justa causa será de um terço do tempo de permanência, com um mínimo assegurado de seis meses e um máximo de 24 meses. II. A eficácia de evidências científicas (“Medicina baseada em evidências”) e o plano terapêutico devem ser considerados, mesmo em procedimentos fora do rol da ANS, para autorização por operadora de planos de assistência à saúde. III. A cláusula contratual de plano de saúde que prevê carência para utilização dos serviços de assistência médica nas situações de emergência ou de urgência é considerada abusiva se ultrapassado o prazo máximo de 24 horas contado da data da contratação. IV. A recusa de cobertura, sob a alegação de doença preexistente, é ilícita se não houve a exigência de exames médicos prévios à contratação ou à demonstração de má-fé do segurado. V. É de cobertura obrigatória pelos planos de saúde a cirurgia plástica de caráter reparador ou funcional indicada pelo médico assistente, em paciente pós-cirurgia bariátrica, visto ser parte decorrente do tratamento da obesidade mórbida. Nesse contexto, pode-se afirmar:
A Todas as afirmativas estão corretas.
B Todas as afirmativas estão incorretas.
C Estão corretas as afirmativas III, IV e V, apenas.
D Estão incorretas as afirmativas I e V, apenas.
E Estão corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.

Ao dispor sobre a prevenção e tratamento do superendividamento do consumidor, o Código de Defesa do Consumidor determinou que
A é vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, fazer referência a crédito ‘sem juros’, ‘gratuito’, ‘sem acréscimo’ ou com ‘taxa zero’ ou a expressão de sentido ou entendimento semelhante, exceto para oferta de produto ou serviço pagamento por meio de cartão de crédito.
B são conexos, coligados ou interdependentes, entre outros, o contrato principal de fornecimento de produto ou serviço e os contratos acessórios de crédito que lhe garantam o financiamento, quando o fornecedor de crédito recorrer aos serviços do fornecedor de produto ou serviço para a preparação ou a conclusão do contrato de crédito.
C nos contratos em que o modo de pagamento da dívida envolva autorização prévia do consumidor pessoa natural para consignação em folha de pagamento, a soma das parcelas reservadas para pagamento de dívidas não poderá ser superior a 30% (trinta por cento) de sua remuneração mensal.
D é vedado ao fornecedor de produto ou serviço que envolva crédito realizar ou proceder à cobrança de qualquer quantia contestada pelo consumidor em compra realizada com cartão de crédito ou similar, enquanto não for adequadamente solucionada a controvérsia, desde que o consumidor haja notificado a administradora do cartão com antecedência de, pelo menos, sete dias da data de vencimento da fatura.
E o consumidor poderá desistir, em sete dias, da contratação de crédito consignado, a contar da data da celebração ou do recebimento de cópia do contrato, sem necessidade de indicar o motivo, ficando a eficácia da rescisão suspensa até que haja a devolução ao fornecedor do crédito do valor total financiado ou concedido.

A Lei nº 8.078/1990, conhecida como Código de Defesa do Consumidor, instituiu em seu bojo a Convenção Coletiva de Consumo. Avalie se as seguintes a�rmativas acerca do tema estão corretas: I. Não se exime de cumprir a Convenção Coletiva de Consumo o fornecedor que se desligar da associação de fornecedores nos trinta dias seguintes à data do registro do instrumento. II. A Convenção Coletiva de Consumo somente obrigará os �liados às entidades signatárias, ou seja, entidades civis de consumidores, associações de fornecedores ou sindicatos de categoria econômica. III. As partes signatárias da Convenção Coletiva de Consumo podem �xar sanções em caso de seu descumprimento, inclusive para �ns de imposição de penalidade administrativa prevista no Código de Defesa do Consumidor pela autoridade competente. IV. A Convenção Coletiva de Consumo tornar-se-á obrigatória e vinculante entre as partes a partir da data do registro do instrumento no cartório do tabelionato de notas. Está correto o que se a�rma em
A I e II, apenas.
B II, apenas.
C I e III, apenas.
D I, II e IV, apenas.
E III e IV, apenas.

Cláudia foi pessoalmente a uma loja de sua cidade e comprou, em 1º de dezembro de 2023, uma mesa de jantar nova para aproveitar as festividades de natal em família. Quando o produto foi entregue, em 5 de dezembro de 2023, Cláudia percebeu que todas as cadeiras eram instáveis, bem como os cantos do tampo de vidro da mesa estavam quebrados, além de outros vícios aparentes. Contudo, com a proximidade das viagens de férias, Cláudia somente procurou a loja para reclamar dos vícios em 4 de fevereiro de 2024. De acordo com as disposições aplicáveis do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), assinale a alternativa correta:
A Incabível a reclamação de Cláudia, pois seu direito de reclamar dos vícios aparentes de sua mesa caducou em 30 de dezembro de 2023.
B Cabível a reclamação de Cláudia, pois seu direito de reclamar dos vícios aparentes de sua mesa caducará somente em 5 de fevereiro de 2024.
C Incabível a reclamação de Cláudia, pois seu direito de arrependimento tem prazo de apenas sete dias para ser exercido.
D Cabível a reclamação de Cláudia, pois esta foi feita dentro do prazo de 90 dias dado pelo Código de Defesa do Consumidor para o exercício do direito de reclamar de vícios aparentes em produtos duráveis, como a mesa adquirida por Cláudia.
E Incabível a reclamação feita por Cláudia, pois o prazo para o exercício do direito de reclamar por vícios aparentes começa a ser contado na data de entrega (dia 5 de dezembro) e �nda-se em 30 dias (dia 5 de janeiro, portanto).

A Lei nº 12.414/2011, sem prejuízo das disposições do Código de Defesa do Consumidor, disciplina a formação e consulta a bancos de dados instituídos ou mantidos por pessoas jurídicas de direito privado, com informações de adimplemento de pessoas naturais ou jurídicas para formação de histórico de crédito. Um dos conceitos trazidos pela Lei é o de fonte, isto é, a pessoa natural ou jurídica que conceda crédito, administre operações de autofinanciamento ou realize venda a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que lhe impliquem risco financeiro, inclusive as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e os prestadores de serviços continuados de água, esgoto, eletricidade, gás, telecomunicações e assemelhados. As fontes são obrigadas a:
A manter os registros adequados para demonstrar que a pessoa natural ou jurídica autorizou o envio e a anotação de informações em bancos de dados;
B verificar e confirmar, ou corrigir, em prazo não superior a 24 horas, informação impugnada, sempre que solicitado por gestor de banco de dados ou diretamente pelo cadastrado;
C atualizar e corrigir informações enviadas aos gestores de bancos de dados, em prazo não superior a sete dias;
D comunicar os gestores de bancos de dados acerca de eventual exclusão ou revogação de autorização do cadastrado;
E não estabelecer políticas ou realizar operações que impeçam, limitem ou dificultem a transmissão a banco de dados de informações de cadastrados.

O Decreto nº 2.181, de 20 de março de 1997, no seu capítulo III, dispõe sobre a fiscalização, as práticas infrativas e as penalidades administrativas das relações de consumo. Referente ao que consta nesse capítulo, NÃO é considerada uma prática infrativa colocar no mercado de consumo qualquer produto ou serviço
em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Conmetro.
que acarrete riscos à saúde ou à segurança dos consumidores e sem informações ostensivas e adequadas, inclusive no caso de oferta ou de aquisição de produto ou serviço por meio de provedor de aplicação.
sem uma prévia pesquisa de mercado, realizada por uma empresa credenciada nos órgãos competentes, levando-se em consideração a aceitação do produto ou serviço no mercado e sua demanda.
em desacordo com as indicações constantes no recipiente da embalagem, da rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza.
A
B
C
D

“É aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo”. Este conceito, previsto no Código de Defesa do Consumidor, refere-se ao

A contrato de crédito.
B contrato de adesão.
C pré-contrato.
D contrato social.

Determinado consumidor realizou uma compra via telefone, no entanto, após 5 dias do recebimento do produto, o consumidor refletiu e decidiu devolver o produto, isto é, desistiu do contrato. Nesse sentido, de acordo com a seção do Código de Defesa do Consumidor que trata da proteção contratual, o consumidor exercerá o direito de

A receber, de imediato e monetariamente atualizados, os valores eventualmente pagos, a qualquer título.
B receber, num prazo não superior a 30 dias e monetariamente atualizados, os valores eventualmente pagos, a qualquer título.
C receber, num prazo não superior a 30 dias e monetariamente atualizados, 50% dos valores eventualmente pagos, a qualquer título.
D receber, de imediato e monetariamente atualizados, 70% dos valores eventualmente pagos, a qualquer título.

Uma prática comum e, até certo ponto, estratégica para o mercado é manter um banco de dados de consumidores, pois, assim, facilita pensar estratégias de marketing especí�cas para cada público de acordo com suas características de consumo. Nesse sentido, de acordo com o Código do Defesa do Consumidor, é correto a�rmar que
A é facultativo o acesso do consumidor às informações existentes em cadastros, �chas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
B os bancos de dados e cadastros relativos a consumidores, os serviços de proteção ao crédito e congêneres são considerados entidades de caráter privado, ou seja, nem todo mundo tem acesso.
C a abertura de cadastro, �cha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele.
D os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos e claros, porém, por questão estratégica de mercado e de marketing, podem-se alterar algumas informações como sexo e idade, desde que não causem prejuízos ao estabelecimento comercial e ao cliente.
a) A
b) B
c) C
d) D

A empresa comercial Olho por olho Ltda., num processo de cobrança de dívidas a um de seus clientes, fez uso de ameaça, coação e constrangimento moral. O cliente, por sua vez, fez uma denúncia ao órgão �scalizador competente. Para casos como o da Comercial Olho por olho Ltda, o Código de Defesa do Consumidor prevê uma pena de detenção de

a) dois meses a um ano ou multa.
b) três meses a um ano e multa.
c) seis meses a um ano ou multa.
d) um ano a dois anos e multa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento, assinale a afirmação INCORRETA.
A- É vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, assediar ou pressionar o consumidor para contratar o fornecimento de produto, serviço ou crédito, principalmente se se tratar de consumidor idoso, analfabeto, doente ou em estado de vulnerabilidade agravada ou se a contratação envolver prêmio.
B- Na oferta de crédito, previamente à contratação, o fornecedor ou o intermediário deverá informar a identidade do agente financiador e entregar ao consumidor, ao garante e a outros coobrigados cópia do contrato de crédito.
C- O exercício do direito de arrependimento nas hipóteses previstas no Código de Defesa do Consumidor, no contrato principal ou no contrato de crédito, implica a resolução de pleno direito do contrato que lhe seja conexo.
D- Entende-se por superendividamento a impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial.
E- Incluem-se na aferição da preservação e do não comprometimento do mínimo existencial as parcelas das dívidas decorrentes de empréstimos e financiamentos com garantias reais.
A
B
C
D
E

Considere a disciplina do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90) na análise das seguintes afirmacoes. Quais afirmações estão corretas?
I - O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
II - O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
III - O comerciante somente será considerado responsável pelo fato do produto quando o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados.
IV - O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais sua apresentação, o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam e a época em que foi colocado em circulação.
A Apenas III.
B Apenas I e III.
C Apenas II e IV.
D Apenas II, III e IV.
E I, II, III e IV.

No âmbito da tutela coletiva, diversas técnicas foram desenvolvidas para otimizar a eficiência do microssistema. Eis a definição abaixo:
A liquidação imprópria;
B transporte in utilibus da coisa julgada favorável;
C recuperação fluida (fluid recovery);
D direito de opt-in;
E coisa julgada secundum eventum litis.

No âmbito do direito do consumidor, a exceção da ruína do devedor:

A não é admitida;
B é admitida apenas quando invocada pelo consumidor;
C é admitida apenas quando invocada pelo fornecedor;
D é admitida e pode ser invocada tanto pelo consumidor quanto pelo fornecedor;
E é admitida e só pode ser invocada quando há evidente risco à coletividade.

Considerando as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta:

A A pena de cassação de alvará de licença pode ser aplicada mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, quando o fornecedor reincidir na prática das infrações de maior gravidade previstas no Código de Defesa do Consumidor e na legislação de consumo.
B As penas de apreensão, de inutilização de produtos e de proibição de fabricação de produtos não podem ser aplicadas em procedimento administrativo.
C A pena de suspensão temporária da atividade, bem como a de intervenção administrativa, necessitam de procedimento judicial para serem aplicadas.
D A pena de multa sempre será graduada levando-se em consideração a vantagem auferida pelo fornecedor.
E A contrapropaganda deverá ser divulgada pelo responsável da mesma forma, frequência e dimensão e no mesmo veículo, local, espaço e horário, de forma capaz de desfazer o malefício da publicidade enganosa ou abusiva.

Assinale a alternativa incorreta:
A É vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, ocultar ou dificultar a compreensão sobre os ônus e os riscos da contratação do crédito ou da venda a prazo.
B É vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, indicar que a operação de crédito poderá ser concluída sem consulta a serviços de proteção ao crédito ou sem avaliação da situação financeira do consumidor.
C No fornecimento de crédito e na venda a prazo, além de informações obrigatórias previstas no Código de Defesa do Consumidor e na legislação aplicável à matéria, o fornecedor ou o intermediário deverá informar o consumidor, prévia e adequadamente, no momento da oferta, sobre o montante das prestações e o prazo de validade da oferta, que deve ser, no mínimo, de 5 (cinco) dias.
D Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo, sendo que a inserção de cláusula no formulário não desfigura a natureza de adesão do contrato.
E Para efeitos do Código de Defesa do Consumidor, o custo efetivo total da operação de crédito ao consumidor consistirá em taxa percentual anual e compreenderá todos os valores cobrados do consumidor, sem prejuízo do cálculo padronizado pela autoridade reguladora do sistema financeiro.
A
B
C
D
E

Tendo em vista que o presente contrato envolve veículo usado, as partes concordam que não estão incluídos nesta garantia quaisquer defeitos e / ou avarias, tais como: motor, caixa, sistema elétrico, hidráulico, freio, arrefecimento, carburação, injeção, ar-condicionado, componentes de escapamento, acessórios, bateria, homocinéticas, vidros, alarmes, embreagem, pneus, mangueiras, correias, vazamentos, juntas, etc. E principalmente por se tratar de repasse de veículo, NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE GARANTIA. Analisando essa cláusula hipotética prevista em um contrato de compra e venda de veículos de uma agência de automóveis, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), é correto afirmar:
A A referida cláusula contratual é lícita e vincula o consumidor que fizer a compra de um veículo na agência, considerando a clareza de sua redação.
B Se o consumidor for surpreendido com o surgimento de vícios ocultos constante de veículo adquirido na agência, nada poderá fazer, considerando a referida cláusula contratual.
C A referida cláusula contratual é abusiva ao impossibilitar e exonerar a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza.
D O CDC, como norma de ordem dispositiva que é, aquiesce com a hipótese de o consumidor dispor da garantia, sendo válido o contrato firmado nesses termos.
E A referida cláusula contratual é nula,
A
B
C
D
E

Com relação ao superendividamento, analise as afirmativas a seguir. I. A prevenção e o tratamento do superendividado não se aplica ao consumidor cujas dívidas tenham sido contraídas mediante fraude ou má-fé ou decorram da aquisição ou contratação de produtos e serviços de luxo de alto valor. II. No fornecimento de crédito e na venda a prazo, o fornecedor ou o intermediário deverá informar o consumidor, prévia e adequadamente, no momento da oferta, sobre o montante da oferta, que deve ser, no mínimo, de dois dias. III. Na oferta de crédito ao consumidor, expressa ou implicitamente, publicitária ou não, o assédio ou a pressão para que o consumidor contrate o fornecimento de produto, serviço ou crédito, é proibido. IV. O consumidor deve avisar, com antecedência de pelo menos 10 dias antes do vencimento da conta, à administradora do cartão de crédito, de compra contestada por ele, para que esta seja retirada da fatura, sendo vedada a cobrança pelo fornecedor. V. O tratamento do superendividado, consubstanciado no processo de repactuação de dívidas, abrange as dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural. Nesse contexto, pode-se afirmar:
A Todas as afirmativas estão corretas.
B Todas as afirmativas estão incorretas.
C Está incorreta apenas a afirmativa V.
D Está incorreta apenas a afirmativa II.
E Estão incorretas apenas as afirmativas I e III.

Com relação à saúde suplementar, analise as afirmativas a seguir. I. O período de manutenção da condição de beneficiário do plano de saúde de empregado demitido sem justa causa será de um terço do tempo de permanência, com um mínimo assegurado de seis meses e um máximo de 24 meses. II. A eficácia de evidências científicas (“Medicina baseada em evidências”) e o plano terapêutico devem ser considerados, mesmo em procedimentos fora do rol da ANS, para autorização por operadora de planos de assistência à saúde. III. A cláusula contratual de plano de saúde que prevê carência para utilização dos serviços de assistência médica nas situações de emergência ou de urgência é considerada abusiva se ultrapassado o prazo máximo de 24 horas contado da data da contratação. IV. A recusa de cobertura, sob a alegação de doença preexistente, é ilícita se não houve a exigência de exames médicos prévios à contratação ou à demonstração de má-fé do segurado. V. É de cobertura obrigatória pelos planos de saúde a cirurgia plástica de caráter reparador ou funcional indicada pelo médico assistente, em paciente pós-cirurgia bariátrica, visto ser parte decorrente do tratamento da obesidade mórbida. Nesse contexto, pode-se afirmar:
A Todas as afirmativas estão corretas.
B Todas as afirmativas estão incorretas.
C Estão corretas as afirmativas III, IV e V, apenas.
D Estão incorretas as afirmativas I e V, apenas.
E Estão corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.

Ao dispor sobre a prevenção e tratamento do superendividamento do consumidor, o Código de Defesa do Consumidor determinou que
A é vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, fazer referência a crédito ‘sem juros’, ‘gratuito’, ‘sem acréscimo’ ou com ‘taxa zero’ ou a expressão de sentido ou entendimento semelhante, exceto para oferta de produto ou serviço pagamento por meio de cartão de crédito.
B são conexos, coligados ou interdependentes, entre outros, o contrato principal de fornecimento de produto ou serviço e os contratos acessórios de crédito que lhe garantam o financiamento, quando o fornecedor de crédito recorrer aos serviços do fornecedor de produto ou serviço para a preparação ou a conclusão do contrato de crédito.
C nos contratos em que o modo de pagamento da dívida envolva autorização prévia do consumidor pessoa natural para consignação em folha de pagamento, a soma das parcelas reservadas para pagamento de dívidas não poderá ser superior a 30% (trinta por cento) de sua remuneração mensal.
D é vedado ao fornecedor de produto ou serviço que envolva crédito realizar ou proceder à cobrança de qualquer quantia contestada pelo consumidor em compra realizada com cartão de crédito ou similar, enquanto não for adequadamente solucionada a controvérsia, desde que o consumidor haja notificado a administradora do cartão com antecedência de, pelo menos, sete dias da data de vencimento da fatura.
E o consumidor poderá desistir, em sete dias, da contratação de crédito consignado, a contar da data da celebração ou do recebimento de cópia do contrato, sem necessidade de indicar o motivo, ficando a eficácia da rescisão suspensa até que haja a devolução ao fornecedor do crédito do valor total financiado ou concedido.

A Lei nº 8.078/1990, conhecida como Código de Defesa do Consumidor, instituiu em seu bojo a Convenção Coletiva de Consumo. Avalie se as seguintes a�rmativas acerca do tema estão corretas: I. Não se exime de cumprir a Convenção Coletiva de Consumo o fornecedor que se desligar da associação de fornecedores nos trinta dias seguintes à data do registro do instrumento. II. A Convenção Coletiva de Consumo somente obrigará os �liados às entidades signatárias, ou seja, entidades civis de consumidores, associações de fornecedores ou sindicatos de categoria econômica. III. As partes signatárias da Convenção Coletiva de Consumo podem �xar sanções em caso de seu descumprimento, inclusive para �ns de imposição de penalidade administrativa prevista no Código de Defesa do Consumidor pela autoridade competente. IV. A Convenção Coletiva de Consumo tornar-se-á obrigatória e vinculante entre as partes a partir da data do registro do instrumento no cartório do tabelionato de notas. Está correto o que se a�rma em
A I e II, apenas.
B II, apenas.
C I e III, apenas.
D I, II e IV, apenas.
E III e IV, apenas.

Cláudia foi pessoalmente a uma loja de sua cidade e comprou, em 1º de dezembro de 2023, uma mesa de jantar nova para aproveitar as festividades de natal em família. Quando o produto foi entregue, em 5 de dezembro de 2023, Cláudia percebeu que todas as cadeiras eram instáveis, bem como os cantos do tampo de vidro da mesa estavam quebrados, além de outros vícios aparentes. Contudo, com a proximidade das viagens de férias, Cláudia somente procurou a loja para reclamar dos vícios em 4 de fevereiro de 2024. De acordo com as disposições aplicáveis do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), assinale a alternativa correta:
A Incabível a reclamação de Cláudia, pois seu direito de reclamar dos vícios aparentes de sua mesa caducou em 30 de dezembro de 2023.
B Cabível a reclamação de Cláudia, pois seu direito de reclamar dos vícios aparentes de sua mesa caducará somente em 5 de fevereiro de 2024.
C Incabível a reclamação de Cláudia, pois seu direito de arrependimento tem prazo de apenas sete dias para ser exercido.
D Cabível a reclamação de Cláudia, pois esta foi feita dentro do prazo de 90 dias dado pelo Código de Defesa do Consumidor para o exercício do direito de reclamar de vícios aparentes em produtos duráveis, como a mesa adquirida por Cláudia.
E Incabível a reclamação feita por Cláudia, pois o prazo para o exercício do direito de reclamar por vícios aparentes começa a ser contado na data de entrega (dia 5 de dezembro) e �nda-se em 30 dias (dia 5 de janeiro, portanto).

A Lei nº 12.414/2011, sem prejuízo das disposições do Código de Defesa do Consumidor, disciplina a formação e consulta a bancos de dados instituídos ou mantidos por pessoas jurídicas de direito privado, com informações de adimplemento de pessoas naturais ou jurídicas para formação de histórico de crédito. Um dos conceitos trazidos pela Lei é o de fonte, isto é, a pessoa natural ou jurídica que conceda crédito, administre operações de autofinanciamento ou realize venda a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que lhe impliquem risco financeiro, inclusive as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e os prestadores de serviços continuados de água, esgoto, eletricidade, gás, telecomunicações e assemelhados. As fontes são obrigadas a:
A manter os registros adequados para demonstrar que a pessoa natural ou jurídica autorizou o envio e a anotação de informações em bancos de dados;
B verificar e confirmar, ou corrigir, em prazo não superior a 24 horas, informação impugnada, sempre que solicitado por gestor de banco de dados ou diretamente pelo cadastrado;
C atualizar e corrigir informações enviadas aos gestores de bancos de dados, em prazo não superior a sete dias;
D comunicar os gestores de bancos de dados acerca de eventual exclusão ou revogação de autorização do cadastrado;
E não estabelecer políticas ou realizar operações que impeçam, limitem ou dificultem a transmissão a banco de dados de informações de cadastrados.

O Decreto nº 2.181, de 20 de março de 1997, no seu capítulo III, dispõe sobre a fiscalização, as práticas infrativas e as penalidades administrativas das relações de consumo. Referente ao que consta nesse capítulo, NÃO é considerada uma prática infrativa colocar no mercado de consumo qualquer produto ou serviço
em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Conmetro.
que acarrete riscos à saúde ou à segurança dos consumidores e sem informações ostensivas e adequadas, inclusive no caso de oferta ou de aquisição de produto ou serviço por meio de provedor de aplicação.
sem uma prévia pesquisa de mercado, realizada por uma empresa credenciada nos órgãos competentes, levando-se em consideração a aceitação do produto ou serviço no mercado e sua demanda.
em desacordo com as indicações constantes no recipiente da embalagem, da rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza.
A
B
C
D

“É aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo”. Este conceito, previsto no Código de Defesa do Consumidor, refere-se ao

A contrato de crédito.
B contrato de adesão.
C pré-contrato.
D contrato social.

Determinado consumidor realizou uma compra via telefone, no entanto, após 5 dias do recebimento do produto, o consumidor refletiu e decidiu devolver o produto, isto é, desistiu do contrato. Nesse sentido, de acordo com a seção do Código de Defesa do Consumidor que trata da proteção contratual, o consumidor exercerá o direito de

A receber, de imediato e monetariamente atualizados, os valores eventualmente pagos, a qualquer título.
B receber, num prazo não superior a 30 dias e monetariamente atualizados, os valores eventualmente pagos, a qualquer título.
C receber, num prazo não superior a 30 dias e monetariamente atualizados, 50% dos valores eventualmente pagos, a qualquer título.
D receber, de imediato e monetariamente atualizados, 70% dos valores eventualmente pagos, a qualquer título.

Uma prática comum e, até certo ponto, estratégica para o mercado é manter um banco de dados de consumidores, pois, assim, facilita pensar estratégias de marketing especí�cas para cada público de acordo com suas características de consumo. Nesse sentido, de acordo com o Código do Defesa do Consumidor, é correto a�rmar que
A é facultativo o acesso do consumidor às informações existentes em cadastros, �chas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
B os bancos de dados e cadastros relativos a consumidores, os serviços de proteção ao crédito e congêneres são considerados entidades de caráter privado, ou seja, nem todo mundo tem acesso.
C a abertura de cadastro, �cha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele.
D os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos e claros, porém, por questão estratégica de mercado e de marketing, podem-se alterar algumas informações como sexo e idade, desde que não causem prejuízos ao estabelecimento comercial e ao cliente.
a) A
b) B
c) C
d) D

A empresa comercial Olho por olho Ltda., num processo de cobrança de dívidas a um de seus clientes, fez uso de ameaça, coação e constrangimento moral. O cliente, por sua vez, fez uma denúncia ao órgão �scalizador competente. Para casos como o da Comercial Olho por olho Ltda, o Código de Defesa do Consumidor prevê uma pena de detenção de

a) dois meses a um ano ou multa.
b) três meses a um ano e multa.
c) seis meses a um ano ou multa.
d) um ano a dois anos e multa.

Prévia do material em texto

www.qconcursos.com
Ano: 2023 Banca: MPE-RS Órgão: MPE-RS
Sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento, assinale a a�rmação INCORRETA.
A
É vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, assediar ou pressionar
o consumidor para contratar o fornecimento de produto, serviço ou crédito, principalmente se se tratar de
consumidor idoso, analfabeto, doente ou em estado de vulnerabilidade agravada ou se a contratação envolver
prêmio.
B
Na oferta de crédito, previamente à contratação, o fornecedor ou o intermediário deverá informar a identidade do
agente �nanciador e entregar ao consumidor, ao garante e a outros coobrigados cópia do contrato de crédito.
C
O exercício do direito de arrependimento nas hipóteses previstas no Código de Defesa do Consumidor, no contrato
principal ou no contrato de crédito, implica a resolução de pleno direito do contrato que lhe seja conexo.
D
Entende-se por superendividamento a impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a
totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial. 
E
Incluem-se na aferição da preservação e do não comprometimento do mínimo existencial as parcelas das dívidas
decorrentes de empréstimos e �nanciamentos com garantias reais.
Ano: 2023 Banca: MPE-RS Órgão: MPE-RS
Considere a disciplina do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90) na análise das seguintes a�rmações.
I - O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em trinta dias, tratando-se de fornecimento
de serviço e de produtos duráveis. II - O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela
reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por
informações insu�cientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. III - O comerciante somente será considerado
responsável pelo fato do produto quando o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser
identi�cados. IV - O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se
em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais sua apresentação, o uso e os riscos que razoavelmente dele se
esperam e a época em que foi colocado em circulação. Quais a�rmações estão corretas?
A Apenas III.
B Apenas I e III.
C Apenas II e IV.
D Apenas II, III e IV.
E I, II, III e IV.
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: TJ-GO
No âmbito da tutela coletiva, diversas técnicas foram desenvolvidas para otimizar a e�ciência do microssistema. Eis a
de�nição abaixo:
“(...) prevista no art. 100 do CDC, constitui especí�ca e acidental hipótese de execução coletiva de danos causados a
interesses individuais homogêneos, instrumentalizada pela atribuição de legitimidade subsidiária aos substitutos
processuais do art. 82 do CDC para perseguirem a indenização de prejuízos causados individualmente aos substituídos,
com o objetivo de preservar a vontade da Lei e impedir o enriquecimento sem causa do fornecedor que atentou contra as
normas jurídicas de caráter público, lesando os consumidores”. (REsp n. 1.955.899/PR, relatora Ministra Nancy Andrighi,
Terceira Turma, julgado em 15/3/2022, DJe de 21/3/2022). O conceito se refere a:
1 Q2339530 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Prevenção e Tratamento do Superendividamento
Prova: MPE-RS - 2023 - MPE-RS - Promotor de Justiça
2 Q2339529
>Direito do Consumidor Qualidade de Produtos e Serviços da Prevenção e da Reparação de Danos ,
Responsabilidade Civil pelo Vício do Produto , Responsabilidade Civil pelo Vício do Serviço
Prova: MPE-RS - 2023 - MPE-RS - Promotor de Justiça
o
3 Q2328458 >Direito do Consumidor Ações Coletivas na Defesa do Consumidor
Prova: FGV - 2023 - TJ-GO - Juiz Substituto
https://www.qconcursos.com/
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/mpe-rs
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/mpe-rs
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/mpe-rs
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/mpe-rs
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/tj-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/c0c13704-af
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prevencao-e-tratamento-do-superendividamento
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/mpe-rs-2023-mpe-rs-promotor-de-justica
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/c0be9dd4-af
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/qualidade-de-produtos-e-servicos-da-prevencao-e-da-reparacao-de-danos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/responsabilidade-civil-pelo-vicio-do-produto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/responsabilidade-civil-pelo-vicio-do-servico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/mpe-rs-2023-mpe-rs-promotor-de-justica
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/0fb639eb-a5
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/acoes-coletivas-na-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-tj-go-juiz-substituto
A liquidação imprópria; 
B transporte in utilibus da coisa julgada favorável;
C recuperação �uida (�uid recovery);
D direito de opt-in;
E coisa julgada secundum eventum litis.
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: TJ-GO
Art. 94 do Código de Defesa do Consumidor: “Proposta a ação, será publicado edital no órgão o�cial, a �m de que os
interessados possam intervir no processo como litisconsortes, sem prejuízo de ampla divulgação pelos meios de
comunicação social por parte dos órgãos de defesa do consumidor”.
Em julho de 2013, transitou em julgado sentença que, em ação civil pública, reconheceu direito pecuniário de uma
coletividade de consumidores. Rejane, uma das bene�ciárias, ajuizou execução individual dessa sentença em abril de 2023.
O devedor, então, alegou a prescrição da pretensão executória. Nesse caso, à luz da jurisprudência do Superior Tribunal de
Justiça, é correto a�rmar que: 
A
assiste razão ao devedor, porque o prazo aplicável é quinquenal, contado do trânsito em julgado, independentemente
da publicação do edital de que trata o Art. 94 do Código de Defesa do Consumidor;
B
assiste razão ao devedor, porque o prazo aplicável é trienal, contado do trânsito em julgado, independentemente da
publicação do edital de que trata o Art. 94 do Código de Defesa do Consumidor;
C
não assiste razão ao devedor, porque, em se tratando de responsabilidade contratual em relação de consumo, o
prazo é decenal, contado a partir do trânsito em julgado da sentença coletiva, independentemente da publicação do
edital de que trata o Art. 94 do Código de Defesa do Consumidor;
D
não assiste razão ao devedor, uma vez que, embora o prazo seja quinquenal a partir do trânsito em julgado da
sentença, ele só é de�agrado se o devedor comprovar a providência do Art. 94 do Código de Defesa do Consumidor;
E
não assiste razão ao devedor, uma vez que, em se tratando de responsabilidade contratual em relação de consumo, o
prazo é decenal, contado a partir do trânsito em julgado da sentença coletiva, desde que tenha se observado a
providência do Art. 94 do Código de Defesa do Consumidor. 
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: TJ-GO
Herbert, consumidor, promoveu demanda indenizatóriaem face da sociedade XYZ. Seus pedidos foram julgados
procedentes. No entanto, na fase de cumprimento de sentença, não encontrou bens da executada para saldar a dívida.
Assim, instaurou incidente de desconsideração direta da personalidade jurídica, com base na teoria menor.
Nesse caso, sem comprovação de culpa, poderia atingir o patrimônio de:
A Agenor, sócio na época dos fatos sem poderes de gestão;
B Bernardo, diretor na época do evento lesivo e não sócio;
C Cláudio, sócio sem poderes de gestão e membro do Conselho Fiscal;
D Diva, sócia com poderes de gestão na época do evento lesivo, desligada do quadro social há quatro anos;
E Eduardo, marido de sócia com poderes de gestão na época do evento lesivo e ainda integrante do quadro social.
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: TJ-GO
4 Q2328457 >Direito do Consumidor Ações Coletivas na Defesa do Consumidor
Prova: FGV - 2023 - TJ-GO - Juiz Substituto
5 Q2328456 >Direito do Consumidor Desconsideração da Personalidade Jurídica
Prova: FGV - 2023 - TJ-GO - Juiz Substituto
6 Q2328455 >Direito do Consumidor Defesa do Consumidor Em Juízo
Prova: FGV - 2023 - TJ-GO - Juiz Substituto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/tj-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/tj-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/tj-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/0fb32cc9-a5
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/acoes-coletivas-na-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-tj-go-juiz-substituto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/0fb05db8-a5
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/desconsideracao-da-personalidade-juridica
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-tj-go-juiz-substituto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/0fad9192-a5
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/defesa-do-consumidor-em-juizo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-tj-go-juiz-substituto
No âmbito do direito do consumidor, a exceção da ruína do devedor: 
A não é admitida;
B é admitida apenas quando invocada pelo consumidor;
C é admitida apenas quando invocada pelo fornecedor;
D é admitida e pode ser invocada tanto pelo consumidor quanto pelo fornecedor; 
E é admitida e só pode ser invocada quando há evidente risco à coletividade.
Ano: 2023 Banca: MPE-PR Órgão: MPE-PR
Considerando as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta:
A
A pena de cassação de alvará de licença pode ser aplicada mediante procedimento administrativo, assegurada ampla
defesa, quando o fornecedor reincidir na prática das infrações de maior gravidade previstas no Código de Defesa do
Consumidor e na legislação de consumo.
B
As penas de apreensão, de inutilização de produtos e de proibição de fabricação de produtos não podem ser
aplicadas em procedimento administrativo.
C
A pena de suspensão temporária da atividade, bem como a de intervenção administrativa, necessitam de
procedimento judicial para serem aplicadas.
D A pena de multa sempre será graduada levando-se em consideração a vantagem auferida pelo fornecedor.
E
A contrapropaganda deverá ser divulgada pelo responsável da mesma forma, frequência e dimensão e no mesmo
veículo, local, espaço e horário, de forma capaz de desfazer o malefício da publicidade enganosa ou abusiva.
Ano: 2023 Banca: MPE-PR Órgão: MPE-PR
Acerca dos princípios consagrados e regras contidas no Código de Defesa do Consumidor, analise as assertivas abaixo e
assinale a alternativa:
I. O princípio do protecionismo do consumidor enfeixa, dentre outras consequências práticas, a de que as regras
estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor não podem ser afastadas mesmo que haja convenção entre as partes. II.
Considerados os princípios da vulnerabilidade do consumidor e da hipossu�ciência do consumidor, é correto a�rmar que
todo consumidor é vulnerável, mas nem todo consumidor é hipossu�ciente. III. A hipossu�ciência do consumidor pode ser,
além de técnica, pode ser jurídica. IV. O conceito de hipossu�ciência do consumidor vai além dos casos de concessão dos
benefícios da justiça gratuita, sendo mais amplo, devendo ser apreciado pelo julgador caso a caso. V. Entende-se por
superendividamento a impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas
dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial, nos termos da regulamentação.
A Todas as assertivas estão corretas.
B Apenas as assertivas IV e V estão corretas.
C Apenas as assertivas I, III, V estão corretas.
D Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
E Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Ano: 2023 Banca: MPE-PR Órgão: MPE-PR
7 Q2324632 >Direito do Consumidor Sanções Administrativas
Prova: MPE-PR - 2023 - MPE-PR - Promotor Substituto
8 Q2324631 >Direito do Consumidor Princípios Gerais do Direito do Consumidor , Elementos da Relação Jurídica de Consumo
Prova: MPE-PR - 2023 - MPE-PR - Promotor Substituto
9 Q2324630
>Direito do Consumidor Direitos Básicos do Consumidor , Informação do Consumidor ,
Elementos da Relação Jurídica de Consumo Fornecedor , Serviço
Prova: MPE-PR - 2023 - MPE-PR - Promotor Substituto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/mpe-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/mpe-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/mpe-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/mpe-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/mpe-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/mpe-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/87956b9b-9d
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/sancoes-administrativas
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/mpe-pr-2023-mpe-pr-promotor-substituto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/8790e654-9d
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/principios-gerais-do-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/elementos-da-relacao-juridica-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/mpe-pr-2023-mpe-pr-promotor-substituto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/878df11d-9d
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/direitos-basicos-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/informacao-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/elementos-da-relacao-juridica-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fornecedor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/servico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/mpe-pr-2023-mpe-pr-promotor-substituto
Assinalea alternativa incorreta:
A
É vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, ocultar ou di�cultar a
compreensão sobre os ônus e os riscos da contratação do crédito ou da venda a prazo.
B
É vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, indicar que a operação
de crédito poderá ser concluída sem consulta a serviços de proteção ao crédito ou sem avaliação da situação
�nanceira do consumidor.
C
No fornecimento de crédito e na venda a prazo, além de informações obrigatórias previstas no Código de Defesa do
Consumidor e na legislação aplicável à matéria, o fornecedor ou o intermediário deverá informar o consumidor, prévia
e adequadamente, no momento da oferta, sobre o montante das prestações e o prazo de validade da oferta, que deve
ser, no mínimo, de 5 (cinco) dias. 
D
Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas
unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modi�car
substancialmente seu conteúdo, sendo que a inserção de cláusula no formulário não des�gura a natureza de adesão
do contrato.
E
Para efeitos do Código de Defesa do Consumidor, o custo efetivo total da operação de crédito ao consumidor
consistirá em taxa percentual anual e compreenderá todos os valores cobrados do consumidor, sem prejuízo do
cálculo padronizado pela autoridade reguladora do sistema �nanceiro.
Ano: 2023 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: DPE-MG
Analise o caso hipotético a seguir.
Cibele é correntista do Banco Crédito Fácil, local em que recebe sua aposentadoria no valor de um salário-mínimo.
Recentemente, ela foi abordada na rua por assaltantes que a obrigaram a entrar em um carro. Cibele �cou no veículo por
mais de duas horas, até que o próprio assaltante autorizou, por meio do aplicativo do banco do celular da consumidora, um
limite de cheque especial no valor de 15 mil reais, que ela nunca teve conhecimento que possuía e, em seguida, os
meliantes realizaram um Pix no mesmo valor para chave de e-mail de pessoa desconhecida. Nesse dia, Cibele tinha em
conta saldo de R$1,00. Considerando o que dispõe a teoria da qualidade prevista no âmbito do Direito do Consumidor,
nesse caso, e levando-se em conta a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa incorreta.
A
O Banco Crédito Fácil deve responder objetivamente por danos decorrentes de fortuito interno praticados no âmbito
de operações bancárias.
B
É dever do Banco Crédito Fácil a conferência das transações bancárias em dissonância evidente do padrão habitual de
consumo da Cibele, com intuito de evitá-las.
C
A responsabilidade do Banco Crédito Fácil é objetiva no que tange à reparação dos danos causados à consumidora
Cibele.
D
Trata-se de fortuito externo à atividade econômica do Banco Crédito Fácil, pois é estranho à atividade da empresa, e
que por isso não deve ter seus riscos suportados por ela.
E
Trata-se de defeito do serviço bancário que não forneceu a segurança que o consumidor legitimamente poderia
esperar. 
Ano: 2023 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: DPE-MG
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), assinale a alternativa correta.
A
É lícito o estabelecimento de prazos de carência pelo fornecedor em casos de impontualidade das prestações
mensais, mesmo após a purgação da mora pelo consumidor.
10 Q2322772
>Direito do Consumidor Qualidade de Produtos e Serviços da Prevenção e da Reparação de Danos ,
Responsabilidade Civil pelo Vício do Serviço
Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2023 - DPE-MG - Defensor
Público de Classe Inicial
11 Q2322771 >Direito do Consumidor Direitos Básicos do Consumidor , Informação do Consumidor
Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2023 - DPE-MG - Defensor
Público de Classe Inicial
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fundep-gestao-de-concursos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/dpe-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fundep-gestao-de-concursos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/dpe-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/8ee591e6-9b
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/qualidade-de-produtos-e-servicos-da-prevencao-e-da-reparacao-de-danos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/responsabilidade-civil-pelo-vicio-do-servico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-dpe-mg-defensor-publico-de-classe-inicial
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-dpe-mg-defensor-publico-de-classe-inicial
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/8ee26c71-9b
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/direitos-basicos-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/informacao-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-dpe-mg-defensor-publico-de-classe-inicial
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-dpe-mg-defensor-publico-de-classe-inicial
B
É lícito ao fornecedor de produtos permitir o ingresso em estabelecimento comercial de um número maior de
consumidores que o �xado pela autoridade administrativa como máximo.
C
Constitui prática abusiva prevista no Código de Defesa do Consumidor condicionar ou limitar de qualquer forma o
acesso aos órgãos do Poder Judiciário.
D
Constitui direito básico do consumidor a informação acerca dos preços dos produtos por unidade de medida, tal como
por quilo, por litro ou por metro.
E
Integra o rol dos denominados princípios básicos, desde a promulgação do CDC, o fomento de ações direcionadas à
educação �nanceira e ambiental dos consumidores.
Ano: 2023 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: DPE-MG
Tendo em vista que o presente contrato envolve veículo usado, as partes concordam que não estão incluídos nesta garantia
quaisquer defeitos e / ou avarias, tais como: motor, caixa, sistema elétrico, hidráulico, freio, arrefecimento, carburação,
injeção, ar-condicionado, componentes de escapamento, acessórios, bateria, homocinéticas, vidros, alarmes, embreagem,
pneus, mangueiras, correias, vazamentos, juntas, etc. E principalmente por se tratar de repasse de veículo, NÃO EXISTE
NENHUM TIPO DE GARANTIA.
Analisando essa cláusula hipotética prevista em um contrato de compra e venda de veículos de uma agência de automóveis,
com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), é correto a�rmar: 
A
A referida cláusula contratual é lícita e vincula o consumidor que �zer a compra de um veículo na agência,
considerando a clareza de sua redação.
B
Se o consumidor for surpreendido com o surgimento de vícios ocultos constante de veículo adquirido na agência,
nada poderá fazer, considerando a referida cláusula contratual.
C
A referida cláusula contratual é abusiva ao impossibilitar e exonerar a responsabilidade do fornecedor por vícios de
qualquer natureza.
D
O CDC, como norma de ordem dispositiva que é, aquiesce com a hipótese de o consumidor dispor da garantia, sendo
válido o contrato �rmado nesses termos.
E A referida cláusula contratual é nula, pois fere a obrigação legal do fornecedor em disponibilizar a garantia contratual.
Ano: 2023 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: DPE-MG
Com relação ao superendividamento, analise as a�rmativas a seguir.
I. A prevenção e o tratamento do superendividado não se aplica ao consumidor cujas dívidas tenham sido contraídas
mediante fraude ou má-fé ou decorram da aquisição ou contratação de produtos e serviçosde luxo de alto valor. II. No
fornecimento de crédito e na venda a prazo, o fornecedor ou o intermediário deverá informar o consumidor, prévia e
adequadamente, no momento da oferta, sobre o montante da oferta, que deve ser, no mínimo, de dois dias. III. Na oferta
de crédito ao consumidor, expressa ou implicitamente, publicitária ou não, o assédio ou a pressão para que o consumidor
contrate o fornecimento de produto, serviço ou crédito, é proibido. IV. O consumidor deve avisar, com antecedência de pelo
menos 10 dias antes do vencimento da conta, à administradora do cartão de crédito, de compra contestada por ele, para
que esta seja retirada da fatura, sendo vedada a cobrança pelo fornecedor. V. O tratamento do superendividado,
consubstanciado no processo de repactuação de dívidas, abrange as dívidas provenientes de contratos de crédito com
garantia real, de �nanciamentos imobiliários e de crédito rural. Nesse contexto, pode-se a�rmar: 
A Todas as a�rmativas estão corretas.
B Todas as a�rmativas estão incorretas.
C Está incorreta apenas a a�rmativa V.
12 Q2322770 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Cláusulas Abusivas
Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2023 - DPE-MG - Defensor
Público de Classe Inicial
13 Q2322769 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Prevenção e Tratamento do Superendividamento
Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2023 - DPE-MG - Defensor
Público de Classe Inicial
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fundep-gestao-de-concursos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/dpe-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fundep-gestao-de-concursos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/dpe-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/8edfcf34-9b
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/clausulas-abusivas
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-dpe-mg-defensor-publico-de-classe-inicial
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-dpe-mg-defensor-publico-de-classe-inicial
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/8edd05d8-9b
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prevencao-e-tratamento-do-superendividamento
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-dpe-mg-defensor-publico-de-classe-inicial
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-dpe-mg-defensor-publico-de-classe-inicial
D Está incorreta apenas a a�rmativa II.
E Estão incorretas apenas as a�rmativas I e III.
Ano: 2023 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: DPE-MG
Com relação à saúde suplementar, analise as a�rmativas a seguir.
I. O período de manutenção da condição de bene�ciário do plano de saúde de empregado demitido sem justa causa será
de um terço do tempo de permanência, com um mínimo assegurado de seis meses e um máximo de 24 meses. II. A e�cácia
de evidências cientí�cas (“Medicina baseada em evidências”) e o plano terapêutico devem ser considerados, mesmo em
procedimentos fora do rol da ANS, para autorização por operadora de planos de assistência à saúde. III. A cláusula
contratual de plano de saúde que prevê carência para utilização dos serviços de assistência médica nas situações de
emergência ou de urgência é considerada abusiva se ultrapassado o prazo máximo de 24 horas contado da data da
contratação. IV. A recusa de cobertura, sob a alegação de doença preexistente, é ilícita se não houve a exigência de exames
médicos prévios à contratação ou à demonstração de má-fé do segurado. V. É de cobertura obrigatória pelos planos de
saúde a cirurgia plástica de caráter reparador ou funcional indicada pelo médico assistente, em paciente pós-cirurgia
bariátrica, visto ser parte decorrente do tratamento da obesidade mórbida. Nesse contexto, pode-se a�rmar:
A Todas as a�rmativas estão corretas.
B Todas as a�rmativas estão incorretas.
C Estão corretas as a�rmativas III, IV e V, apenas.
D Estão incorretas as a�rmativas I e V, apenas.
E Estão corretas as a�rmativas I, II e IV, apenas. 
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Câmara dos Deputados
Ao dispor sobre a prevenção e tratamento do superendividamento do consumidor, o Código de Defesa do Consumidor
determinou que
A
é vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor, publicitária ou não, fazer referência a
crédito ‘sem juros’, ‘gratuito’, ‘sem acréscimo’ ou com ‘taxa zero’ ou a expressão de sentido ou entendimento
semelhante, exceto para oferta de produto ou serviço pagamento por meio de cartão de crédito.
B
são conexos, coligados ou interdependentes, entre outros, o contrato principal de fornecimento de produto ou serviço
e os contratos acessórios de crédito que lhe garantam o �nanciamento, quando o fornecedor de crédito recorrer aos
serviços do fornecedor de produto ou serviço para a preparação ou a conclusão do contrato de crédito.
C
nos contratos em que o modo de pagamento da dívida envolva autorização prévia do consumidor pessoa natural para
consignação em folha de pagamento, a soma das parcelas reservadas para pagamento de dívidas não poderá ser
superior a 30% (trinta por cento) de sua remuneração mensal.
D
é vedado ao fornecedor de produto ou serviço que envolva crédito realizar ou proceder à cobrança de qualquer
quantia contestada pelo consumidor em compra realizada com cartão de crédito ou similar, enquanto não for
adequadamente solucionada a controvérsia, desde que o consumidor haja noti�cado a administradora do cartão com
antecedência de, pelo menos, sete dias da data de vencimento da fatura.
E
o consumidor poderá desistir, em sete dias, da contratação de crédito consignado, a contar da data da celebração ou
do recebimento de cópia do contrato, sem necessidade de indicar o motivo, �cando a e�cácia da rescisão suspensa
até que haja a devolução ao fornecedor do crédito do valor total �nanciado ou concedido. 
14 Q2322768 >Direito do Consumidor Direitos Básicos do Consumidor , Proteção a Saúde e Segurança
Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2023 - DPE-MG - Defensor
Público de Classe Inicial
15 Q2321868 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Prevenção e Tratamento do Superendividamento
Prova: FGV - 2023 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo - Área VII -
Tarde
16 Q2321863 >Direito do Consumidor Defesa do Consumidor Em Juízo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fundep-gestao-de-concursos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/dpe-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/camara-dos-deputados
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/8eda730e-9b
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/direitos-basicos-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-a-saude-e-seguranca
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-dpe-mg-defensor-publico-de-classe-inicial
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-dpe-mg-defensor-publico-de-classe-inicial
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/53875dd8-9a
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidorhttps://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prevencao-e-tratamento-do-superendividamento
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-camara-dos-deputados-consultor-legislativo-area-vii-tarde
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-camara-dos-deputados-consultor-legislativo-area-vii-tarde
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/5379465e-9a
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/defesa-do-consumidor-em-juizo
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Câmara dos Deputados
A Lei nº 8.078/1990, conhecida como Código de Defesa do Consumidor, instituiu em seu bojo a Convenção Coletiva de
Consumo. Avalie se as seguintes a�rmativas acerca do tema estão corretas:
I. Não se exime de cumprir a Convenção Coletiva de Consumo o fornecedor que se desligar da associação de fornecedores
nos trinta dias seguintes à data do registro do instrumento. II. A Convenção Coletiva de Consumo somente obrigará os
�liados às entidades signatárias, ou seja, entidades civis de consumidores, associações de fornecedores ou sindicatos de
categoria econômica. III. As partes signatárias da Convenção Coletiva de Consumo podem �xar sanções em caso de seu
descumprimento, inclusive para �ns de imposição de penalidade administrativa prevista no Código de Defesa do
Consumidor pela autoridade competente. IV. A Convenção Coletiva de Consumo tornar-se-á obrigatória e vinculante entre
as partes a partir da data do registro do instrumento no cartório do tabelionato de notas. Está correto o que se a�rma em
A I e II, apenas.
B II, apenas.
C I e III, apenas.
D  I, II e IV, apenas.
E III e IV, apenas.
Ano: 2023 Banca: IVIN Órgão: Prefeitura de Valença do Piauí - PI
Cláudia foi pessoalmente a uma loja de sua cidade e comprou, em 1º de dezembro de 2023, uma mesa de jantar nova para
aproveitar as festividades de natal em família. Quando o produto foi entregue, em 5 de dezembro de 2023, Cláudia
percebeu que todas as cadeiras eram instáveis, bem como os cantos do tampo de vidro da mesa estavam quebrados, além
de outros vícios aparentes. Contudo, com a proximidade das viagens de férias, Cláudia somente procurou a loja para
reclamar dos vícios em 4 de fevereiro de 2024. De acordo com as disposições aplicáveis do Código de Defesa do
Consumidor (Lei nº 8.078/90), assinale a alternativa correta:
A
Incabível a reclamação de Cláudia, pois seu direito de reclamar dos vícios aparentes de sua mesa caducou em 30 de
dezembro de 2023.
B
Cabível a reclamação de Cláudia, pois seu direito de reclamar dos vícios aparentes de sua mesa caducará somente em
5 de fevereiro de 2024.
C
Incabível a reclamação de Cláudia, pois seu direito de arrependimento tem prazo de apenas sete dias para ser
exercido.
D
Cabível a reclamação de Cláudia, pois esta foi feita dentro do prazo de 90 dias dado pelo Código de Defesa do
Consumidor para o exercício do direito de reclamar de vícios aparentes em produtos duráveis, como a mesa adquirida
por Cláudia.
E
Incabível a reclamação feita por Cláudia, pois o prazo para o exercício do direito de reclamar por vícios aparentes
começa a ser contado na data de entrega (dia 5 de dezembro) e �nda-se em 30 dias (dia 5 de janeiro, portanto).
Ano: 2023 Banca: IGEDUC Órgão: Prefeitura de Pombos - PE
Julgue o item a seguir.
A empresa emitente do cartão, de acordo com o contrato �rmado com o consumidor, �ca ilimitada e solidariamente
responsável pelo pagamento das aquisições feitas por ele com o uso do cartão. 
Certo
Prova: FGV - 2023 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo - Área VII -
Tarde
17 Q2316468 >Direito do Consumidor Prescrição e decadência
Prova: IVIN - 2023 - Prefeitura de Valença do Piauí - PI - Fiscal de
Tributos
18 Q2315907 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor
Prova: IGEDUC - 2023 - Prefeitura de Pombos - PE - Analista de Controle
Interno
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/camara-dos-deputados
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/ivin
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-valenca-do-piaui-pi
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/igeduc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-pombos-pe
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-camara-dos-deputados-consultor-legislativo-area-vii-tarde
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-camara-dos-deputados-consultor-legislativo-area-vii-tarde
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/e67695f0-96
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prescricao-e-decadencia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ivin-2023-prefeitura-de-valenca-do-piaui-pi-fiscal-de-tributos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ivin-2023-prefeitura-de-valenca-do-piaui-pi-fiscal-de-tributos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/677b27f7-96
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/igeduc-2023-prefeitura-de-pombos-pe-analista-de-controle-interno
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/igeduc-2023-prefeitura-de-pombos-pe-analista-de-controle-interno
Errado
Ano: 2023 Banca: IGEDUC Órgão: Prefeitura de Pombos - PE
Julgue o item a seguir.
As instituições �nanceiras têm disponibilizado produtos e serviços para atender às novas demandas contextuais e sociais,
com foco no equilíbrio entre retorno e risco. Portanto, é possível cancelar o contrato de cartão de crédito a qualquer
momento, mesmo que haja compras parceladas cujos valores ainda não tenham sido integralmente pagos.
Certo
Errado
Ano: 2023 Banca: IGEDUC Órgão: Prefeitura de Pombos - PE
O prazo decadencial para reclamar por defeitos em produtos ou serviços ao consumidor também se aplica à ação de
prestação de contas pelo correntista, buscando esclarecimentos sobre taxas, tarifas ou encargos bancários cobrados.
Certo
Errado
Respostas
1: E 2: C 3: C 4: A 5: D 6: D 7: A 8: A 9: C 10: D 11: D 12: C 13: C 14: A
15: B 16: B 17: D 18: E 19: C 20: E
www.qconcursos.com
19 Q2315853 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Garantia Legal e Contratual
Prova: IGEDUC - 2023 - Prefeitura de Pombos - PE - Analista de Controle
Interno
20 Q2314309 >Direito do Consumidor Prescrição e decadência
Prova: IGEDUC - 2023 - Prefeitura de Pombos - PE - Advogado
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/igeduc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-pombos-pe
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/igeduc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-pombos-pe
https://www.qconcursos.com/
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/66ecb9d1-96
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/garantia-legal-e-contratual
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/igeduc-2023-prefeitura-de-pombos-pe-analista-de-controle-interno
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/igeduc-2023-prefeitura-de-pombos-pe-analista-de-controle-internohttps://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2f727b9e-94
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prescricao-e-decadencia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/igeduc-2023-prefeitura-de-pombos-pe-advogado
www.qconcursos.com
Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
A prática, a atribuição e a forma de atuar da vigilância sanitária são assentadas na �scalização, na observação do fato,
no licenciamento de estabelecimentos, no julgamento de irregularidades e na aplicação de penalidades, que são
funções decorrentes do seu poder de polícia. Um fator decisivo para o fortalecimento de sua face educativa foi o
estabelecimento do direito de defesa do consumidor pela Constituição Federal de 1988 consolidado através
A dos direitos básicos do consumidor.
B do Código de Defesa do Consumidor.
C da participação da comunidade na gestão do SUS.
D dos conselhos de classe de defesa do consumidor.
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: TJ-PR
João processa dr. Jovair por erro médico que causou a morte de sua mãe.
No despacho saneador, o juiz decide os seguintes pontos: (i) inverte, ope judicis, o ônus da prova, sob a fundamentação de
estarem presentes os requisitos da verossimilhança e da hipossu�ciência técnica do consumidor;
(ii) indefere a inversão do custeio da imprescindível prova pericial, sem prejuízo de advertir o réu de que, caso os honorários
não sejam pagos, ele suportará as consequências processuais; (iii) recebe o pedido de denunciação à lide da seguradora do
médico como chamamento ao processo, para adequar o pleito ao que é expressamente admitido pelo Código de Defesa do
Consumidor. À luz das disposições concernentes à defesa do consumidor em juízo, com a interpretação que lhes dá o
Superior Tribunal de Justiça, o juiz decidiu e fundamentou corretamente em: 
A todos os pontos;
B somente (ii) e (iii);
C somente (i) e (ii);
D somente (iii);
E somente (ii).
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: TJ-PR
Reinaldo trabalha há quinze anos na sociedade X, que contratou plano de saúde em favor de todos os seus empregados. As
mensalidades eram suportadas pela empresa. Os empregados, a seu turno, contribuíam com uma porcentagem dos
procedimentos cirúrgicos e das internações a que se submetessem.
Em caso de demissão sem justa causa, Reinaldo:
A
poderá se manter no plano de saúde, desde que assuma o integral pagamento das mensalidades, por até um terço do
período em que trabalhou na sociedade X;
B
poderá se manter no plano de saúde, ainda sob o custeio da estipulante, por até um terço do período em que
trabalhou na sociedade X;
21 Q2313750
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: Instituto Consulplan - 2023 - Prefeitura de Nova
Friburgo - RJ - Fiscal Sanitário III (Enfermeiro)
22 Q2312106
>Direito do Consumidor Qualidade de Produtos e Serviços da Prevenção e da Reparação de Danos ,
Responsabilidade Civil pelo Fato do Serviço
Prova: FGV - 2023 - TJ-PR - Juiz Substituto
23 Q2312105 >Direito do Consumidor Práticas Comerciais , Oferta
Prova: FGV - 2023 - TJ-PR - Juiz Substituto
https://www.qconcursos.com/
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-consulplan
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-nova-friburgo-rj
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/tj-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/tj-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/82bd30d5-93
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-consulplan-2023-prefeitura-de-nova-friburgo-rj-fiscal-sanitario-iii-enfermeiro
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-consulplan-2023-prefeitura-de-nova-friburgo-rj-fiscal-sanitario-iii-enfermeiro
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4b2a0ed5-93
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/qualidade-de-produtos-e-servicos-da-prevencao-e-da-reparacao-de-danos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/responsabilidade-civil-pelo-fato-do-servico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-tj-pr-juiz-substituto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4b279d2b-93
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/praticas-comerciais
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/oferta
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-tj-pr-juiz-substituto
C
poderá se manter no plano de saúde, desde que assuma o integral pagamento das mensalidades, por até vinte e
quatro meses;
D
poderá se manter no plano de saúde, desde que assuma o integral pagamento das mensalidades, inde�nidamente,
até que adira a outro contrato ou manifeste sua renúncia;
E não poderá se manter no plano de saúde, ainda que se disponha a assumir o integral pagamento das mensalidades.
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: TJ-PR
A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vítimas será exercida em juízo a título coletivo quando se tratar
de interesses ou direitos (i) difusos, (ii) coletivos ou (iii) individuais homogêneos.
Consoante a categorização acima, o legislador, no Código de Defesa do Consumidor, atribuiu efeitos distintos à coisa
julgada nas ações coletivas. Nesse sentido, a sentença fará coisa julgada: I. ultra partes, mas limitadamente ao grupo,
categoria ou classe, salvo improcedência por insu�ciência de provas, quando se tratar de interesses ou direitos coletivos;
II. erga omnes, apenas no caso de procedência do pedido, para bene�ciar todas as vítimas e seus sucessores, quando se
tratar de interesses ou direitos individuais homogêneos;
III. erga omnes, exceto se o pedido for julgado improcedente por insu�ciência de provas, hipótese em que qualquer
legitimado poderá intentar outra ação, com idêntico fundamento valendo-se de nova prova, quando se tratar de interesses
ou direitos difusos. Está correto o que se a�rma em:
A somente I; 
B somente II;
C somente I e III;
D somente II e III; 
E  I, II e III.
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: TJ-PR
A Lei nº 12.414/2011, sem prejuízo das disposições do Código de Defesa do Consumidor, disciplina a formação e consulta a
bancos de dados instituídos ou mantidos por pessoas jurídicas de direito privado, com informações de adimplemento de
pessoas naturais ou jurídicas para formação de histórico de crédito.
Um dos conceitos trazidos pela Lei é o de fonte, isto é, a pessoa natural ou jurídica que conceda crédito, administre
operações de auto�nanciamento ou realize venda a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que lhe
impliquem risco �nanceiro, inclusive as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e os prestadores
de serviços continuados de água, esgoto, eletricidade, gás, telecomunicações e assemelhados. As fontes são obrigadas a: 
A
manter os registros adequados para demonstrar que a pessoa natural ou jurídica autorizou o envio e a anotação de
informações em bancos de dados;B
veri�car e con�rmar, ou corrigir, em prazo não superior a 24 horas, informação impugnada, sempre que solicitado por
gestor de banco de dados ou diretamente pelo cadastrado;
C atualizar e corrigir informações enviadas aos gestores de bancos de dados, em prazo não superior a sete dias; 
D comunicar os gestores de bancos de dados acerca de eventual exclusão ou revogação de autorização do cadastrado;
E
não estabelecer políticas ou realizar operações que impeçam, limitem ou di�cultem a transmissão a banco de dados
de informações de cadastrados.
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: TJ-PR
24 Q2312104 >Direito do Consumidor Defesa do Consumidor Em Juízo , Coisa Julgada na Defesa do Consumidor
Prova: FGV - 2023 - TJ-PR - Juiz Substituto
25 Q2312103 >Direito do Consumidor Práticas Comerciais , Lei nº 12.414 de 2011 - Lei do Cadastro Positivo dos Bons Pagadores
Prova: FGV - 2023 - TJ-PR - Juiz Substituto
26 Q2312102 >Direito do Consumidor Defesa do Consumidor Em Juízo , Conciliação no Superendividamento
Prova: FGV - 2023 - TJ-PR - Juiz Substituto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/tj-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/tj-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fgv
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/tj-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4b250c3c-93
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/defesa-do-consumidor-em-juizo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/coisa-julgada-na-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-tj-pr-juiz-substituto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4b2279d6-93
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/praticas-comerciais
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/lei-n-12-414-de-2011-lei-do-cadastro-positivo-dos-bons-pagadores
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-tj-pr-juiz-substituto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4b1fbc1b-93
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/defesa-do-consumidor-em-juizo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/conciliacao-no-superendividamento
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fgv-2023-tj-pr-juiz-substituto
Um juiz instaurou processo de repactuação de dívidas a requerimento de consumidor superendividado. Sobre essa
audiência e a eventual conciliação dela decorrente, é correto a�rmar que:
A
a audiência terá a presença compulsória de todos os credores por dívidas decorrentes de relações de consumo,
incluindo operações de crédito, compras a prazo, serviços de prestação continuada e �nanciamentos imobiliários;
B
o não comparecimento injusti�cado de qualquer credor, ou de seu procurador com poderes especiais e plenos para
transigir, à audiência de conciliação acarretará a suspensão da exigibilidade do débito por até cento e oitenta dias e a
interrupção dos encargos da mora pelo mesmo período;
C
no caso de conciliação na audiência do consumidor com qualquer credor, a sentença judicial que homologar o acordo
descreverá o plano de pagamento da dívida e terá e�cácia de título executivo e força de coisa julgada;
D
se não houver êxito na conciliação em relação a quaisquer credores, o juiz, de ofício ou a pedido do consumidor,
instaurará processo por superendividamento para revisão e integração dos contratos e repactuação das dívidas
remanescentes mediante plano judicial compulsório;
E
o pedido do consumidor de repactuação de dívidas não importará em declaração de sua insolvência civil e poderá ser
repetido logo após a liquidação das obrigações previstas no plano de pagamento, se homologado, sem prejuízo de
eventual repactuação entre os transatores.
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
A O Decreto nº 2.181, de 20 de março de 1997, no seu capítulo III, dispõe sobre a �scalização, as práticas infrativas e as
penalidades administrativas das relações de consumo. Referente ao que consta nesse capítulo, NÃO é considerada uma
prática infrativa colocar no mercado de consumo qualquer produto ou serviço
A
em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos o�ciais competentes ou, se normas especí�cas não existirem,
pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de
Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Conmetro.
B
que acarrete riscos à saúde ou à segurança dos consumidores e sem informações ostensivas e adequadas, inclusive
no caso de oferta ou de aquisição de produto ou serviço por meio de provedor de aplicação.
C
sem uma prévia pesquisa de mercado, realizada por uma empresa credenciada nos órgãos competentes, levando-se
em consideração a aceitação do produto ou serviço no mercado e sua demanda.
D
em desacordo com as indicações constantes no recipiente da embalagem, da rotulagem ou mensagem publicitária,
respeitadas as variações decorrentes de sua natureza.
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
“É aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo
fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modi�car substancialmente seu conteúdo”.
Este conceito, previsto no Código de Defesa do Consumidor, refere-se ao 
A contrato de crédito.
B contrato de adesão.
C pré-contrato. 
D contrato social.
27 Q2310991 >Direito do Consumidor Princípios Gerais do Direito do Consumidor
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
28 Q2310987
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26f9e464-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/principios-gerais-do-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26ef15c9-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumohttps://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
O art. 51 do Código de Defesa do Consumidor faz referência às chamadas cláusulas contratuais abusivas, relativas ao
fornecimento de produtos e serviços. Nesse contexto, pode-se dizer que, de acordo com o citado artigo, NÃO é considerada
uma cláusula abusiva aquela que 
A permita ao fornecedor, direta ou indiretamente, variação do preço de maneira unilateral.
B autorize o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor;
C autorize o fornecedor a modi�car unilateralmente o conteúdo ou a qualidade do contrato, após sua celebração.
D permita ao fornecedor delegar ao consumidor os custos de entrega do produto (frete). 
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
Determinado consumidor realizou uma compra via telefone, no entanto, após 5 dias do recebimento do produto, o
consumidor re�etiu e decidiu devolver o produto, isto é, desistiu do contrato. Nesse sentido, de acordo com a seção do
Código de Defesa do Consumidor que trata da proteção contratual, o consumidor exercerá o direito de 
A receber, de imediato e monetariamente atualizados, os valores eventualmente pagos, a qualquer título.
B
receber, num prazo não superior a 30 dias e monetariamente atualizados, os valores eventualmente pagos, a
qualquer título.
C
receber, num prazo não superior a 30 dias e monetariamente atualizados, 50% dos valores eventualmente pagos, a
qualquer título.
D receber, de imediato e monetariamente atualizados, 70% dos valores eventualmente pagos, a qualquer título.
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
Uma prática comum e, até certo ponto, estratégica para o mercado é manter um banco de dados de consumidores, pois,
assim, facilita pensar estratégias de marketing especí�cas para cada público de acordo com suas características de
consumo. Nesse sentido, de acordo com o Código do Defesa do Consumidor, é correto a�rmar que
A
é facultativo o acesso do consumidor às informações existentes em cadastros, �chas, registros e dados pessoais e de
consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
B
os bancos de dados e cadastros relativos a consumidores, os serviços de proteção ao crédito e congêneres são
considerados entidades de caráter privado, ou seja, nem todo mundo tem acesso.
C
a abertura de cadastro, �cha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao
consumidor, quando não solicitada por ele.
D
os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos e claros, porém, por questão estratégica de mercado e de
marketing, podem-se alterar algumas informações como sexo e idade, desde que não causem prejuízos ao
estabelecimento comercial e ao cliente.
29 Q2310986
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
30 Q2310985
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
31 Q2310984
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26ec63bd-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26e9afb6-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26e6f052-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
A empresa comercial Olho por olho Ltda., num processo de cobrança de dívidas a um de seus clientes, fez uso de ameaça,
coação e constrangimento moral. O cliente, por sua vez, fez uma denúncia ao órgão �scalizador competente. Para casos
como o da Comercial Olho por olho Ltda, o Código de Defesa do Consumidor prevê uma pena de detenção de
A dois meses a um ano ou multa.
B três meses a um ano e multa.
C seis meses a um ano ou multa.
D um ano a dois anos e multa.
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
Usando de estratégia para aumentar a venda de determinado produto, foram omitidas de seu rótulo algumas informações
de elementos que, se consumidos em excesso, poderiam comprometer a saúde do consumidor. De acordo com o Código
de Defesa do Consumidor, esta prática pode ser considerada uma publicidade
A normal, pois não existe a obrigatoriedade legal para este tipo de informação. 
B abusiva, pois está colocando em risco a saúde dos consumidores.
C comercial, pois faz parte das estratégias de marketing do mercado.
D enganosa, pois está omitindo um dado essencial do produto.
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 37, diz que é proibida a publicidade enganosa e abusiva. De acordo com
este artigo, publicidade abusiva é aquela
A inteira ou parcialmente falsa.
B que incite à violência, explore o medo ou a superstição.
C capaz de induzir ao erro o consumidor, a respeito da natureza e característicasde um produto. 
D que divulga crenças e religiões. 
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
A Lei nº 8.078/1990, conhecida como o Código de Defesa do Consumidor, em seu art. 30, versa sobre a oferta e efeito
vinculante da oferta publicitária. Considerando especi�camente esta temática, é correto a�rmar que, para que haja a
32 Q2310983
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
33 Q2310982
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
34 Q2310981
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
35 Q2310980
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26e4297a-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26e1350a-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26de7d93-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26db7f4b-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
incidência da vinculação, é necessário que a oferta 
A
tenha o máximo de precisão, ou seja, que possua a clareza máxima para permitir o entendimento perfeito do
consumidor.
B tenha o mínimo de precisão, ou seja, que possua a clareza mínima que permita o entendimento do consumidor.
C seja su�cientemente precisa, ou seja, que possua a clareza capaz de permitir o entendimento do consumidor.
D tenha uma precisão moderada, objetivando produzir clareza capaz de permitir o entendimento do consumidor.
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
A empresa Digital & Cia. Ltda. vende componentes eletrônicos para notebooks e importa exclusivamente do fabricante
Web3. Além desse serviço, a empresa também realiza serviços de manutenção de notebooks. O fabricante anunciou a
descontinuidade na fabricação do componente SEMR, principal produto vendido pela Digital & Cia. Ltda, sem a possibilidade
de desenvolver qualquer componente similar. Ocorre que a Digital possui estoque limitado dos referidos componentes.
Nesse caso, segundo o que preceitua o Código de Defesa do Consumidor, no tocante à oferta nas práticas comerciais,
A a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, mesmo depois de cessada a produção.
B a oferta deverá ser mantida até que o estoque do vendedor seja �nalizado.
C o vendedor tem total responsabilidade perante seus clientes.
D o fabricante tem total responsabilidade perante os clientes da vendedora. 
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
A Lei nº 14.181/2021 dispõe, dentre outras, sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento. De acordo com essa
Lei,
A
pode-se considerar superendividada a pessoa física ou jurídica que apresenta impossibilidade manifesta de pagar a
totalidade de suas dívidas de consumo.
B
pode-se considerar superendividada pessoa física ou jurídica que apresenta impossibilidade de pagar suas dívidas
tributárias e de consumo.
C
a impossibilidade manifesta de pagar a totalidade de suas dívidas de consumo de produtos de luxo exigíveis, por
pessoa natural, de boa-fé, sem comprometer seu mínimo existencial, enquadra-se no conceito de
superendividamento. 
D
a impossibilidade manifesta de pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e
vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial, enquadra-se no conceito de superendividamento. 
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
O Sr. José Mineiro adquiriu um armário modulado para sua cozinha junto à empresa Modulados Ltda., de propriedade de
João Manoel e de Manoel João. Para a realização da transação comercial, foi assinado um contrato que previa os direitos e
responsabilidades das partes. O cliente, Sr. José Mineiro, pagou 50% do valor total como entrada e �cou acertado que
pagaria o restante na entrega do armário. No entanto, antes de concluir o serviço, a Modulados Ltda. anunciou sua
36 Q2310979
>Direito do Consumidor Disposições Gerais doCódigo de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
37 Q2310978 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Prevenção e Tratamento do Superendividamento
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
38 Q2310977
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26d8b387-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26d5dfeb-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prevencao-e-tratamento-do-superendividamento
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26d3018f-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
descontinuidade, em função de sua incapacidade de solvência junto a seus credores. Nesse caso, segundo o Código de
Defesa do Consumidor,
A
o cliente poderá receber o ressarcimento de seu pagamento a partir do recebimento pelas vendas dos bens da
Modulados Ltda., decretadas por um juiz. 
B o juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da Modulados Ltda. para responsabilizar seus sócios.
C esse tipo de empresa responderá apenas por culpa.
D
o cliente deverá receber o ressarcimento de seu pagamento, prioritariamente, em relação aos demais credores da
Modulados Ltda.
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
A prefeitura de Parauapebas, após processo licitatório, adquiriu biscoito para consumo nas escolas do município. Após
receber os pacotes do produto, veri�cou que estavam com peso menor do que havia contratado. Tratando-se
especi�camente de produto não durável, como no caso de biscoitos, a constatação de vício oculto, segundo o Código de
Defesa do Consumidor, tem a previsão de que 
A o direito de reclamar caduca em 30 dias.
B o direito de reclamar caduca em 90 dias.
C inicia-se o prazo decadencial a partir da entrega do produto. 
D inicia-se o prazo decadencial no momento em que �car evidenciado o defeito. 
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
Um consumidor adquiriu um produto de consumo durável, novo, junto a fornecedor legalmente autorizado a exercer sua
atividade comercial. Após usar o produto por um período de duas semanas, veri�cou vícios de funcionalidade do produto.
Após essa constatação, procurou imediatamente o vendedor, que propôs como solução a troca imediata de algumas peças.
Após as referidas trocas, o consumidor veri�cou que as peças substitutas acabavam por diminuir o valor do produto. Nesse
caso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, 
A
o consumidor tem como única opção a troca do produto, mesmo que isso resulte em pagamento da diferença de
preço.
B
o fornecedor pode restituir o valor pago pelo consumidor, porém mediante o agendamento, que não deve ultrapassar
trinta dias.
C o consumidor tem direito a abatimento proporcional do preço. 
D
o fornecedor, por iniciativa unilateral, poderá substituir o produto por outro de espécie, marca ou modelo diversos,
desde que o produto seja de valor igual ou inferior ao produto com defeito.
Respostas
21: B 22: B 23: E 24: E 25: E 26: C 27: C 28: B 29: D 30: A 31: C 32: B 33: D
34: B 35: C 36: A 37: D 38: B 39: D 40: C
39 Q2310976
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
40 Q2310975
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26d047f7-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26cd8e29-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumohttps://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
www.qconcursos.com
https://www.qconcursos.com/
www.qconcursos.com
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
A empresa Comercial Tudo de Casa Ltda. vende variados tipos de produtos de utilidades domésticas. Numa de suas vendas,
o consumidor solicitou cancelamento da transação com devolução do valor pago, por constatar que o produto não atendia
às especi�cações descritas no manual que o acompanhava. Como não foi constatado defeito no produto, nem foi possível
identi�car o fabricante, a Comercial Tudo de Casa Ltda., de acordo com o Código de Defesa do Consumidor,
A não tem a obrigatoriedade de cancelar a transação, pois não há defeito no produto.
B não tem responsabilidade por especi�cações contidas nos manuais dos produtos.
C tem a responsabilidade parcial por inserir informações do produto que esteja sob sua responsabilidade. 
D tem a obrigatoriedade de atender o pleito do consumidor, tendo em vista a impossibilidade de identi�car o fabricante.
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
Determinado consumidor adquiriu um bem móvel de uma loja do município de Parauapebas. Ao receber o bem em sua
residência, veri�cou que apresentava defeito. Em função de a loja apresentar resistência em trocar o bem, ou mesmo
desfazer o negócio, o consumidor se viu obrigado a acionar o Código de Defesa do Consumidor para garantir seus direitos.
Nesse caso, o direito básico desse consumidor a ser acionado, conforme o Código de Defesa do Consumidor, é
A a educação e divulgação sobre o consumo adequado do bem adquirido.
B o acesso aos órgãos administrativos do fornecedor com vistas à reclamação de danos patrimoniais e morais.
C a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais, individuais, coletivas e difusas. 
D a adequada e e�caz prestação dos serviços prestados pelos fornecedores em geral.
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
Para que o Poder Público execute a política nacional das relações de consumo, há necessidade da utilização de alguns
instrumentos, que estão previstos no Código de Defesa do Consumidor, dentre os quais a
A manutenção de assistência jurídico-contábil para todo e qualquer cidadão. 
B instituição de núcleos de conciliação e mediação de con�itos oriundos do superendividamento.
C
utilização das Delegacias de Polícia Civil de cada estado da federação para o atendimento das vítimas de infrações
penais relacionadas ao consumo. 
D racionalização e melhorias dos serviços públicos dos Tribunais de Justiça de cada estado da federação.
41 Q2310974
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
42 Q2310973
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
43 Q2310972
>Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor ,
Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais do CDC
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Agente de
Fiscalização e Controle das Relações de Consumo
https://www.qconcursos.com/
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26ca4426-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26c79402-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/26c1664b-92
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/disposicoes-gerais-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/fontes-conceito-aplicacao-e-disposicoes-gerais-do-cdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-agente-de-fiscalizacao-e-controle-das-relacoes-de-consumo
Ano: 2023 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: CEMIG - MG
Sobre as regras previstas na Lei nº 8.078/90, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências, assinale
a alternativa incorreta.
A
É um direito básico do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com
especi�cação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como
sobre os riscos que apresentem.
B
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 15 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do
produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do
estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
C
No fornecimento de serviços que tenham por objetivo a reparação de qualquer produto, considerar-se-á implícita a
obrigação do fornecedor de empregar componentes de reposição originais adequados e novos, ou que mantenham
as especi�cações técnicas do fabricante, salvo, quanto a estes últimos, autorização em contrário do consumidor. 
D
Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas
unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modi�car
substancialmente seu conteúdo.
Ano: 2023 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
Assim como no Direito Civil, também no Direito do Consumidor a desconsideração da personalidade jurídica é um
importante instituto que visa a afastar o princípio de separação entre a personalidade dos sócios e a personalidade da
pessoa jurídica. Nesse sentido, para que haja a desconsideração da personalidade jurídica no direito do consumidor, é
necessário queocorra
A
abuso de direito ou confusão patrimonial, pois a mera insolvência não permite a desconsideração no direito do
consumidor, haja vista o código ter adotado a teoria maior.
B
fato ou ato ilícito da parte dos sócios, pois o mero abuso de personalidade e confusão patrimonial não bastam para
desconsiderar a personalidade na sistemática do CDC.
C
meramente falência ou insolvência, pois o CDC não exige todos os requisitos exigidos no direito civil, razão pela qual
se diz que o direito do consumidor adotou a teoria menor.
D
encerramento ou inatividade, pois as demais ilicitudes ou abusos cometidos pelos sócios são resolvidos
administrativamente, mantendo-se a personalidade jurídica da empresa para efeitos de cobrança por parte do
consumidor.  
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PGE-SE
Com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e no entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), julgue os
itens a seguir.
I Em se tratando de danos individuais decorrentes de atividade empresarial poluidora, é possível a aplicação das
disposições do CDC, reconhecendo-se o acidente de consumo e o consumidor por equiparação. II O Ministério Público não
tem legitimidade ativa para atuar na defesa de direitos individuais homogêneos de consumidores em decorrência da
prestação de serviço público. III Uma pessoa jurídica que integre a cadeia de fornecimento de um produto não pode ser
considerada consumidora, em nenhuma hipótese, em relação à pessoa jurídica que lhe fornece insumos. Assinale a opção
correta.
A Apenas o item I está certo.
B Apenas o item II está certo.
44 Q2305298 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor
Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2023 - CEMIG - MG -
Advogado - Formação Direito
45 Q2304871 >Direito do Consumidor Desconsideração da Personalidade Jurídica
Prova: FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA -
Procurador
46 Q2304588
>Direito do Consumidor Direitos Básicos do Consumidor , Elementos da Relação Jurídica de Consumo ,
Consumidor por Equiparação Prevenção e Reparação de Danos
Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - PGE-SE - Procurador do Estado
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fundep-gestao-de-concursos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/cemig-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fadesp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-parauapebas-pa
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cespe-cebraspe
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/pge-se
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/bda3be3c-8d
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-cemig-mg-advogado-formacao-direito
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fundep-gestao-de-concursos-2023-cemig-mg-advogado-formacao-direito
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/627bdf6c-8c
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/desconsideracao-da-personalidade-juridica
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-procurador
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fadesp-2023-prefeitura-de-parauapebas-pa-procurador
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4a6878a6-8b
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/direitos-basicos-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/elementos-da-relacao-juridica-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/consumidor-por-equiparacao
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prevencao-e-reparacao-de-danos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cespe-cebraspe-2023-pge-se-procurador-do-estado
C Apenas os itens I e III estão certos.
D Apenas os itens II e III estão certos.
E Todos os itens estão certos.
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO
A inversão do ônus probatório previsto como direito básico do consumidor é instrumento de facilitação dos direitos dos
consumidores em juízo e está condicionada
A
à di�culdade econômica das partes ou hipossu�ciência do consumidor com grande repercussão prática do Art. 6, VIII,
do CDC.
B à situação econômica das partes e presunção relativa de vulnerabilidade do consumidor. 
C à veri�cação pelo juiz da causa, alternativamente, da hipossu�ciência ou verossimilhança das alegações apresentadas.
D
à veri�cação pelo juiz da causa da concomitância dos requisitos da verossimilhança das alegações e da
hipossu�ciência do consumidor. 
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO
Na obra “Contratos de Serviços em Tempos Digitais: contribuição para uma nova teoria geral dos serviços e princípios de
proteção dos consumidores”, Claudia Lima Marques e Diógenes Carvalho (2021) de�nem: “boa-fé, segundo especi�ca o Art.
4º, caput e III do CDC, é um mandamento de conduta que ao mesmo tempo impõe transparência (dever de informação, de
alerta e de conselho) e lealdade (dever de cooperar e de cuidado e segurança), a proteger a con�ança dos consumidores”.
Sobre o princípio da boa-fé no Código de Defesa do Consumidor (CDC): 
A
a boa-fé é a existência de uma série de deveres anexos às relações contratuais que são explicitados no Código Cívil
brasileiro no ano de 2002 e comparada à posse e ao casamento de boa-fé.  
B
a boa-fé objetiva é um estado psicológico dos sujeitos na relação de consumo, ou seja, a consciência ou a convicção de
se ter um comportamento conforme o direito ou conforme a ignorância do sujeito acerca da existência do direito do
outro. 
C
a boa-fé objetiva é uma regra de comportamento éticojurídica, que se situa no mesmo plano da lei, adquire função de
norma dispositiva, integrando, suprindo e corrigindo o conteúdo do contrato apenas no momento pré-contratual, ou
seja, na oferta e apresentação de produtos e serviços.
D
a boa-fé objetiva é limitadora da autonomia, da vontade e fonte de deveres anexos às relações contratuais, tais como,
por exemplo: deveres de probidade, lealdade e cooperação, que devem pautar as relações de consumo.
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO
No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de �nanciamento ao consumidor, o
fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo de forma prévia e adequada sobre
A o preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional.
B o montante dos juros de mora e da taxa efetiva mensal de juros.
47 Q2300864 >Direito do Consumidor Direitos Básicos do Consumidor
Prova: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Fiscal
Consumerista
48 Q2300863 >Direito do Consumidor Princípios Gerais do Direito do Consumidor
Prova: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Fiscal
Consumerista
49 Q2300862 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Cláusulas Abusivas
Prova: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Fiscal
Consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cs-ufg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-morrinhos-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cs-ufg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-morrinhos-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cs-ufg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-morrinhos-gohttps://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/94d64926-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/direitos-basicos-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/94d3ccf9-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/principios-gerais-do-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/94d15d4e-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/clausulas-abusivas
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
C os acréscimos de honorários advocatícios contratuais e legalmente previstos.
D a soma total a pagar apenas com �nanciamento. 
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO
Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), nos contratos de consumo
A a garantia contratual independe de termo escrito entregue ao consumidor.  
B a garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.
C a garantia contratual, caso exista, desconsidera a existência de garantia legal. 
D a garantia legal é de 90 (noventa) dias para todos os produtos e serviços. 
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO
Leia o caso a seguir.  
Um consumidor adquiriu um televisor em uma loja de eletrodomésticos que apresentou um vício oculto de fabricação, não
projetando a imagem com a qualidade indicada pelo fabricante após 04 (quatro) meses de uso.
Diante dessa hipotética situação e da veri�cação que toda a série produzida desse fornecedor no Brasil apresenta
problemas, conforme preceitua o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor
A poderá exigir a imediata restituição da quantia paga por tratar de um vício oculto.  
B terá o prazo de 90 (noventa) dias para propor uma ação judicial após a constatação do vício de qualidade oculto.
C terá o prazo prescricional de cinco anos para exercer a pretensão de reclamar pelo vício do produto. 
D
poderá reclamar pelos vícios no produto no momento em que os evidenciou, tendo o prazo de 90 (noventa) dias para
exercer o seu direito de reclamação. 
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e
interesse social, nos termos dos arts. 5°, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituição Federal. É direito básico do consumidor,
previsto no artigo 6º da Lei 8.078/1990:
A
a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especi�cação correta de quantidade,
características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço. 
B
a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, exclusivamente aos direitos individuais dos
consumidores. 
C
a revisão contratual, somente em caso de constarem em contrato cláusulas abusivas em razão de fatos imprevisíveis e
supervenientes que as tornem excessivamente onerosas. 
50 Q2300861 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor
Prova: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Fiscal
Consumerista
51 Q2300860
>Direito do Consumidor Qualidade de Produtos e Serviços da Prevenção e da Reparação de Danos ,
Responsabilidade Civil pelo Vício do Produto
Prova: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Fiscal
Consumerista
52 Q2300859 >Direito do Consumidor Direitos Básicos do Consumidor
Prova: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Fiscal
Consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cs-ufg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-morrinhos-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cs-ufg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-morrinhos-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cs-ufg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-morrinhos-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/94cedde7-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/94cc59f4-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/qualidade-de-produtos-e-servicos-da-prevencao-e-da-reparacao-de-danos
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/responsabilidade-civil-pelo-vicio-do-produto
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/94c9dad4-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/direitos-basicos-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
D
a informação acerca dos preços dos produtos por unidade de medida, tal como por quilo, por litro, por metro ou por
outra unidade, se vendidos diretamente pelo produtor.
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO
Entende-se por superendividamento do consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC),
A
a impossibilidade manifesta do consumidor, pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo,
exigíveis e vincendas, incluídas as renegociações de �nanciamento de crédito habitacional e tributos, sem
comprometer seu mínimo existencial.
B
a impossibilidade do consumidor individual, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, ou seja,
quaisquer compromissos �nanceiros assumidos decorrentes de relação de consumo, inclusive operações de crédito,
compras a prazo e serviços de prestação continuada, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo
existencial.  
C
a impossibilidade manifesta do consumidor, pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo
oriundas de contratos celebrados para aquisição ou contratação de produtos e serviços de qualquer valor, exigíveis e
vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial.  
D
a impossibilidade manifesta do consumidor, pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidadede suas dívidas de consumo,
exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial, que corresponde a 35% do salário mínimo vigente. 
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO
Conforme a atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC), no fornecimento de crédito e na venda a prazo, o
fornecedor ou o intermediário deverá informar o consumidor de forma prévia e adequada, no momento da oferta, sobre
A o montante das prestações e o prazo de validade da oferta, que deve ser, no mínimo, de 10 (dez) dias.
B
o direito do consumidor à liquidação antecipada e não onerosa do débito, descontado o percentual da taxa de
administração.
C
a taxa efetiva mensal de juros, bem como a taxa dos juros de mora e o total de encargos, de qualquer natureza,
previstos para o atraso no pagamento.
D
o custo efetivo total da operação de crédito ao consumidor, que consiste na taxa percentual mensal, que compreende
todos os valores cobrados do consumidor.
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO
Para Diógenes Carvalho e Cristiano Coelho (2017), na obra “Consumo e superendividamento: vulnerabilidade e escolhas
intertemporais”, “as leis de superendividamento têm o objetivo de proteger a atividade familiar de pessoas que foram
vítimas de acidentes da vida como doença, morte, desastre natural, divórcio, perda do emprego, e aquelas pessoas que não
foram adequadamente informadas ou não compreenderam totalmente as características dos produtos de crédito na sua
aquisição”. Nesse sentido, a Lei 14.181/21 prevê  
A
�gura do assédio ao consumo, protegendo consumidores idosos e analfabetos, estabelecendo regras básicas para a
publicidade de crédito, proibindo a referência a crédito “sem juros”, “gratuito” e semelhantes.
B programas obrigatórios de educação �nanceira que devem ser instituídos na educação formal.
53 Q2300858 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Prevenção e Tratamento do Superendividamento
Prova: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Fiscal
Consumerista
54 Q2300857 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Prevenção e Tratamento do Superendividamento
Prova: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Fiscal
Consumerista
55 Q2300856 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Prevenção e Tratamento do Superendividamento
Prova: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Fiscal
Consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cs-ufg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-morrinhos-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cs-ufg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-morrinhos-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cs-ufg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-morrinhos-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/94c75ce6-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prevencao-e-tratamento-do-superendividamento
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/94c4ca59-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prevencao-e-tratamento-do-superendividamento
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/94c24ffe-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prevencao-e-tratamento-do-superendividamento
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
C
novas regras para o empréstimo consignado e inova na parte processual, prevendo a conciliação obrigatória com
todos os credores do consumidor superendividado.
D
operações de crédito consignado, nas quais o consumidor poderá exercitar o seu direito de arrependimento em até
07 (sete) dias.
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO
Leia o caso a seguir.
Determinado fabricante de uma linha de produtos cosméticos introduziu no mercado de consumo brasileiro pomadas para
modelar e trançar os cabelos. Posteriormente, tomou conhecimento de que uma das substâncias químicas utilizadas na
fabricação apresentava elevado grau de periculosidade passível de causar cegueira temporária ou permanente, bem como
danos à saúde e à segurança dos consumidores. Diante disso, à luz das disposições da Lei nº 8.078/1990 (CDC), o
fornecedor deverá  
A
comunicar o fato imediatamente para a Secretaria Nacional do Consumidor e retirar o produto do mercado de
consumo, tendo em vista que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) veda expressamente a colocação de produtos
no mercado com elevado grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança dos consumidores. 
B
comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários na
imprensa, rádio e televisão, pois o fabricante tomou conhecimento da periculosidade do produto somente após a sua
introdução no mercado de consumo.  
C
comunicar o fato aos órgãos de proteção e defesa do consumidor que deverão repassar imediatamente e diretamente
o fato aos consumidores potencialmente lesados.  
D
comunicar o fato apenas aos pontos de venda e comercialização do produto, cabendo ao comerciante, em atenção ao
princípio da informação, comunicar os consumidores, eximindo-se de eventual responsabilidade.
Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura de Astolfo Dutra - MG
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a penalidade para quem “deixar de comunicar à autoridade
competente e aos consumidores a nocividade ou periculosidade de produtos, cujo conhecimento seja posterior à sua
colocação no mercado” é de:
A Detenção de seis meses a dois anos e multa.
B Multa e prestação de serviços compulsórios.
C Detenção de quatro a oito anos e multa diária.
D Cassação do alvará e reclusão de seis a doze anos.
Ano: 2023 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Sinimbu - RS
Nos termos da Lei nº 8.078/1990 — Código de Defesa do Consumidor, considerando-se as de�nições ali adotadas, numerar
a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Interesses ou direitos difusos. (2) Interesses ou direitos coletivos. (3) Interesses ou direitos individuais homogêneos. ( )
Interesses ou direitos transindividuais, de natureza indivisível, de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas
ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base. ( ) Interesses ou direitos transindividuais, de
natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato. ( ) Interesses ou
direitos decorrentes de origem comum.
56 Q2300855 >Direito do Consumidor DireitosBásicos do Consumidor , Proteção a Saúde e Segurança
Prova: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Fiscal
Consumerista
57 Q2300853 >Direito do Consumidor Crimes Contra a Relação de Consumo
Prova: Instituto Consulplan - 2023 - Prefeitura de
Astolfo Dutra - MG - Fiscal Municipal
58 Q2300762 >Direito do Consumidor Ações Coletivas na Defesa do Consumidor
Prova: OBJETIVA - 2023 - Prefeitura de Sinimbu - RS - Procurador
Jurídico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cs-ufg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-morrinhos-go
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-consulplan
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-astolfo-dutra-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/objetiva
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-sinimbu-rs
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/94bf83a7-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/direitos-basicos-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-a-saude-e-seguranca
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cs-ufg-2023-prefeitura-de-morrinhos-go-fiscal-consumerista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/39d2efee-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/crimes-contra-a-relacao-de-consumo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-consulplan-2023-prefeitura-de-astolfo-dutra-mg-fiscal-municipal
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-consulplan-2023-prefeitura-de-astolfo-dutra-mg-fiscal-municipal
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/fd0edfcc-87
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/acoes-coletivas-na-defesa-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/objetiva-2023-prefeitura-de-sinimbu-rs-procurador-juridico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/objetiva-2023-prefeitura-de-sinimbu-rs-procurador-juridico
A 1 - 2 - 3.
B 3 - 2 - 1.
C 2 - 3 - 1.
D 2 - 1 - 3.
Ano: 2023 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Esperança do Sul - RS
A solidariedade não se presume, sempre resultando da lei ou da vontade das partes. Nos termos da Lei nº 8.078/1990 —
Código de Defesa do Consumidor, são sociedades solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes da referida
legislação:
I. Sociedades controladas. II. Sociedades consorciadas. III. Sociedades integrantes dos grupos societários. Está(ão)
CORRETO(S):
A Somente o item I.
B Somente o item II.
C Somente os itens I e III.
D Todos os itens.
Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: CORE-MG
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), com as alterações da Lei nº 14.181/2021, trouxe importantes mudanças para
prevenção e tratamento do superendividamento no Brasil. O superendividamento ocorre quando o consumidor contrai
dívidas de forma excessiva e não consegue mais honrar seus compromissos �nanceiros de forma sustentável, levando-
o a uma situação de vulnerabilidade econômica. O CDC estabelece mecanismos para proteger os consumidores
superendividados, oferecendo uma oportunidade de renegociação das dívidas em condições mais favoráveis e
possibilitando uma saída da situação de endividamento descontrolado. Além disso, busca prevenir o
superendividamento, incentivando práticas mais responsáveis por parte das instituições �nanceiras e dos fornecedores
de crédito. Assim, é vedado, expressa ou implicitamente, na oferta de crédito ao consumidor publicitária ou não:
A Ocultar ou di�cultar a compreensão sobre os ônus e os riscos da contratação do crédito ou da venda à vista.
B
Indicar que a operação de crédito não poderá ser concluída sem consulta a serviços de proteção ao crédito ou sem
avaliação da situação �nanceira do consumidor.
C
Condicionar o atendimento de pretensões do consumidor ou o início de tratativas à renúncia ou à desistência de
demandas judiciais, ao pagamento de honorários advocatícios ou depósitos judiciais.
D
Assediar ou pressionar o consumidor para contratar o fornecimento de produto, serviço ou crédito, principalmente se
se tratar de consumidor idoso, mulheres, adolescentes, analfabeto, doente ou em estado de vulnerabilidade agravada
ou se a contratação envolver prêmio. 
Respostas
41: D 42: C 43: B 44: B 45: C 46: A 47: C 48: D 49: A 50: B 51: D 52: A
53: B 54: C 55: A 56: B 57: A 58: D 59: B 60: C
59 Q2293179 >Direito do Consumidor Desconsideração da Personalidade Jurídica
Prova: OBJETIVA - 2023 - Prefeitura de Esperança do Sul - RS -
Procurador
60 Q2291068 >Direito do Consumidor Proteção Contratual do Consumidor , Prevenção e Tratamento do Superendividamento
Prova: Instituto Consulplan - 2023 - CORE-MG - Advogado Júnior
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/objetiva
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-esperanca-do-sul-rs
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-consulplan
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/core-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/b435910a-7c
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/desconsideracao-da-personalidade-juridica
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/objetiva-2023-prefeitura-de-esperanca-do-sul-rs-procurador
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/objetiva-2023-prefeitura-de-esperanca-do-sul-rs-procurador
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/893f85c9-7a
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/protecao-contratual-do-consumidor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-do-consumidor/prevencao-e-tratamento-do-superendividamento
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-consulplan-2023-core-mg-advogado-junior
www.qconcursos.com
https://www.qconcursos.com/

Mais conteúdos dessa disciplina